De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,3 milhão de contas da Poupança Social Digital – usada para que os beneficiários recebam e movimentem o Auxílio Emergencial – foram bloqueadas por suspeita de fraude e por falta de documentação.
Para que a situação seja resolvida, as contas foram divididas em dois grupos: 1.) Bloqueio completo por suspeita de fraude e 2.) Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente.
Veja, abaixo, como liberar a conta em ambos os casos.
1. Bloqueio por suspeita de fraude
Os trabalhadores com a conta bloqueada por suspeita de fraude que receberam a mensagem “É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, precisam comparecer a uma agência física da Caixa e ter em mãos um documento de identificação que comprove que você é a pessoa inscrita para receber o auxílio.
Para evitar filas e aglomerações, a Caixa estabeleceu um calendário de atendimento dividido pelo mês de nascimento do beneficiário.
Calendário para desbloqueio de contas em agências da Caixa
Mês de nascimento | Data de atendimento para desbloqueio |
Janeiro, fevereiro e março | Até 24/07 |
Abril e maio | 27/07 a 31/07 |
Junho e julho | 03/08 a 07/08 |
Agosto, setembro e outubro | 10/08 a 14/08 |
Novembro e dezembro | 17/08 a 21/08 |
2. Bloqueio por documentação pendente
Já os trabalhadores que tiveram o acesso bloqueado por problemas com a documentação, podem resolver a situação pelo próprio app Caixa Tem – sem precisar ir até uma agência física. Basta fazer assim:
- No aplicativo Caixa Tem, clique em “Liberar acesso”;
- Você irá receber as mensagens: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp” e “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO“;
- Ao clicar no link, o usuário será direcionado para uma janela do WhatsApp, onde deve enviar os documentos pendentes solicitados.
Uma nova análise será feita e o beneficiário receberá um retorno. O acesso deve ocorrer em até 24 horas. É muito importante dizer que essa mensagem só vale para aplicativo Caixa Tem.
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