Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Declaracao de extincao d...

Declaração de extinção do MEI: guia completo e dúvidas

Uma versão especial da Declaração Anual do Microempreendedor Individual, ela é necessária quando acontece a baixa da empresa. Entenda.



Declaração de extinção MEI: Calculadora roxa com números na tela

Dar baixa no MEI é tão simples que algumas pessoas podem pensar que é só entrar no Portal do Empreendedor, seguir o passo a passo indicado e pronto: está tudo encerrado e regularizado. Mas não é bem assim. Também é necessário fazer a declaração de extinção do MEI.

Se você não sabia disso, fique tranquilo: é mais simples do que parece e também pode ser feito pela internet. Abaixo, entenda o que é a declaração de extinção do Microempreendedor Individual e como fazer a sua. 

O que é a declaração de extinção MEI?

A declaração de extinção do MEI é o documento que precisa ser entregue à Receita Federal informando o faturamento bruto da empresa – no ano anterior ou no ano em curso, dependendo do caso – quando o Microempreendedor Individual encerra suas atividades.

Basicamente, é uma versão especial da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) quando acontece a baixa do MEI.

Ou seja: quem deu baixa no MEI precisa entregar a declaração de extinção?

Sim! Depois de dar baixa no MEI, é obrigatório entregar a declaração de extinção – ou DASN-SIMEI situação especial – referente ao período do ano em que o CNPJ ficou ativo. Os prazos para isso, entretanto, variam:

  • Se a baixa do MEI acontecer entre janeiro e 30 de abril, a declaração de extinção deve ser entregue até 30 de junho;
  • Se a baixa ocorrer entre 1º de maio e 31 de dezembro, por outro lado, a declaração de extinção precisa ser entregue até o último dia do mês seguinte ao da baixa. Quem encerrou o MEI em 30 de maio, por exemplo, deve fazer a declaração até 30 de junho.

Como fazer a declaração de extinção?

Fazer a declaração de extinção do MEI é simples – é tudo pela internet e pode ser finalizado em poucos minutos. Para isso, é necessário acessar o portal do Simples Nacional, inserir o CNPJ da empresa encerrada e seguir os passos indicados. 

Mas, atenção: esta é uma declaração de situação especial. Lembre-se disse ao declarar.

Não fiz a declaração de extinção dentro do prazo. E agora?

Neste caso, uma multa será cobrada no momento da declaração. Ao reconhecer o atraso, o sistema da Receita Federal gerará automaticamente um DARF com o valor da multa por atraso na entrega – também chamada de MAED.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.4 / 5

Você já votou neste post