Os aplicativos de delivery costumam ser uma alternativa para aqueles dias em que dá vontade de comer algum prato diferente ou quando não deu tempo de cozinhar. Aliás, eles são bem populares entre os brasileiros: 72% dos internautas com acesso a smartphone já pediram alguma refeição por meio de um app ou site, de acordo com uma pesquisa feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Com o assunto da proteção de dados ganhando cada vez mais destaque, algumas dúvidas que podem surgir são: o número do cartão fica ou não armazenado nesses aplicativos depois de cadastrá-lo para fazer um pedido? Quais são as informações a que esses apps têm acesso?
Abaixo, confira as respostas para essas perguntas.
Onde ficam salvos os dados de pagamento inseridos durante um pedido?
A resposta é simples: nos apps de delivery mais conhecidos, seus dados de pagamento ficam armazenados no seu celular, e não em um banco de dados da empresa.
Ou seja, se houver alguma fragilidade nos sistemas desses aplicativos, seus dados de pagamento permanecerão protegidos, já que a empresa não terá acesso ao número completo do cartão ou do CVV (código de verificação), por exemplo.
Uma forma de perceber isso é acessando o aplicativo a partir de uma aba anônima no navegador do computador, ou de um outro aparelho celular. Mesmo após efetuar o login, você vai precisar inserir novamente os dados de pagamento se quiser realizar alguma compra.
Como saber quais dados ficam armazenados no app de delivery?
A maneira mais eficaz de saber quais dados ficam armazenados no aplicativo é lendo seus Termos e Condições ou sua Política de Privacidade. Normalmente, essas informações ficam disponíveis no próprio site ou app.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as instituições precisam dar clareza às pessoas sobre quais dados elas armazenam, além de incluir como e com quem essas informações são compartilhadas.
Não reconheço uma compra feita com o meu cartão. E agora?
Se você não reconhece alguma compra online feita com o seu cartão de crédito, é possível que seus dados tenham sido expostos.
Não dá para saber ao certo como alguém conseguiu acesso à sua numeração, mas cadastrar o cartão de crédito em sites que não sejam confiáveis, clicar em links maliciosos ou compartilhar alguns dos seus dados podem fazer com que essas informações caiam nas mãos erradas.
Se você percebeu que clonaram seu cartão, faça o bloqueio imediatamente. Depois, entre em contato com a emissora ou administradora do cartão para informar sobre essas movimentações financeiras que você não reconhece.
Leia também: Cartão clonado: o que fazer e como se prevenir
Quais cuidados devo tomar ao comprar em um aplicativo?
Ainda que alguns apps não armazenem as informações de pagamento em seus bancos de dados, vale tomar alguns cuidados ao comprar online. Confira alguns deles:
- Consulte se o app é seguro. Quantidade de downloads, sites como o Reclame Aqui e avaliações nas lojas de aplicativo podem te ajudar a entender se ele é confiável;
- Nunca forneça a numeração ou senha do seu cartão fora dos campos específicos de pagamento;
- Crie senhas fortes e seguras – e lembre-se de não compartilhá-las com mais ninguém;
- Se o método de pagamento escolhido for o cartão de crédito, utilize o cartão virtual. Assim, se tiver qualquer problema, basta bloqueá-lo e solicitar a geração de um novo, sem ficar com o cartão físico comprometido;
- Outra possibilidade é ter um cartão virtual exclusivo para o app de delivery ou mesmo gerar uma nova numeração cada vez que fizer um novo pedido.
Leia também:
Como pagar o delivery com Pix?
Compras online: um guia para adquirir produtos de forma segura
Golpe do delivery: como funciona e como não cair nessa?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.