O débito automático é bem conhecido entre os brasileiros. Mas existe outra sigla, o DDA – Débito Direto Autorizado – que também é uma ótima forma de ajudar a organizar a vida financeira.
O DDA é o meio de pagamento que permite visualizar todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ em um único lugar.
Confira, abaixo, todas as informações sobre débito direto autorizado e as diferenças entre débito automático e DDA.
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O que significa a sigla DDA?
DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. Essa função permite que você visualize todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ no aplicativo do seu banco. Conseguir administrar todas essas contas em seu nome permite um maior controle de suas finanças.
O DDA foi lançado em 2009 pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A maioria das instituições financeiras oferecem o serviço mas é importante verificar se a sua conta tem essa função e se ela é cobrada ou não.
Como funciona o DDA?
Quando um boleto é gerado no CPF, incluindo seu nome, valor e prazo de pagamento, o sistema do DDA identifica essa cobrança e comunica ao banco. A cobrança é lançada diretamente na conta cadastrada do cliente.
A forma de identificação e geração de cobranças pode variar de acordo com a instituição financeira mas, em geral, ao acessar o internet banking ou o aplicativo do banco e selecionar a opção de pagamentos e DDA, você verá uma lista de boletos que ainda não venceram.
O cliente pode escolher qual boleto deseja pagar imediatamente ou agendar o pagamento para uma data futura. Quando o pagamento é autorizado, o valor é debitado diretamente da conta e é repassado para o credor.
Como funciona o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?
O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.
Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar todos os boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.
Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de pagamentos do Nubank, e concluir a transação.
Qual a diferença entre DDA e Débito automático?
No débito automático, você precisa cadastrar a conta uma única vez, usando um código específico (código de débito automático). A partir daí, será debitado na sua conta, todos os meses, na data de vencimento, o valor do boleto que foi cadastrado.
Já o DDA é a função que permite conferir e ser notificado quando um boleto é lançado em seu CPF ou CNPJ. As contas que aparecem para você, em DDA, precisam ser autorizadas para que o pagamento aconteça, diferentemente do débito automático.
Ou seja, você pode pagar essa conta antes da data de vencimento direto no aplicativo ou internet banking – sem precisar do boleto impresso ou em PDF.
Clique aqui e saiba mais sobre a diferença entre DDA e débito automático
Quais contas podem ser pagas via DDA?
A mensalidade do condomínio onde você mora, o plano de saúde e a escola são alguns dos boletos que podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). Basta habilitar a função com a sua instituição financeira.
Quais contas não podem ser pagas via DDA
Embora o DDA seja uma função que facilita o pagamentos dos boletos, algumas contas recorrentes não podem ser pagas via Débito Direto Autorizado, como:
- Boletos de arrecadação de tributo: IPVA, IPTU etc;
- Contas de serviços públicos: Luz, água, gás e telefone.
Nesses casos, o melhor caminho para o controle de suas finanças é colocar essas contas em débito automático.
Conheça o débito automático do Nubank
Como ativar o DDA?
É possível ativar a função DDA direto no seu aplicativo ou internet banking, essa função também pode aparecer como “sacado eletrônico”.
Também é possível ativar essa função por meio do telefone e outros canais de atendimento da instituição financeira que você tem conta.
Depois de ativada, você passará a receber notificações todas as vezes que um boleto for lançado em seu CPF ou CNPJ.
Cuidado para não se confundir na hora de fazer os pagamentos.
Ativar a função DDA com a sua instituição financeira não impede que você siga recebendo os boletos impressos em seu endereço. Isso pode gerar uma confusão e você pode acabar pagando o mesmo boleto duas vezes.
Lembre-se de entrar em contato com esses cobradores e informar que você não quer mais receber o documento na sua casa.
E se as informações do boleto estiverem erradas?
A responsabilidade da informação que consta no boleto é do cobrador, ou seja, quem emitiu o boleto. A instituição financeira apenas reflete, no seu aplicativo ou internet banking, os boletos que foram registrados em seu CPF ou CNPJ.
Se você não concordar com algum dado, entre em contato com o cobrador e não faça a autorização do DDA até estar seguro do valor a ser pago e sua finalidade.
Como saber se um boleto é falso?
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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
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