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Custo-benefício: o que i...

Custo-benefício: o que isso tem a ver com negócios?

Analisar o custo-benefício e aplicá-lo na sua empresa é importante para tomar decisões mais assertivas.



A expressão custo-benefício vem de um conceito usado frequentemente por empresas e governos. No entanto, esse conceito vai além de questões monetárias ou projeções financeiras. 

Uma análise de custo-benefício consiste em avaliar de maneira estruturada os prós e contras de uma decisão. Ou seja: quando apresentadas a uma situação que demanda uma escolha, pessoas ou instituições podem aplicar um processo para entender o que se ganha e o que se perde com cada opção.

O custo-benefício está relacionado à economia de recursos, divulgação de ações, produtividade dos colaboradores, e uso de um material melhor e mais barato, por exemplo.

Leia também: Como começar a empreender: guia para abrir uma empresa

Como fazer uma análise de custo-benefício?

A análise de custo-benefício tem como objetivo tomar a decisão mais vantajosa dentro de um determinado cenário e, ao final do processo, conseguir dizer se os benefícios da escolha são maiores do que os custos. 

Em outras palavras, é como colocar na balança as vantagens e ganhos (benefícios) X investimento e potenciais problemas (custo).

Existem diversas maneiras de realizar essa análise. No livro Cost-benefit Analysis: Concepts and Practice o pesquisador Anthony E. Boardman apresenta uma alternativa compreensível para quem não é especialista.

Como analisar o custo-benefício?

  • Defina os objetivos da ação;
  • Considere outras alternativas que poderiam ser tomadas no lugar dessa ação;
  • Enumere os stakeholders, ou seja, as pessoas envolvidas ou afetadas pela ação;
  • Considere a linha do tempo da ação e seus efeitos a longo prazo;
  • Liste todos os custos e potenciais riscos envolvidos na ação;
  • Liste todos os ganhos financeiros e potenciais benefícios projetados pela ação;
  • Faça uma conversão estimada dos riscos e ganhos subjetivos para atribuir um valor financeiro;
  • Avalie o quanto os benefícios ultrapassam os custos para decidir se a ação deve ser tomada ou não.

Também é válido responder algumas questões:

  • Quais são os gastos envolvidos?
  • Qual é o ganho financeiro projetado?
  • Como isso pode ajudar os clientes?
  • A reputação da empresa pode ser afetada?
  • Como os funcionários irão reagir?

Além disso, quantificar o benefício de um produto ou serviço com uma escala de notas de 1 a 5, é uma maneira de realizar a análise de custo-benefício. Sendo:

  • 1: não atende expectativas;
  • 2: atende em algum ponto, mas não tanto;
  • 3: atende parcialmente, mas falta algo;
  • 4: resolve os problemas e atinge as necessidades; 
  • 5: supera as expectativas.

Entenda o que é e como funciona a contabilidade de uma empresa

Como definir custos e benefícios?

Para entender como definir custos e benefícios, imagine o exemplo de uma empresa que está decidindo se vai realizar um projeto ou não. Ao listar os custos e benefícios dessa decisão, estes são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração:

O que são custos?

  • Horas dedicadas ao projeto (treinamento, execução etc);
  • Número de funcionários envolvidos;
  • Contratações adicionais;
  • Custos operacionais (contratação de ferramentas, por exemplo);
  • Diminuição de produtividade;
  • Efeito negativo na vida dos funcionários;
  • Perda reputacional (quando há uma percepção negativa ao projeto por clientes).

O que são benefícios?

  • Receita gerada;
  • Aumento de produtividade a longo prazo;
  • Melhora de serviço prestado pela empresa;
  • Efeito positivo na vida dos funcionários;
  • Ganho reputacional (quando há uma percepção positiva ao projeto por clientes);
  • Aumento da fidelidade dos clientes.

Vale dizer que os stakeholders internos (normalmente, funcionários envolvidos no projeto) podem ser peças valiosas na hora de avaliar os custos e benefícios, já que eles terão uma perspectiva mais próxima de como serão afetados.

Guia para empreender: os termos que você precisa saber

Qual a diferença entre custo e despesa?

Saber a diferença entre custo e despesa ajuda a organizar os valores que entram e saem do caixa da empresa.

A Conta PJ do Nubank pode ser uma grande aliada nessa missão. Ela é 100% digital, sem tarifas de manutenção e com diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia do empreendedor. Com a Área de Cobranças, por exemplo, é possível verificar os valores recebidos no mês e acompanhar os pagamentos de seus clientes direto pelo aplicativo.

Assista ao vídeo e confira mais detalhes:

O que é custo?

Custo é todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. 

Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda. Tudo o que é fundamental para que um produto seja criado é tido como custo.

 Outros exemplos de custo:

  • Salário dos funcionários (mão de obra);
  • Gastos com insumos para a fabricação do produto;
  • Equipamento e manutenção dos mesmos;

O que é despesa?

Entende-se por despesa todos os gastos com bens e serviços que têm relação com a administração da empresa. Ou seja, contas de luz, água, telefone – necessários para manter a estrutura da companhia funcionando, mas que não contribuem diretamente na produção de novos itens.

Exemplos de despesa:

  • Aluguel do prédio;
  • Gastos com publicidade;
  • Computadores e materiais de escritório para uso dos colaboradores;
  • Impostos;
  • Publicidade (divulgação do produto).

Vale lembrar também que tanto os custos como as despesas podem ser classificadas em fixas e variáveis.

O que são custos e despesas fixos?

Custos e despesas fixos são gastos que não variam de acordo com o volume de mercadoria produzido ou vendido. Um exemplo claro é o aluguel, que pode ser previsto na planilha de despesas durante o ano inteiro.

O que são custos e despesas variáveis?

Custos e despesas variáveis são gastos que variam conforme o volume produzido ou vendido, como por exemplo a contratação de funcionários temporários para vendas durante as festas de fim de ano.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a Conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

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