O Nubank é seguro? Ainda hoje ouvimos essa pergunta de pessoas que têm interesse em ser nossos clientes, mas ficam preocupadas com nossa idade, ou o fato de sermos digitais. A resposta é: sim, somos seguros.
Mais do que isso, trabalhamos muito para garantir que nossos produtos tenham um nível elevado de segurança com o mínimo de fricção possível para o usuário – ou seja, através de tecnologia avançada e sem repassar o trabalho para nossos clientes com processos complexos e demorados.
São centenas de engenheiros, analistas de fraudes, especialistas em segurança da informação e muitas outras áreas envolvidas no desenvolvimento e manutenção dos nossos produtos.
Segurança é parte da nossa missão de empoderar as pessoas e ajudá-las a retomar o controle da sua vida financeira.
Neste post, você encontra dicas e sobre como ter uma vida financeira digital mais segura.
App Nubank: cadastro e entrada
Dá para fazer praticamente tudo no nosso app: pedir um de nossos produtos (cartão, NuConta, empréstimo), visualizar gastos na fatura, fazer transferências, resgatar pontos etc. E ele tem várias camadas de proteção que garantem sua segurança. Alguns exemplos:
Primeiro cadastro
Ao ser aprovado e se tornar nosso cliente, pedimos que cada usuário nos envie uma foto de si mesmo com um documento identificável. Isso é uma das medidas que ajuda nossos especialistas a garantir a segurança das informações.
Senhas
Todo usuário, quando vira cliente, deve criar uma senha de 8 dígitos com letras e números. É ela que dá acesso ao app caso você saia e precise fazer login novamente. Essa senha é diferente da do cartão, que tem 4 dígitos e não pode ser alterada.
Desbloqueio por biometria
Existe uma ferramenta para quem quer desbloquear o app cada vez que entra. Para ativá-la:
- Entre no menu no topo do app (onde está escrito seu nome);
- Clique em “configurações do app”;
- Selecione “Autenticação biométrica” (para o sistema iOS) ou “Proteção do app” (para o sistema Android).
Atenção: no sistema iOS, é possível fazer o desbloqueio por biometria ou identificação facial. No Android, por biometria ou senha.
Para saber mais: O app Nubank é seguro?
App Nubank: cartão de crédito
Há algumas ferramentas e configurações dentro do app que permitem que o usuário tenha controle imediato sobre seu cartão. São elas:
Notificações de gastos
Toda vez que seu roxinho é usado, o gasto aparece automaticamente na sua fatura e você recebe uma notificação. Ou seja, você descobre rapidamente se houver algum uso indevido e pode bloquear ou entrar em contato, sem precisar esperar dias até a fatura fechar.
Bloqueio e desbloqueio automático
Perdeu seu cartão? Foi roubado? Não tem certeza de onde colocou e quer garantir que ninguém use no meio tempo? É fácil: basta arrastar os ícones do menu inferior até encontrar o que diz “Bloquear cartão“. Se quiser desfazer a operação, basta clicar de novo, agora em “Desbloquear o cartão”. Sem burocracia.
Ajustar limite
Há quem prefira, por motivos de segurança, manter o limite do cartão baixo – assim, se ele for roubado ou usado sem autorização, a pessoa não poderá gastar valores altos. Para usar, clique no ícone “Ajustar limite” do menu inferior e arraste a barra até o ponto desejado. Se mudar de ideia, basta mexer de novo.
Cartão virtual
O cartão virtual é quase como um segundo cartão, com número, data de validade e CVV diferentes do cartão físico. Mas ambos estão conectados: ou seja, independente de como você gastar, tudo vai para a mesma fatura e subtrai do mesmo limite.
Ele é extremamente prático e seguro para transações online e permite que você continue usando mesmo se o físico estiver bloqueado por perda ou furto – ou seja, se isso acontecer, não será preciso mudar todos os cadastros em sites e apps
Saiba tudo sobre o cartão virtual aqui
Cartão Nubank contactless
Fazer uma compra sem inserir o cartão de crédito na maquininha e sem digitar a senha: assim é a tecnologia de aproximação, criada para facilitar a vida dos clientes na hora de finalizar uma compra presencial. A simplicidade desse operação, no entanto, deixa algumas pessoas inseguras. Mas isso não é necessário.
