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Diversidade e inclusão N...

Diversidade e inclusão Nubank: o que fizemos até aqui?

Diversidade e inclusão sempre foram pilares do Nubank e nossa jornada para a construção de times fortes e diversos é contínua. Veja os nossos compromissos e avanços.



IMPORTANTE: esse texto foi publicado originalmente em outubro de 2020 e é atualizado periodicamente.

O Nubank nasceu, em 2013, com o propósito de acabar com a complexidade na vida financeira dos brasileiros. E queremos fazer isso construindo equipes fortes e diversificadas que possam resolver melhor os problemas, entender nossos clientes e impulsionar a inovação. 

Trabalhamos para sermos uma companhia atrativa para os melhores talentos que compartilhem dos nossos valores e modo de trabalhar, onde tenham o sentimento de pertencimento e desejem construir suas carreiras. Essa construção vem da consolidação de uma proposta de valor aos nossos talentos, combinando cultura, propósito, benefícios e remuneração competitivos, em um ambiente inclusivo e desafiador.

Equipes diversas trazem diferentes perspectivas de mundo e espelham nossa base de clientes, melhorando a forma como resolvemos problemas e impulsionamos a inovação.

E nossa jornada de Diversidade e Inclusão segue avançando.

“Seguimos com o objetivo de garantir que tenhamos a inclusão adequada de nossos talentos para gerar resultados comerciais superiores. Ir além da representatividade para construir um ambiente de inclusão que acolha os indivíduos, à medida que expandimos nossa presença global de origens, raças, gêneros, identidades, culturas, experiências de vida e técnicas, perspectivas, crenças e valores.” 

Helena Bertho, Diretora global de diversidade e inclusão no Nubank

Queremos dividir o que já avançamos até agora, na direção de construirmos um Nubank cada vez mais diverso e inclusivo para entregarmos soluções cada vez melhores aos nossos mais de 80 milhões de clientes. 

Ações de diversidade e inclusão do Nubank

Nosso time de D&I (Diversidade e Inclusão) foi formado em 2020 e tem como objetivo se integrar em todas as áreas do negócio – desde atração e retenção de talentos, revisão de políticas e diretrizes internas e até iniciativas para nossos clientes, como atendimento em libras e o cartão em braille.

Desde 2020, temos metas públicas para aumentar a representatividade de mulheres e pessoas negras (pretas e pardas) na nossa demografia geral e em posições de liderança até 2025. Como parte da estratégia para o cumprimento dessas metas, ao longo dos últimos anos, fizemos mapeamentos intencionais de vagas e candidatos através da aplicação de ações afirmativas e edições de programas como:

  • Yes She Codes: programa para a contratação dedicado às pessoas que se identificam como mulheres em qualquer nível de experiência de desenvolvimento de software em backend;
  • Nós Codamos: programa direcionado para a contratação de pessoas negras (pretas e pardas) em qualquer nível de experiência de desenvolvimento de software em backend;
  • BA Campus: programa dedicado à contratação de pessoas negras para o cargo de analista de negócios (business analysts, em inglês); 
  • Hack Her Way: programa dedicado à contratação de engenheiras nos níveis júnior e pleno para trabalharem na área de Segurança da Informação.

Além disso, temos um banco de talentos específico para pessoas negras (pretas e pardas) e pessoas com deficiência

As metas de representatividade, são acompanhadas anualmente e estão presentes nos OKRs dos Nubankers de diferentes níveis, inclusive nossos diretores.

Resultados até 2022

Como resultado, até 2022 temos mulheres compondo 53.4% da demografia geral do Nubank e 53.1% das posições de liderança. Pessoas negras compõem 32.7% da demografia geral do Nubank e 18.8% das posições de liderança. 

Para mais detalhes sobre a demografia do Nubank e os percentuais de nubankers em outros recortes clique aqui para acessar o relatório completo de ESG disponível em nosso blog. 

Sabemos que tão importante quanto buscar os melhores talentos é trabalhar para a retenção e a inclusão deles. Por isso, como parte das ações de diversidade e inclusão, também tivemos, ao longo dos últimos anos, programas e ações para a melhoria dos nossos processos internos, como por exemplo:

  • Programa de mentoria de mulheres e pessoas não-cis que, ao longo de 5 ciclos, contou com a participação de 408 nubankers entre pessoas mentoras e mentorandas, e teve mais de 200 horas investidas em sessões de mentoria; 
  • Primeiro programa de aceleração de carreira para pessoas negras na engenharia, que contribuiu para a promoção e avanço de carreira de 46% das pessoas participantes;
  • Licença parental estendida para todos os formatos de família;
  • Cobertura para procedimentos relativos às ações de redesignação sexual para pessoas transgêneras por meio de plano de saúde;
  • Serviços de suporte à parentalidade;
  • NuLanguage, um programa global de incentivo ao aprendizado de idiomas como inglês, espanhol e português para estrangeiros.

Educação corporativa

O Nubank entende que, se queremos aumentar a diversidade dos nossos times, é preciso reconhecer como os preconceitos estruturais operam em nossa sociedade, agir intencionalmente para desativar essas armadilhas durante os processos de avaliação e aumentar o acesso de diferentes perspectivas em nossos processos.

