Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Erro no Pix: 5 situações...

Erro no Pix: 5 situações comuns e o que fazer em cada uma delas

Chave Pix no formato errado ou não encontrada, falha de comunicação, erro na liquidação… Conheça os principais problemas e como resolvê-los.



Erro Pix: no fundo branco, fotografia de um zíper azul enrolado num zíper vermelho. Créditos da imagem: Tomas Sobek

Usar o Pix costuma ser tão fácil que, se algo não sai como o esperado, você até estranha e quer logo entender o que está acontecendo. Afinal, o que é esse erro no Pix? O que significa? Como resolver?

Primeiro, é importante entender que cada instituição tem autonomia para decidir como comunicar o erro no Pix ao cliente. A única regra do Banco Central é que a mensagem tenha um conteúdo mínimo indicado no manual do Pix.

Ou seja: apesar do texto ser diferente, o conteúdo da mensagem carrega a mesma informação.

Algumas instituições, por exemplo, criaram códigos para cada tipo de erro no Pix. Mas, como isso não é obrigatório, é mais fácil entender situações comuns e como resolvê-las. Confira abaixo.

Erro no Pix: 5 situações comuns e como resolvê-las

1. Chave Pix no formato errado

Um dos jeitos mais práticos de fazer um Pix é usando uma chave. Mas, caso a pessoa digite o dado em um formato incompatível com aqueles aceitos pelo Pix (CPF, CNPJ, email, número do telefone celular e chave aleatória), a transação não vai funcionar.

Se isso acontecer, a instituição deve comunicar que a transação não foi realizada porque houve um problema no formato da chave Pix. Alguns exemplos de mensagens que podem aparecer no app:

  • Transação não concluída. Formato da chave inválido;
  • Ocorreu um problema no formato da chave. Tente novamente;
  • Ocorreu um erro. Confira o formato dessa chave;
  • Seu Pix não foi concluído. Verifique o formato da chave informada.

Como resolver?

Caso apareça esse erro em uma transação do Pix, é necessário revisar a chave informada para garantir que ela está em um formato válido (CPF, CNPJ, email, número do telefone celular e chave aleatória) e escrita da maneira correta (sem caracteres especiais, como asterisco ou jogo da velha). Se necessário, peça para quem vai receber o Pix confirmar novamente a chave.

2. Chave Pix não encontrada

Outro erro que pode acontecer ao usar uma chave Pix é ela não ser encontrada no sistema de pagamentos instantâneos – seja porque houve um erro na digitação, seja porque a chave ainda não foi cadastrada.

Caso isso aconteça, a instituição deve informar que a transação não foi realizada porque a chave não foi encontrada. Por exemplo:

  • Transação não concluída. Chave inexistente
  • Chave não localizada. Tente novamente.
  • Ocorreu um erro. Não foi possível encontrar essa chave.
  • Pix não concluído. Verifique se a chave está correta.

Como resolver?

Revise a chave informada para ver se você a digitou corretamente. Se o erro persistir, avise a pessoa que vai receber a transação e peça para ela mandar novamente a chave.

3. Falha de comunicação com o sistema do Pix

Se você tentar fazer um Pix e der erro por falha de comunicação, significa que o sistema da sua instituição financeira não conseguiu trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) – o serviço do Banco Central que permite buscar detalhes de contas transacionais por meio das chaves.

Neste caso, a instituição deve informar que a transação não foi realizada pois houve um problema técnico ou de comunicação. Por exemplo:

  • Transação não concluída. Falha de comunicação. Tente novamente;
  • Seu Pix não foi finalizado. Tivemos problema técnico. Tente novamente;
  • Desculpe, tivemos um problema de comunicação. Tente novamente.

Como resolver?

Quando o Pix não é efetivado por falha de comunicação, geralmente é porque o sistema está apresentando alguma oscilação – seja da instituição financeira, seja do próprio Pix. Neste caso, você pode esperar um pouco e tentar novamente depois de um tempo.

4. Erro na liquidação da transação

Outro problema que pode aparecer para você é o erro na liquidação do Pix. Ou seja: que a transação não foi realizada, seja porque não tem saldo suficiente na conta, seja porque a conta de quem vai receber está indisponível ou não existe, seja porque aconteceu algum erro no processamento ou falha técnica, ou ainda porque extrapolou o tempo limite.

Se isso acontecer, a instituição deve informar que a transação não foi realizada e especificar qual foi o problema. Por exemplo:

  • Pix não realizado, o saldo que você possui não foi suficiente;
  • Transação não concluída. Conta do destinatário indisponível;
  • Transação não concluída. Erro de processamento;
  • Desculpe, tivemos uma falha técnica. Tente de novo;
  • Esse Pix está levando mais tempo que o esperado e não pode ser concluído. Tente de novo.

Como resolver?

Depende de cada situação que gerou o erro na liquidação. Se o saldo é insuficiente, por exemplo, é necessário colocar dinheiro na conta para que a transação seja realizada. Se a conta do destinatário está indisponível, é importante checar com a pessoa se houve algum problema – e, dependendo do caso, pedir outra conta. 

Por outro lado, se houve um erro no processamento, falha técnica ou a transação extrapolou o tempo máximo para ser realizada, provavelmente o sistema está sofrendo oscilação. Neste caso, o ideal é esperar um pouco e tentar novamente.

5. Problema com QR Code do Pix

Se você tentar pagar um QR Code do Pix, também pode acontecer alguns tipos de erro. Duas situações comuns são: o código se refere a uma chave inexistente ou ele perdeu o prazo de validade.

Nestes casos, a instituição deve informar que a transação não foi realizada porque houve um problema técnico ou de comunicação (se a chave não existir), ou porque o QR Code não é mais válido. Por exemplo:

  • Transação não concluída. Falha de comunicação. Tente novamente;
  • Erro ao realizar o Pix. QR Code inválido. Faça uma nova tentativa.

Como resolver?

Independentemente da causa, é necessário avisar a pessoa ou o estabelecimento que emitiu o QR Code sobre o erro e pedir um novo código.

Leia mais:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 2.76 / 5

Você já votou neste post