Aprovação imediata do cartão de crédito, promoções que pedem seus dados ou senha, uma pessoa que te liga com uma oferta de produto… Existem diversas técnicas que fraudadores usam para tentar aplicar golpes. E, por mais que seja impossível conhecer todas elas, alguns cuidados básicos podem te auxiliar em uma tentativa de phishing.
Phishing é um tipo de golpe no qual o fraudador tenta enganar uma pessoa para induzi-la a entregar suas informações. Normalmente, a tentativa é fazer a vítima acreditar que está falando com a empresa – seja por telefone, mensagem, e-mail ou post em redes sociais.ƒ
Muitas vezes, fraudadores usam nomes de empresas conhecidas para enganar os clientes.
Para denunciar uma tentativa de golpe com o nome do Nubank, basta mandar um e-mail com os prints para pagina.falsa@nubank.com.br.
Veja abaixo mais detalhes.
Como identificar uma tentativa de phishing?
Se você viu uma publicação em redes sociais, recebeu uma mensagem ou ligação e achou suspeito, o primeiro passo é não clicar em nada, nem passar nenhuma informação.
Na dúvida, priorize sua segurança. E, para isso, vale saber algumas coisas que o Nubank nunca faz:
- Não pedimos nenhum tipo de senha (do cartão, do e-mail etc) em nenhuma situação. Você deve usar sua senha exclusivamente no seu aplicativo oficial do Nubank ou em um site aberto por você mesmo – não confie em links enviados por terceiros, já que o site pode ser falso.
- Nós não solicitamos informações sobre sua conta via redes sociais. Se você receber um contato solicitando informações sobre conta e cartão em nome do Nubank, desconfie.
- Não liberamos cartão de crédito sem análise. Todas as pessoas que pedem o cartão roxinho passam pelo processo de análise de crédito.
- Aumento de limite é só pelo aplicativo. O Nubank não faz mudanças de limite por outro canal.
- Empréstimo, só pelo app. Não oferecemos essa opção por outros meios.
Veja outros golpes comuns usando o nome do Nubank
Estes são alguns exemplos comuns de tentativa de phishing, mas os fraudadores sempre aparecem com táticas mais inventivas. O melhor caminho para se proteger é controlando o canal de comunicação.
Se você não tem certeza da veracidade de uma informação, deve sempre checá-la através de um canal oficial do Nubank. Assim, você garante que realmente está falando com a gente.
Por exemplo: recebeu um e-mail pedindo alguma informação, viu uma promoção nas redes sociais, recebeu um SMS oferecendo desconto? Acesse o app para procurar aquela informação ou entrar em contato com nosso atendimento; ou, ainda, abra uma nova aba e acesse direto nosso site.
No caso de ligações oferecendo algum produto, pedindo informações ou informando que você foi vítima de uma fraude, o melhor caminho é agradecer, desligar e ligar para o nosso número oficial: 4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 591 2117 para demais localidades. Espere um pouco entre as duas ligações – caso seja um fraudador, a ligação pode ser interceptada nos primeiros minutos logo após você desligar.
Como entrar em contato no Nubank?
Como denunciar um possível phishing para o Nubank?
No Nubank, nós temos profissionais especializados em identificar e derrubar tentativas de phishing. E os nossos clientes podem ajudar muito neste processo fazendo uma denúncia diretamente para nós.
Existem duas formas de denunciar: enviando um e-mail para pagina.falsa@nubank.com.br ou entrando em contato com o atendimento pelo chat do nosso aplicativo.
Para que a denúncia seja eficaz, nós precisamos de algumas informações:
1. Dados da comunicação suspeita
Inclua na sua denúncia o endereço de e-mail, link, URL ou número de telefone suspeitos. Esse dado é essencial para que o nosso time consiga investigar a tentativa de golpe.
2. Evidências da fraude
Prints de tela, imagens e documentos que mostrem a tentativa de golpe também são muito importantes na denúncia.
3. Contextualização
Inclua um breve relato explicando como você recebeu aquela comunicação suspeita.
4. Tipo de golpe
Alguns dos golpes de phishing mais frequentes no mercado são feitos por e-mails falsos solicitando informações, sites que imitam a empresa, perfis em redes sociais, anúncios de vagas e promoções, ligações e mensagens por SMS e aplicativos.
5. Formato da comunicação
Coloque também no seu e-mail por qual meio você recebeu essa comunicação. Os mais comuns são:
- E-mail;
- Ligação telefônica;
- SMS;
- Redes sociais;
- Aplicativos de mensagens;
- Sites
- Anúncios de publicidade.
Vale lembrar: o Nubank tem times dedicados à prevenção e combate a golpes contra nossos clientes. Mas os fraudadores estão sempre tentando chegar a pessoas vulneráveis.
Com a sua ajuda, a gente consegue deixar a vida de todo mundo mais segura.