Nesse sentido, a frente de educação corporativa em diversidade e inclusão é outra ferramenta essencial para o reconhecimento e enfrentamento de vieses cognitivos e, por consequência, a promoção do pensamento inclusivo. Depois de ingressarem no Nu, os funcionários contam com uma plataforma exclusiva para aprofundarem em suas jornadas de aprendizagem em diversidade e inclusão. 

Por meio da nossa filosofia de aprendizagem, oferecemos uma jornada descomplicada, que inclui treinamentos formais presencialmente ou com plataformas digitais com trilhas como letramento racial, gestão inclusiva, práticas de recrutamento inclusivo,  construção de produtos inclusivos, entre outros. 

Um dos primeiros resultados da frente de educação corporativa foi um evento focado em lideranças sobre diversidade e inclusão – realizado totalmente online para mais de 2,6 mil Nubankers, em agosto de 2020. 

Já em 2022, somente na aprendizagem formal relacionada a temas de diversidade e inclusão, tivemos 5.555 participações de Nubankers em pelo menos uma sessão por mês ao longo deste ano.

Grupos de afinidade e pertencimento

Adicionalmente, apoiamos e nutrimos as atividades  que ocorrem dentro dos grupos de afinidade, que foram criados de forma orgânica a partir da pluralidade e de interesses em comum dos Nubankers. 

Atualmente, há cinco grupos de afinidade institucionalizados no Nubank, que atuam em parceria com a área de diversidade e inclusão para a co-construção de soluções, serviços e políticas. São eles:

  • NuBlacks: para pessoas autodeclaradas negras, utilizando o contexto brasileiro como referência;
  • NuPlural: para pessoas auto-declaradas com deficiência (de qualquer natureza) ou em processo de diagnóstico;
  • NuPride: para pessoas autodeclaradas LGBTQIAP+;
  • NuWomen: para pessoas que se identificam como mulher (cis e trans) e identidades de gênero transfemininas ou não binárias;
  • PurpleParents: para figuras parentais, cuidadoras, gestantes (ou em processo de tentativa) ou quaisquer outros contextos familiares que envolvam a criação e os cuidados principalmente de crianças e adolescentes.

Esses grupos contribuem para a geração de um ambiente de pertencimento, onde são discutidos tópicos relacionados às pautas próprias de cada um e, inclusive, pontos de melhorias dentro da empresa. A interação se dá por meio de atividades como rodas de conversa, compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento profissional, palestras, acolhimento sobre questões que impactam a comunidade, atividades culturais, atividades esportivas, entre outros.

Cada um dos grupos é apoiado por um membro da alta liderança do Nubank, e temos uma política de institucionalização desses grupos, garantindo que horas de trabalho dedicadas às agendas de diversidade e inclusão façam parte da jornada formal de trabalho.

Apoios e parcerias

O Nubank nasceu, em 2013, para desafiar o status quo e transformar a relação das pessoas com o próprio dinheiro. Para chegar nesse objetivo, sabemos que é necessário desenvolver produtos que dialoguem com as necessidades reais das pessoas e que sejam capazes de refletir a diversidade que existe na sociedade.

É por isso que, nessa jornada de diversidade e inclusão, também nos cercamos de profissionais e iniciativas inovadoras, que contribuem para a criação de um mundo menos complexo, mais igualitário, com acessos para todas as pessoas, plantando sementes que vão germinar e florescer no futuro para as próximas gerações. Ao longo dos últimos anos, o Nubank investiu em iniciativas como: 

  • Semente Preta: programa de apoio ao desenvolvimento de startups fundadas ou lideradas por empresários negros. Ao longo de 2021 e 2022, investimos R$ 1 milhão em seis projetos;
  • Parceria com a empresa de impacto social Alicerce Educação: em 2021, um programa educacional focado na formação de 400 jovens negros e negras em situação de vulnerabilidade social na grande São Paulo para áreas de tecnologia e experiência do cliente;
  • Boogie Week e Potências negras: em 2022, eventos de inovação, tecnologia e cultura contaram com o incentivo financeiro e participação ativa de Nubankers em painéis para o  compartilhando de conhecimento;
  • Patrocínio ao PerifaCon: conhecida como a “Comic Con da quebrada”, a edição de 2022 do evento recebeu mais de 10 mil visitantes na zona norte de São Paulo. O Nubank esteve lá como apoiador e levou convidados especiais. 

Para saber em detalhes sobre essas e outras iniciativas, clique aqui para consultar o nosso relatório ESG 2022. Todas essas iniciativas são etapas de um longo caminho que a gente sabe que precisa percorrer para sermos lembrados não só pela revolução roxa que criamos, mas como chegamos lá. Por isso, seguimos trabalhando com foco e intencionalidade em tudo o que fazemos. 

“No Nubank, diversidade e inclusão são prioridades para o nosso negócio. Reconhecemos a importância de ter uma força de trabalho que reflita e valorize os nossos clientes. Nós levamos esse trabalho muito a sério e continuaremos a ser transparentes sobre nossos esforços, reconhecendo que esse trabalho nunca estará completo. Assim como é o nosso DNA no Nubank, sempre será o primeiro dia”
David Vélez, CEO do Nubank

Nosso compromisso com os nossos times segue o mesmo desde que o Nubank surgiu: o de criar times fortes e diversos.

Leia mais:

Relatório ESG do Nubank 2022: conheça os principais indicadores

Diversidade e inclusão no Nubank

Semente Preta, o fundo de investimento do Nubank

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