A expressão custo-benefício vem de um conceito usado frequentemente por empresas e governos. No entanto, esse conceito vai além de questões monetárias ou projeções financeiras.
Uma análise de custo-benefício consiste em avaliar de maneira estruturada os prós e contras de uma decisão. Ou seja: quando apresentadas a uma situação que demanda uma escolha, pessoas ou instituições podem aplicar um processo para entender o que se ganha e o que se perde com cada opção.
O custo-benefício está relacionado à economia de recursos, divulgação de ações, produtividade dos colaboradores, e uso de um material melhor e mais barato, por exemplo.
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Como fazer uma análise de custo-benefício?
A análise de custo-benefício tem como objetivo tomar a decisão mais vantajosa dentro de um determinado cenário e, ao final do processo, conseguir dizer se os benefícios da escolha são maiores do que os custos.
Em outras palavras, é como colocar na balança as vantagens e ganhos (benefícios) X investimento e potenciais problemas (custo).
Existem diversas maneiras de realizar essa análise. No livro Cost-benefit Analysis: Concepts and Practice o pesquisador Anthony E. Boardman apresenta uma alternativa compreensível para quem não é especialista.
Como analisar o custo-benefício?
- Defina os objetivos da ação;
- Considere outras alternativas que poderiam ser tomadas no lugar dessa ação;
- Enumere os stakeholders, ou seja, as pessoas envolvidas ou afetadas pela ação;
- Considere a linha do tempo da ação e seus efeitos a longo prazo;
- Liste todos os custos e potenciais riscos envolvidos na ação;
- Liste todos os ganhos financeiros e potenciais benefícios projetados pela ação;
- Faça uma conversão estimada dos riscos e ganhos subjetivos para atribuir um valor financeiro;
- Avalie o quanto os benefícios ultrapassam os custos para decidir se a ação deve ser tomada ou não.
Também é válido responder algumas questões:
- Quais são os gastos envolvidos?
- Qual é o ganho financeiro projetado?
- Como isso pode ajudar os clientes?
- A reputação da empresa pode ser afetada?
- Como os funcionários irão reagir?
Além disso, quantificar o benefício de um produto ou serviço com uma escala de notas de 1 a 5, é uma maneira de realizar a análise de custo-benefício. Sendo:
- 1: não atende expectativas;
- 2: atende em algum ponto, mas não tanto;
- 3: atende parcialmente, mas falta algo;
- 4: resolve os problemas e atinge as necessidades;
- 5: supera as expectativas.
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Como definir custos e benefícios?
Para entender como definir custos e benefícios, imagine o exemplo de uma empresa que está decidindo se vai realizar um projeto ou não. Ao listar os custos e benefícios dessa decisão, estes são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração:
O que são custos?
- Horas dedicadas ao projeto (treinamento, execução etc);
- Número de funcionários envolvidos;
- Contratações adicionais;
- Custos operacionais (contratação de ferramentas, por exemplo);
- Diminuição de produtividade;
- Efeito negativo na vida dos funcionários;
- Perda reputacional (quando há uma percepção negativa ao projeto por clientes).
O que são benefícios?
- Receita gerada;
- Aumento de produtividade a longo prazo;
- Melhora de serviço prestado pela empresa;
- Efeito positivo na vida dos funcionários;
- Ganho reputacional (quando há uma percepção positiva ao projeto por clientes);
- Aumento da fidelidade dos clientes.
Vale dizer que os stakeholders internos (normalmente, funcionários envolvidos no projeto) podem ser peças valiosas na hora de avaliar os custos e benefícios, já que eles terão uma perspectiva mais próxima de como serão afetados.
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Qual a diferença entre custo e despesa?
Saber a diferença entre custo e despesa ajuda a organizar os valores que entram e saem do caixa da empresa.
A Conta PJ do Nubank pode ser uma grande aliada nessa missão. Ela é 100% digital, sem tarifas de manutenção e com diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia do empreendedor. Com a Área de Cobranças, por exemplo, é possível verificar os valores recebidos no mês e acompanhar os pagamentos de seus clientes direto pelo aplicativo.
Assista ao vídeo e confira mais detalhes:
O que é custo?
Custo é todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas.
Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda. Tudo o que é fundamental para que um produto seja criado é tido como custo.
Outros exemplos de custo:
- Salário dos funcionários (mão de obra);
- Gastos com insumos para a fabricação do produto;
- Equipamento e manutenção dos mesmos;
O que é despesa?
Entende-se por despesa todos os gastos com bens e serviços que têm relação com a administração da empresa. Ou seja, contas de luz, água, telefone – necessários para manter a estrutura da companhia funcionando, mas que não contribuem diretamente na produção de novos itens.
Exemplos de despesa:
- Aluguel do prédio;
- Gastos com publicidade;
- Computadores e materiais de escritório para uso dos colaboradores;
- Impostos;
- Publicidade (divulgação do produto).
Vale lembrar também que tanto os custos como as despesas podem ser classificadas em fixas e variáveis.
O que são custos e despesas fixos?
Custos e despesas fixos são gastos que não variam de acordo com o volume de mercadoria produzido ou vendido. Um exemplo claro é o aluguel, que pode ser previsto na planilha de despesas durante o ano inteiro.
O que são custos e despesas variáveis?
Custos e despesas variáveis são gastos que variam conforme o volume produzido ou vendido, como por exemplo a contratação de funcionários temporários para vendas durante as festas de fim de ano.
Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a Conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.