Desde 24 de julho de 2020, quem solicita o seguro-desemprego pode receber o dinheiro na conta bancária de sua preferência. Antes, o benefício era pago somente na Caixa Econômica Federal. A medida tem como objetivo facilitar o acesso ao seguro-desemprego durante a pandemia da Covid-19.
O depósito em conta poupança ou corrente, uso do cartão cidadão, saque em caixas eletrônicos do banco e o atendimento presencial nas agências continuam disponíveis. Porém, com a mudança, o beneficiário pode decidir onde quer receber o valor.
Mas pode receber o seguro desemprego em qualquer conta?
Não. Existem alguns critérios.
- A conta escolhida deve ser de mesma titularidade – ou seja, pertencer à pessoa que vai receber o benefício.
- Os dados informados não devem ser de conta salário. Estas só devem receber depósitos e transferências de empregadores.
Como alterar a conta para receber o seguro desemprego?
Para receber o benefício na sua própria conta bancária, na hora de solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador precisa informar se a conta é corrente ou poupança, o número e o nome do banco, o número da agência com o dígito verificador e o número da conta de mesma titularidade, sem esquecer do dígito verificador.
A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br e também está disponível para quem buscar atendimento presencial nas unidades de atendimento ao trabalhador.
Como solicitar o seguro-desemprego?
É possível ir pessoalmente a agências do Ministério do Trabalho (veja aqui uma lista completa por estado), mas também é possível fazer a solicitação online pelo site Emprega Brasil.
- Acesse o site Emprega Brasil e clique em Cadastrar (canto superior direito). É preciso preencher um cadastro primeiro que inclui seus dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, etc) e depois responder à cinco perguntas sobre seu histórico de trabalho .
- Com o cadastro feito, acesse a página do Emprega Brasil e selecione a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”.
- Preencha mais um cadastro (são oito páginas que irão ajudar o sistema a sugerir vagas de emprego disponíveis na sua área).
- Agende interesse nas vagas e se inscreva em cursos de qualificação.
- Confirme o interesse em solicitar o seguro-desemprego.
- Agende o atendimento presencial para liberar as parcelas do seguro.
- O pagamento ocorre a partir de 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.
Número do requerimento para seguro-desemprego
Ele é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.
Veja aqui em detalhes como dar entrada no seguro desemprego ou acesso o site do MTE com um passo a passo ilustrado de como solicitar o benefício pela internet. Veja aqui.
Seguro-desemprego: como solicitar o benefício online
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