Desde o seu surgimento – sete anos atrás -, o Nubank tem a missão de descomplicar a vida financeira das pessoas, combatendo a complexidade e oferecendo produtos que devolvam a elas o controle sobre o seu dinheiro.
Para contar mais sobre a nossa história e como estamos apoiando os clientes neste momento, nossa cofundadora, Cristina Junqueira, participou de uma live no perfil do Nubank no Instagram na tarde do dia 13 de maio de 2020. Mãe da Alice, de 6 anos, e da Bella, de 3 meses, Cris dividiu curiosidades do Nu e também algumas dicas para este momento de quarentena.
Veja os principais destaques.
História e cultura do Nubank
“É incrível pensar que já se passaram sete anos… O Nubank nasceu de um inconformismo com relação aos serviços bancários. Bancos e instituições financeiras cobram tarifas altas e oferecem serviços e experiências ruins aos usuários. Unidos pela vontade de mudar isso, eu, David Vélez e o Ed (Edward Wible) começamos algo diferente.
O nome Nubank – hoje uma das marcas mais amadas do mundo – vem de nu mesmo, despido, transparente, livre de tudo o que atrapalha o dia a dia, principalmente quando o assunto é dinheiro.
Faz parte da nossa cultura lembrar sempre que “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê faz”. Ou seja, a nossa marca traduz o que nós somos: exatamente o que o nosso nome quer dizer. E isso reflete no cliente, que é o nosso foco principal, e também no funcionamento dos nossos produtos.
Hoje, somos 2700 funcionários e cerca de 23 milhões de clientes.”
Nubank em tempos de pandemia
“Não é fácil. A vantagem é que temos um time incrível, que tem conseguido se reinventar todos os dias durante o home office. O Nubank foi uma das primeiras empresas do Brasil a liberar seus funcionários – fizemos isso no dia 12 de março. E, desde então, já enviamos cerca de mil cadeiras, alguns monitores, teclado e outros objetos para a casa dos nossos colaboradores, para que eles pudessem ter mais conforto e trabalhar de forma mais saudável remotamente.
Fizemos uma pesquisa interna recentemente e 90% das pessoas que atuam na companhia demonstraram engajamento. O que mostra que a nossa comunicação com os funcionários, videoconferências e a maneira como temos conduzido nosso negócio tem sido efetiva.
Como somos uma empresa de tecnologia, a gente já trabalhava de forma diferente das organizações tradicionais. Sempre procuramos dar autonomia e flexibilidade para as equipes. Por esse motivo, conseguimos implementar o trabalho remoto de um jeito eficaz.”
Iniciativas do Nubank para ajudar os clientes durante a Covid-19
“Direcionamos cerca de 20 milhões de reais para ajudar os clientes que mais precisam. Além disso, reduzimos os juros e a taxa de parcelamento, dando aos usuários a oportunidade de parcelar e negociar suas faturas, para que pudessem manter o cartão ativo. E continuamos trabalhando para auxiliar da melhor forma possível. Só vamos descansar quando essa situação passar.
Também possibilitamos que os clientes recebam o auxílio emergencial na conta do Nubank – gratuita, sem taxas de manutenção e simples de usar. E, até agora, 300 mil pessoas já escolheram essa opção”
Dicas para a quarentena
“Uma pesquisa mostra que as brasileiras gastam o dobro de horas em afazeres domésticos do que os homens. Elas dedicam cerca de 21 horas e os homens por volta de 10 horas (Pnad/2018). Isso em dias normais… agora na quarentena, como as pessoas não saem de casa, esse número pode acabar aumentando, pois existem os fatores: filho, trabalho, cuidar da casa. Eu sou mãe da Alice, de 6 anos e da Bella, de 3 meses. É fundamental dividir as tarefas de casa com seu parceiro… A carga física e mental não pode ficar apenas com as mulheres. Sobre tentar manter o equilíbrio, algo que me ajuda a não surtar neste momento de distanciamento social é montar quebra-cabeça. Enquanto eu estou montando, eu fico super focada e isso exercita minha concentração. Para mim, tem efeito relaxante, quase como a meditação.”
Quer trabalhar no Nubank?
“Em março e abril contratamos cerca de 155 pessoas, que começaram a trabalhar remotamente, sem nem pisar no escritório. Fizemos treinamentos e enviamos kits para os nossos nuvinhos. E a gente continua com vagas abertas. Se você tem interesse em fazer parte da equipe, é só dar uma olhada no site e no blog do Nubank, onde disponibilizamos as vagas abertas e todas as informações necessárias para se candidatar.”
Sobre o futuro do Nubank
“Atualmente, nós somos a maior fintech do mundo com mais seguidores em quase todas as nossas redes sociais. Temos um orgulho muito grande de tudo o que a gente conquistou nesses sete anos. Mas, para nós, ainda é o primeiro dia. Temos muito o que aprender e melhorar nos nossos produtos ainda. Não vamos nos acomodar.”