Com o surgimento das empresas de tecnologia focadas no setor financeiro (fintechs), alguns termos passaram a gerar dúvidas nas pessoas. Por isso, é importante esclarecer o que é exatamente cada uma das contas e quando elas são indicadas.
Conta corrente
A conta corrente é uma opção prática que o usuário tem de movimentar o dinheiro do dia-a-dia, como salário, por exemplo. Ela pode ser gratuita ou ter taxas de manutenção, outras individuais ou conjunta, ou até mesmo ter custos diferentes e especiais dependendo da idade do cliente.
A maioria dessas contas permite saques e depósitos ilimitados – mas é importante checar as tarifas ou taxas totais cobradas para manutenção.
Para ter uma conta corrente, é preciso ir até uma agência portando documentos como carteira de trabalho, holerite, contrato de estágio, etc. Isso pode variar de acordo com o banco selecionado.
Ao ter uma conta-corrente, a pessoa poderá:
- Usar o internet banking para checar extrato, transferir dinheiro ou pagar boletos;
- Ir até uma agência local ou caixa eletrônico quando quiser realizar saques e depósitos;
- Fazer compras com um cartão de crédito ou débito conectado à conta;
- Utilizar cheques.
É importante ficar atento e verificar com a instituição, pois algumas delas cobram juros e multas caso a conta fique negativa, por exemplo.
Conta de pagamento
Uma conta de pagamento é uma plataforma administrada por uma empresa que presta serviços financeiros, tendo a tecnologia como seu grande diferencial – as chamadas fintechs.
Ela permite que o cliente realize operações básicas, como pagar contas de compras feitas em lojas físicas ou online e também a utilização da função débito. Também não tem tarifas e oferece uma vantagem ao consumidor: o dinheiro depositado nela fica aplicado em títulos públicos, como o Tesouro Direto. Sendo assim, o usuário pode contar com um rendimento, considerando a quantia que tem guardada.
Conheça mais sobre a a conta digital do Nubank aqui.
As contas de pagamento também possibilitam que o cliente faça a portabilidade do salário, desde que a empresa autorize.
Vale ressaltar que somente instituições reguladas pelo Banco Central podem oferecer uma conta de pagamento.
O sucesso dessas contas se deu principalmente pelo fato de suprirem as necessidades financeiras de cerca de 30% da população brasileira, sem acesso à contas bancárias.
Entre os benefícios de abrir uma conta de pagamento, estão:
- Fazer todo o procedimento pela internet;
- Movimentar e consultar a conta através de um smartphone;
- Não pagar pela manutenção da mesma;
- Pagar e receber via depósitos e TEDs;
- Realizar pagamentos e saque nos bancos 24h;
- E ainda fazer recarga de celular usando o saldo disponível em conta.
Conta digital
Uma conta corrente e uma conta de pagamento também podem ser contas digitais. Na verdade, o nome “conta digital” costuma ser usado para falar sobre contas que podem ser controladas pela internet.
O problema? Hoje, a maioria das contas, sejam elas digitais ou não, já oferecem acesso via site ou aplicativo.
Por isso, de forma geral, costuma-se definir as contas digitais como aquelas que, além de serem controladas de forma online, também podem ser abertas e fechadas sem que o cliente precise ir à uma agência.
As contas digitais surgiram das fintechs – startups que possuem foco em tecnologias financeiras e procuram eliminar a burocracia dos processos bancários. Além de facilitar o acesso das pessoas aos serviços financeiros, essas contas costumam ser gratuitas.
Assim como em uma conta tradicional, ao abrir uma conta digital, o cliente terá um número de agência e de conta, permitindo que este movimente o dinheiro e que façam transferências normalmente para o seu nome.
O processo para abrir uma conta digital pode variar conforme a instituição, mas geralmente envolve:
- Ter um smartphone e fazer download do aplicativo;
- Depois é preciso enviar uma cópia dos documentos solicitados;
- Uma selfie segurando o documento com foto;
- Cadastro das informações pessoais;
- E uma assinatura digital.
Quer uma conta digital sem taxas de manutenção e com rendimento maior do que a poupança? Conheça a conta do Nubank.
Lembrando que para abrir qualquer uma das contas é necessário ter 18 anos ou mais. No caso de conta corrente, quem tem entre 16 e 18 anos de idade, precisa estar acompanhado dos responsáveis legais para abrir uma conta.
Sobre a conta do Nubank
Sem tarifas de manutenção, sem taxas escondidas ou cobranças abusivas: com a conta do Nubank, você tem a liberdade para movimentar sua conta como quiser.
Além de ser totalmente digital e sem tarifas de manutenção, a conta do Nubank ainda faz seu dinheiro render a uma taxa maior do que a poupança – e todo o valor fica livre para ser usado sempre que você quiser.
Nosso aplicativo dá ao usuário todo o controle sobre a sua conta do Nubank: fazer transferências, pagamentos e até enviar um lembrete de depósito para aquele amigo esquecidinho que não pagou o churrasco do fim de semana. Tudo isso na hora que quiser, onde estiver.