Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Décimo terceiro 2023: co...

Décimo terceiro 2023: como calcular, datas e outras respostas

A primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até o fim de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro. Tire suas dúvidas sobre o pagamento deste ano.



Novembro é a época em que o trabalhador já começa a fazer as contas para as despesas de fim de ano, mas também é hora de um dos melhores momentos financeiros do ano: o pagamento do décimo terceiro salário. O décimo terceiro 2023 é pago, como em todos os anos, a trabalhadores em regime CLT e pessoas em algumas outras situações específicas.

O décimo terceiro (também conhecido como Gratificação de Natal) existe desde 1962, e foi criado por meio da Lei 4.090/62. Na prática, ele é um salário a mais pago no fim do ano – integral para quem trabalhou o ano inteiro, e proporcional para quem está há menos de 12 meses.

Veja a seguir as respostas para as principais dúvidas sobre o décimo terceiro 2023:

  • Quem recebe o décimo terceiro 2023;
  • Quando vai ser pago o décimo terceiro 2023;
  • Como é feito o pagamento;
  • Como calcular o décimo terceiro.

Quem recebe o décimo terceiro 2023?

O décimo terceiro 2023 segue as mesmas regras dos anos anteriores: têm direito a ele todos os trabalhadores registrados pela CLT (que tenham trabalhado pelo menos 15 dias no ano e não tenham sido demitidos por justa causa), aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores afastados por doença, licença-maternidade e alguns outros casos.

A lei garante o benefício a todas as pessoas que sejam empregadas pelos setores público ou privado – isso inclui trabalho urbano, rural e doméstico.

Dentre beneficiários previdenciários, têm direito ao décimo terceiro 2023 pessoas que recebam:

  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Saiba mais sobre as condições e exceções para receber o décimo terceiro salário

Pessoas contratadas como PJ também podem receber décimo terceiro, mas apenas se isso for acordado previamente com a empresa e registrado em contrato

Quando o funcionário CLT não recebe décimo terceiro?

Existem três situações em que o décimo terceiro não precisa ser pago a funcionários do regime CLT:

  • Se a pessoa for demitida por justa causa;
  • Se o tempo de trabalho na empresa for menor do que 15 dias;
  • Se o funcionário tiver mais de 15 faltas não justificadas ao longo de um mês de trabalho (neste caso, perdem o direito à parcela do décimo terceiro referente àquele período).

Estagiário recebe décimo terceiro?

Não necessariamente. A Lei de Estágio brasileira não considera que estagiários devam receber décimo terceiro e, por isso, as empresas não são obrigadas a pagar a gratificação.

Isso não significa, é claro, que o empregador não tenha a escolha de fazer o pagamento, se desejar. Algumas empresas decidem incluir um pagamento extra para seus estagiários como forma de bonificá-los pelo trabalho do ano.

Quando vai ser pago o 13º de 2023?

A primeira parcela do décimo terceiro 2023 deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda parcela é paga até 20 de dezembro. Algumas empresas escolhem fazer o pagamento de uma só vez; neste caso, o prazo máximo é 30 de novembro.

A primeira parcela do décimo terceiro é maior do que a segunda. Isto acontece porque o primeiro pagamento não tem descontos de impostos e benefícios. Por isso, não estranhe receber dois valores diferentes.

Além disso, pessoas que pediram o adiantamento do décimo terceiro quando tiraram férias recebem apenas a segunda parcela, paga até 20 de dezembro.

Pessoas aposentadas e pensionistas já receberam seu décimo terceiro em 2023: as parcelas vieram junto aos pagamentos dos benefícios do INSS nos meses de maio e junho deste ano.

Quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro?

A primeira parcela do décimo terceiro deve sempre ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de cada ano. As empresas podem escolher a data, mas geralmente fazem o pagamento perto do prazo final.

Como calcular o décimo terceiro?

Para calcular o décimo terceiro, é preciso usar como base o salário de dezembro. O valor integral dele é dividido em 12 partes (mais adicionais e gratificações recebidos ao longo do ano) e, em seguida, multiplicado pelo número de meses trabalhados.

Ou seja: uma pessoa que trabalhou o ano inteiro recebe o equivalente a um salário integral. Quem trabalhou menos meses, por outro lado, recebe o valor proporcional ao tempo trabalhado.

Importante: o cálculo do décimo terceiro considera meses em que o funcionário trabalhou pelo menos 15 dias. Caso tenha mais do que isso em faltas não justificadas, a pessoa perde direito a este mês na gratificação.

Pessoas que recebem salários variáveis (como, por exemplo, comissões) não seguem esta regra. Neste caso, o décimo terceiro salário é calculado com base na média de valores daquele ano.

Veja o cálculo do décimo terceiro em mais detalhes

Como calcular horas extras no décimo terceiro?

Tanto horas extras quanto adicionais noturnos também incidem sobre o cálculo do décimo terceiro salário – eles aparecem no pagamento da segunda parcela.

Para calcular:

  • O total de horas extras é dividido pelos meses trabalhados, gerando uma média mensal de horas extras;
  • Em seguida, esse número médio é divido pela jornada de horas mensal do contrato. O resultado dessa operação é o valor da hora extra trabalhada;
  • Finalmente, deve-se multiplicar esse número por 1,5 (já que horas extras têm um adicional de 50% no valor).
  • Pronto: este é o valor que deve ser somado ao pagamento do décimo terceiro.

Décimo terceiro tem desconto?

Sim. O décimo terceiro salário tem descontos de Imposto de Renda e contribuição para o INSS. Mas estes descontos incidem somente sobre a segunda parcela.

O FGTS, por outro lado, deve ser pago pelo empregador nas duas parcelas.

Saiba mais: 10 dúvidas sobre o décimo terceiro salário

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.12 / 5

Você já votou neste post