Se entre os adultos falar sobre dinheiro já é uma questão delicada, imagine quando o assunto chega até as crianças. As palavras usadas para abordar o assunto, as primeiras compras por conta própria, os exemplos dentro de casa – tudo pode influenciar no desenvolvimento para o futuro. E para criar adultos informados e responsáveis com o próprio dinheiro, o esforço precisa começar desde cedo.
A missão do Nubank é ajudar as pessoas a terem mais controle sobre a sua vida financeira. Por isso, conteúdos que auxiliam pais, familiares, tutores e educadores a começarem a falar sobre educação financeira infantil também fazem parte desse processo.
Abaixo, confira uma seleção de 10 conteúdos sobre crianças, dinheiro e formas de trazer as finanças para o centro das conversas com os pequenos.
1 – ‘Na volta a gente compra’: por que mentir sobre o dinheiro pode prejudicar as crianças?
Essa frase pronta é uma velha conhecida dos adultos e pode até ser um alívio instantâneo para negar a vontade da criança em vez de falar sobre a situação com sinceridade. Mas, no longo prazo, ela não resolve o real problema: entender a importância do controle financeiro é um trabalho longo, e que deve começar cedo.
Saiba o que especialistas em psicologia e educação recomendam para criar uma relação mais saudável entre todas as pontas: pais, filhos e o dinheiro.
2 – Educação financeira infantil: precisamos falar de dinheiro com as crianças
Educar uma criança envolve apresentar a ela aspectos e exemplos didáticos sobre temas que farão parte da vida como um todo, para que ela possa fazer melhores escolhas no futuro. E o conceito de educação financeira, quando é claro na vida das pessoas,permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, tornando as escolhas mais conscientes. Ou seja, é a habilidade de entender como o dinheiro funciona. Ou seja, educação financeira é um tópico que precisa ser central nas conversas entre pais e filhos.
3 – Finanças para os pequenos: 5 formas de falar sobre dinheiro sem ser chato em atividades e passeios com as crianças
Você já sabe que falar sobre finanças é uma parte da construção de um relacionamento mais saudável com a vida financeira – mas o papo não precisa ser maçante. Dá para introduzir o assunto com os pequenos de um jeito lúdico, divertido e que envolva toda a família.
4 – O que a prática de esportes tem a ver com a educação financeira infantil?
Se você pratica algum esporte, pode aproveitar esse momento para ensinar as primeiras lições financeiras para os seus filhos ou qualquer criança que faça parte da sua vida. Além de facilitar o aprendizado de temas que parecem complexos, como é o caso da educação financeira infantil, o esporte também carrega lições que se conectam com os primeiros passos de uma vida financeira saudável.
5 – Lições da corrida de rua que podem ser ensinadas aos seus filhos e que têm tudo a ver com dinheiro
Falando em esportes, a corrida de rua é um dos esportes mais praticados no mundo e ainda traz lições que extrapolam o universo esportivo. Esse aprendizado pode ser passado para as crianças de qualquer idade, e até ajuda no planejamento financeiro.
6 – Filmes para assistir com a família: produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas
Ainda na missão de introduzir as finanças com mais leveza para as crianças, os filmes têm um papel fundamental nessa história. Nem toda produção que aborda dinheiro de forma direta ou indireta precisa ser chato, denso e complicado.
7 – Como e quando começar a dar dinheiro para as crianças?
Depois de entender a importância de conversar sobre finanças e conhecer estratégias para introduzir o papo, é hora de colocar os ensinamentos em prática. Então qual é o melhor jeito de fazer isso? A partir de que idade? E quanto dinheiro dar a elas?
8 – Da mesada ao investimento: como ensinar as crianças a guardar dinheiro
Aprender a guardar dinheiro também é um ponto essencial para uma melhor relação com a vida financeira. Para isso, é necessário proporcionar um impacto direto no cotidiano das crianças com a educação financeira.
9 – Consumismo x consumo consciente: como ensinar aos filhos os limites das comprinhas?
Além de ensinar a lidar com a grana e a poupar algum dinheiro, os pais ainda encontram o desafio de ajudar as crianças a terem limites em meio a tantos estímulos de consumo. Importante dizer que dar exemplo não significa perfeição. É possível ensinar limites aos filhos a partir das consequências dos próprios tropeços financeiros.
10 – 4 vezes em que as crianças entenderam de dinheiro melhor do que os adultos
E se você acha que precisa ensinar tudo às crianças, porque elas ainda não entendem assuntos complicados, esse conteúdo vai te lembrar que não. Por vezes, elas entendem melhor que os adultos e descomplicam questões financeiras sem nenhum esforço.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.