Como funciona a segurança do contactless?
As compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia com múltiplas camadas de segurança, que protegem as informações a cada transação.
A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para interromper atividades suspeitas. E, dentro do Nubank, as operações de fraude e segurança da informação usam tecnologia de ponta para proteger nossos clientes.
Limite do contactless
As transações por aproximação têm um limite de R$50 – qualquer compra acima desse valor exige a senha. Também só é possível utilizar o contactless até 5 vezes no dia, sem usar a senha entre as operações.
Vantagem do contactless
Além da praticidade, o contactless tem também uma vantagem adicional de segurança: com ele, o cartão nunca precisa sair da mão do dono – ou seja, não é preciso entregá-lo para um terceiro com possíveis más intenções.
Para saber mais: O contactless é seguro?
Roubo de celular
Como já explicamos, dá pra resolver praticamente qualquer coisa dentro do app Nubank. Mas o que acontece se seu celular é roubado?
Essa pode ser uma situação assustadora para muita gente. A boa notícia é: pode tirar da sua lista de preocupações o medo de o seu dinheiro não estar seguro. Se isso acontecer, nosso time irá ajudar no que for necessário para que a sua situação seja resolvida o mais rápido possível.
Passo a passo do que fazer se seu celular for roubado
Caso isso aconteça, entre em contato assim que possível com nosso time através dos canais oficiais – além do chat, você pode ligar para a central de atendimento.
E se tiver dinheiro na NuConta?
Se tiver dinheiro na conta digital e quiser movimentá-lo, a equipe do Nubank poderá fazer uma transferência ou TED para outro banco, contanto que a conta de destino esteja cadastrada no seu CPF. Basta solicitar em algum dos canais de atendimento.
Senha segura
Hoje, a maioria das pessoas tem um incontável número de senhas para tudo: e-mail, desbloqueio da tela do celular e do computador, cartões de crédito e débito, cadastro em sites de compras, etc…
Muita gente acaba caindo na tentação de fazer senhas fáceis e iguais, para não se perder, mas essa não é uma boa prática. Torna mais fácil para pessoas mal intencionadas descobrirem seu código e, se ele for repetido em outros lugares, acessar muitas informações.
Cuidados na hora de criar senhas
- Nomes de pessoas próximas ou o seu próprio, datas de aniversário e datas significativas não são uma boa ideia;
- Procure utilizar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos de maneira alternada;
- Anotar a senha em um papel e guardá-la na carteira é muito arriscado. Em casos de roubo, por exemplo, a pessoa terá acesso aos seus dados e poderá até realizar compras presenciais, utilizando o cartão e a senha;
Para saber mais: Como criar uma senha segura
Golpes
Os cartões de crédito possuem vários mecanismos de segurança para identificar e bloquear fraudes – no entanto, a maioria dos golpes sofridos pelos consumidores envolve enganar o cliente para que ele mesmo entregue seus dados.
Phishing
Phishing é um dos tipos de golpe mais comuns na internet: nele, o golpista tenta induzir a pessoa ao erro para que ela entregue voluntariamente informações ou clique em um arquivo que facilite o roubo de dados.
Normalmente, isso acontece através de e-mails, mensagens ou sites falsos – o formato e as imagens usadas nas tentativas de phishing são feitos para imitar a comunicação real usada pelas empresas. O usuário, ao pensar que se trata de uma comunicação oficial, insere os dados solicitados.
Há alguns outros tipos de phishing: solicitação de dados por telefone, programa que rouba dados disfarçado de outro arquivo, se passar por uma pessoa conhecida etc.
Não é culpa do usuário quando ele cai em um golpe – afinal, eles são muitos e cada dia mais sofisticados. Mas existem alguns cuidados a serem tomados que podem ajudar.
Veja eles aqui: Phishing: o que é e como se proteger
Para saber mais:
Como evitar golpes no cartão de crédito
Golpes usando o nome do Nubank: veja coisas que nunca fazemos
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