As mulheres e pessoas com renda de até R$ 2,5 mil foram os grupos mais representativos entre os clientes incluídos financeiramente pelo Nu –ou seja, que tiveram acesso a produtos e serviços financeiros pela primeira vez. A conclusão é da sexta edição do Data Nubank, plataforma de pesquisas e análises sobre finanças do Nubank. Neste ano, o estudo avaliou a inclusão financeira promovida pelo Nu, por meio de produtos e serviços financeiros.
Para fazer essa avaliação, foram considerados os clientes sem histórico de crédito que tiveram acesso a um cartão com algum limite aprovado e que fizeram um empréstimo pessoal pela primeira vez na vida com o Nubank entre julho de 2021 e julho de 2022. E também aqueles que guardaram e investiram dinheiro pela primeira vez com a ajuda do Nu, segundo dados de outubro de 2022. Saiba mais detalhes sobre os perfis desses clientes abaixo.
Mulheres são boa parte dos incluídos pelo Nubank
Ao todo, 5,7 milhões de pessoas sem qualquer histórico de crédito conseguiram o primeiro cartão de crédito com o Nubank entre julho de 2021 e julho de 2022. E 44,5% são mulheres, 35,5% são homens e outros 20% não informaram o gênero.
Entre os 2,5 milhões de clientes que conseguiram fazer o primeiro empréstimo pessoal com o Nubank no mesmo período, 43,5% são mulheres, 39,6% são homens e outros 17% não informaram esse dado.
Dos clientes que começaram a investir com o Nubank, 41,2% são mulheres, 35,3% são homens e 23,6% não deram essa informação.
Pessoas com baixa renda também lideram grupo de incluídos
Outro grupo com grande representatividade entre os incluídos pelo Nubank é aquele formado por pessoas com renda de até R$ 2,5 mil. Entre os clientes que conseguiram o primeiro cartão de crédito com o Nubank, 80,2% informaram essa renda.
Considerando aqueles que contrataram o primeiro empréstimo, 54,5% ganham até R$ 2,5 mil. Essa é a renda de 56,2% dos clientes que começaram a investir com o Nu.
Incluídos pelo Nubank estão principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste
Outra descoberta do estudo é que as pessoas incluídas pelo Nubank estão, em grande parte, nas regiões Sudeste e Nordeste. Entre os clientes que conseguiram o primeiro cartão de crédito com o Nubank, 37,4% estão no Sudeste e 31,4% no Nordeste.
Dos clientes que contrataram o primeiro empréstimo, 42,2% estão no Sudeste e 25,2% no Nordeste. Entre os que começaram a investir com o Nubank, 44,4% estão no Sudeste e 22,9% no Nordeste.
O Nordeste é justamente a região que apresenta os piores níveis do Índice de Cidadania Financeira (ICF), também do Banco Central. O ICF considera fatores como a quantidade de pontos de atendimento, percentual da população com acesso à internet, percentual de adultos com relacionamento bancário e com crédito, entre outros fatores.
Em 2021, o ICF do Nordeste variou de 18,8 pontos (Maranhão) a 46,6 (Sergipe), dependendo do estado. O ICF vai de 0 a 100 – quanto mais próximo de 100, melhor é a situação do estado.
A região Sudeste, por sua vez, embora seja a mais rica do país, foi aquela que apresentou o maior percentual de brasileiros que caíram de classe social em 2022, entre todas as regiões, segundo a última pesquisa sobre desigualdade social da Oxfam Brasil com o Datafolha: 25% dos moradores da região caíram de nível socioeconômico.
Para saber mais resultados do Data Nubank, acesse aqui o estudo completo.
Sobre o Data Nubank
O Data Nubank é a plataforma de pesquisas e análises sobre finanças do Nubank, uma das maiores empresas de serviços financeiros digitais do mundo. Nossa missão é trazer informação confiável e relevante de forma objetiva e transparente para facilitar o entendimento de assuntos relacionados ao bolso dos brasileiros, usando dados exclusivos com base em levantamentos internos.
Nesta sexta edição, mostramos a importância da inclusão e educação financeira das pessoas e o papel do Nubank nesse processo. Fizemos um retrato daqueles que acessaram produtos e serviços de crédito pela primeira vez, e que deram os primeiros passos no mundo dos investimentos com a ajuda do Nubank.
Confira aqui o estudo completo.
A primeira edição do Data Nubank foi divulgada em 2020. Abaixo, confira todos os estudos já feitos.
1ª Edição: Como o brasileiro usa o auxílio emergencial
2ª Edição: Digitalização financeira na pandemia
3ª Edição: Pix para que te quero: como as pessoas têm usado o Pix?
4ª Edição: MEI (Microempreendedor individual) e seu papel recente na economia
5ª Edição: Empreendedorismo feminino na pandemia