Os preços mais baixos da Black Friday costumam atrair milhares de pessoas às lojas físicas e virtuais e, além da possibilidade de realizar aquele desejo de consumo, ainda podem ser a oportunidade perfeita para adiantar as compras de Natal.
Segundo um levantamento feito pela Cuponomia, plataforma online de cupons de descontos, 60% dos brasileiros pretendem comprar os presentes natalinos da família na data.
Abaixo, confira 3 dicas para aproveitar a Black Friday para comprar os presentes de Natal.
1 – Comece com uma lista de presentes
Filhos, sobrinhos, pai, mãe, avós… se a família é grande, a lista de presentes promete ser maior ainda. Então, use a criatividade e selecione quais produtos farão parte das compras de Natal, pensando no que você pretende comprar para cada um.
Se ainda tiver dúvidas do que dar de presente, peça ajuda aos amigos e familiares para decidir o que comprar. Com uma lista de presentes bem definida, fica mais fácil ter foco para garimpar as ofertas da Black Friday e procurar os itens certos.
Assista ao vídeo abaixo e saiba como se desviar de propagandas enganosas durante a Black Friday:
2 – Defina um limite de gastos
A verdade é que, mesmo amando dar presentes, nem sempre é possível comprar tudo o que se quer presentear. Por isso, definir um limite de gastos para as compras de Natal pode ser uma ótima bússola para se organizar antes de sair comprando.
Mesmo com as promoções de Black Friday, é importante que você analise suas finanças, como está a situação atual, avaliando até onde essas compras se encaixam no seu planejamento financeiro.
Usar uma parte do décimo terceiro salário para essa missão de Natal, por exemplo, pode ser uma estratégia para causar menos impacto no orçamento familiar.
Busque mais benefícios
Você pode optar por comprar usando meios de pagamentos ou plataformas que te deem mais benefícios, como o Shopping do Nubank. Nele, todas as compras feitas nas mais de 150 lojas parceiras rendem uma porcentagem de cashback, desde que você comece os processos pelo app do Nu.
Você pode comprar produtos da Casas Bahia direto pelo aplicativo do Nubank, por exemplo, com a experiência de compra completa dentro do app e cashback garantido. Nesse caso, o pagamento só pode ser feito com NuPay.
E se você for cliente Ultravioleta, além do cashback praticado pelas lojas, você ainda ganha mais 1% de cashback em todas as compras pagas com o seu cartão de crédito. Todo cashback recebido pelo Ultravioleta que não é movimentado cresce a 200% do CDI e não expira.
3 – Compare os preços dos produtos
A Black Friday acontece praticamente um mês antes do Natal. E apesar de não faltar tanto tempo assim para a celebração, há quem prefira deixar as compras para última hora. Nesse período, os preços também mudam. É comum que o comércio se adapte às festas de fim de ano com descontos ou condições especiais de pagamento, além das promoções da Black Friday.
Dessa forma, você pode comparar os preços dos produtos em anos anteriores para entender se, historicamente, aquele item sofreu alguma alteração no período – e se ela é significativa para o seu orçamento.
Os sites de comparação de preços e aplicativos podem te ajudar a fazer esse acompanhamento, e até colocar alertas nas suas lojas preferidas. Ferramentas como Zoom e Google Shopping, por exemplo, possibilitam que você avalie o histórico de valores ao longo do ano.
Se antecipar uma parte das compras de Natal é melhor para o seu planejamento financeiro de dezembro, mesmo que o produto não tenha tanto desconto assim, vale aproveitar a Black Friday para adquirir seus itens desejados.
Leia também:
Compras na Black Friday: como organizar as finanças para aproveitar a data?
Como fugir da ansiedade e das compras por impulso na Black Friday?
Black Friday: como comprar passagens aéreas baratas?
Como vender mais na Black Friday?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.