Fazer compras online já se tornou algo comum. Mais de 40% dos consumidores pelo mundo prefere esse método de compra do que encarar uma visita a uma loja presencial, segundo uma pesquisa da multinacional YouGov.
No Brasil, inclusive, essa preferência é ainda mais acentuada, com 55% de interesse dos usuários, em relação à média global. No entanto, o fato mais curioso sobre os hábitos de consumo dos brasileiros diz respeito ao horário.
Uma outra pesquisa, feita pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, descobriu que boa parte das vendas online no país é feita durante a noite. Quase 40% dos entrevistados afirmam que têm focado seus hábitos de compras no período noturno, inclusive na madrugada. Mas por que?
Compras online na madrugada = tempo livre, descontos e praticidade
A preferência pelas compras online noturnas está relacionada ao tempo livre: são naqueles momentos pós trabalho e estudos que muita gente aproveita para fazer o que gosta ou, neste caso, comprar. Analistas da pesquisa também avaliam outros pontos como a conveniência: por estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o comércio eletrônico é mais flexível, o que ajuda as pessoas que só têm tempo quando todos estão dormindo.
Durante a madrugada, as pessoas podem sentir que têm mais privacidade e tempo para pesquisar produtos e tomar decisões de compra, além de geralmente estarem com menos distrações.
Outro ponto que influencia a escolha noturna são os descontos: na última Black Friday, em 2023, uma pesquisa da empresa Promobit descobriu que os horários das promoções variam de acordo com os produtos, sendo que da 1h as 7h costumam ser os melhores para quem busca um smartphone, por exemplo.
O mesmo vale para os eletrodomésticos, cujos descontos bombam entre meia-noite e 2h. Já no dia oficial da Black Friday, os melhores horários para comprar costumam ser meio-dia, 15h e 17h.
Algumas pessoas se sentem mais produtivas a noite
Mas além de todas as influências externas, tem também quem simplesmente prefira comprar à noite por serem mais produtivas nessa hora do dia. É o que costuma acontecer com a consultora Isabelle Fernandes. Mesmo trabalhando em horário comercial, ela tem dificuldade em dormir antes das 4h – e isso se reflete na fatura do cartão de crédito. “Compro online durante à noite principalmente porque é o horário que eu estou mais atenta, mas também porque tem algumas promoções legais de madrugada”, diz.
A estratégia para não se deixar levar pelo impulso é fazer compras inteligentes, de itens que ela realmente precisa. “Minhas compras são geralmente fruto de alguma tarefa que eu estou fazendo na hora, e que me levam a pensar no que estou precisando. Se estou vendo um filme que se passa no inverno, por exemplo, lembro das botas que tô “precisando” e compro para não esquecer depois. Maquiagem e produtos de cuidados pessoais são os que mais uso e, consequentemente, o que mais compro”.
Vai fazer compras online de madrugada? Tome alguns cuidados
Cuidado com a autoindulgência
Será que você precisa mesmo desse produto ou só comprou pela promoção? Antes de ceder ao impulso de um desconto “imperdível”, tente ponderar se aquilo realmente faz sentido para você. E, caso faça, planeje essa compra: você pode, por exemplo, criar uma Caixinha do Nubank para guardar o dinheiro e se preparar sem bagunçar o orçamento.
“Eu mereço”: como os mimos podem afetar suas finanças?
Faça um cronograma de compras
Aproveite as horas de silêncio e concentração da sua madrugada para trabalhar na sua lista de desejos e evitar compras por impulso.
Você pode criar uma lista anual, por exemplo, com todos os itens que deseja comprar ao longo dos meses, e se organizar com mais calma para fazer uma compra planejada. Ou se você já sabe que fará uma viagem daqui um ano, aproveite os descontos de madrugada oferecidos pelas companhias aéreas.
Sabendo do que precisa, você direciona o seu foco para as promoções que fazem mais sentido com o seu objetivo e evita extrapolar em gastos menos prioritários.
Lembre-se dos limites de Pix
Se você é um entusiasta das compras noturnas, já deve saber que, durante a madrugada, as transações de Pix funcionam de um jeito diferente: elas costumam ter um limite mais baixo, definido pelas próprias instituições financeiras, para aumentar o nível de segurança dos clientes contra golpes e fraudes.
Se desejar, você pode alterar o limite dessa transação, mas o recomendado é usar um outro meio de pagamento, como um cartão virtual.
Use um cartão de crédito virtual
Para proteger o seu cartão contra golpes e clonagem, você pode usar um cartão virtual. Assim, caso você tenha qualquer problema, basta bloqueá-lo no aplicativo e criar um novo, sem comprometer o cartão físico.
Em compras presenciais, você também pode usar um cartão físico – é só adicioná-lo às suas carteiras digitais (como Google Pay e Apple Pay) e pagar por aproximação.
No Nubank, por exemplo, é possível ter mais de um cartão virtual ativo ao mesmo tempo. Você pode criar um cartão que será usado para cadastros em sites e aplicativos de uso frequente, como carteiras digitais, assinaturas e serviços de streaming, delivery ou transporte. Para compras que não acontecem sempre, é possível criar um cartão virtual e deletar após o uso.
Além disso, o Nubank oferece a opção de um cartão virtual temporário, que expira automaticamente depois de 24 horas. Assim, você não precisa se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo de sites não tão confiáveis ou daqueles em que fará apenas uma compra específica.
Leia também:
56 expressões sobre dinheiro que só um brasileiro vai reconhecer
Seis graus de separação: o que é essa teoria e como ela está presente na sua vida?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.