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Como as gerações Z, Mill...

Como as gerações Z, Millennial, X e Baby Boomer lidam com dinheiro e usam produtos financeiros no Brasil?

Pesquisa do Ipsos realizada a pedido do Nubank mostra que Pix é unanimidade entre as gerações e ter uma reserva de emergência é o principal objetivo financeiro, mas as semelhanças param por aí.



Imagem mostra uma mulher negra de perfil. De um lado, parte do corpo dela veste uma roupa formal marrom. De outro, parte do corpo dela veste uma roupa informal da mesma cor. Ela está com um braço esticado. Nele há várias sacolas de compras coloridas.

Você já sacou ou depositou dinheiro em caixa eletrônico? Já usou cartão virtual ou carteira digital? O ano de nascimento determina a qual geração uma pessoa pertence, mas a resposta para essas perguntas também pode dar um caminho. É o que mostra um estudo do Ipsos, realizado a pedido do Nubank. Segundo a pesquisa, o uso de produtos e serviços financeiros entre a Geração Z, os Millennials, a Geração X e os Baby Boomers é diferente no Brasil, mesmo em um mundo em que o digital predomina. 

As diferenças de comportamento entre as gerações estão, principalmente, no uso de serviços físicos e digitais, na busca por educação financeira e no modo de organizar as finanças. Mas há também semelhanças: o Pix, por exemplo, é o meio de pagamento mais usado por todas as gerações analisadas. 

A seguir, conheça mais sobre o comportamento da Geração Z, dos Millennials, da Geração X e dos Baby Boomers na hora de lidar com o dinheiro e serviços financeiros. 

Quem é a Geração Z, quem são os Millennials e as demais gerações abordadas na pesquisa?    

Para realizar a pesquisa, o Ipsos fez 1.800 entrevistas em setembro de 2024 no Brasil, Colômbia e México (600 entrevistas em cada país). Foram entrevistados homens e mulheres, das diferentes gerações, das classes média e alta, que possuem serviços financeiros em geral, como conta corrente e poupança, cartão de crédito, investimentos ou empréstimos. 

Quem é a Geração Z? 

Não há um consenso sobre os anos exatos que marcam a virada de uma geração para outra. Para a pesquisa, o Ipsos entrevistou pessoas da Geração Z com idade entre 18 e 25 anos. 

Quem são os Millennials? 

Fazem parte da Geração Millennial (ou Geração Y), para o Ipsos, os nascidos entre 1984 e 1998. Ou seja, os representantes dessa geração tinham, ao responder a pesquisa, entre 26 e 40 anos. 

Quem é a Geração X? 

Aqueles que nasceram entre 1964 e 1983 são considerados da Geração X no estudo, segundo o Ipsos. Ou seja, no momento em que a pesquisa foi realizada eles tinham entre 41 e 60 anos. 

Quem são os Baby Boomers?

Já os Baby Boomers são aqueles nascidos entre 1945 e 1963, segundo o Ipsos. Ou seja, quando responderam a pesquisa eles já tinham mais de 61 anos. 

Os dados abordados a seguir referem-se aos resultados do mercado Brasil. 

Geração Z e Millennials: como eles usam diferentes produtos e serviços financeiros? 

Na hora de usar alguns produtos e serviços financeiros, os Millennials (1984 a 1998) e a Geração Z (1999 a 2009) são tão diferentes assim? Serviços que são acessados em locais físicos distanciam uma geração da outra, segundo o estudo, mas quando os produtos são virtuais, há mais semelhanças do que diferenças. 

Por exemplo: 26% dos entrevistados da Geração Z nunca fizeram na vida um depósito em caixa eletrônico. Esse número cai para 10% entre as pessoas da Geração Millennial. Contudo, 13% dos representantes das duas gerações nunca usaram cartão de crédito virtual e a taxa de não uso do cartão de débito virtual é próxima: 23% entre a Geração Z e 18% entre os Millennials.

Confira quais produtos e serviços que os entrevistados pelo Ipsos da Geração Z e dos Millennials afirmam nunca ter usado.

Geração X e Baby Boomers: produtos digitais distanciam as gerações 

Considerando o uso dos mesmos serviços financeiros, a Geração X (1964 e 1983) e os Baby Boomers (1945 e 1963) têm comportamentos muito diferentes, principalmente no uso de produtos digitais. Enquanto quase metade dos Baby Boomers nunca usou cartão de crédito virtual e carteira virtual, apenas 24% e 23% da Geração X usaram cartão virtual de crédito e carteira virtual, respectivamente.

Comparando as quatro gerações, o estudo mostra que a Geração Z, os Millennials e a Geração X têm comportamentos mais parecidos do que diferentes, enquanto os Baby Boomers são os que mais se distanciam em relação ao uso de ferramentas digitais.

Pix: a unanimidade entre as gerações

Se tem um ponto de semelhança entre as quatro gerações analisadas pelo estudo é o uso do Pix. O meio de pagamento instantâneo foi apontado como o produto financeiro utilizado com mais frequência pela Geração Z, Millennials, Geração X e também pelos Baby Boomers.

Na média geral da pesquisa, três em cada quatro entrevistados fazem transações por Pix de maneira recorrente, mostrando a adesão massiva da população a essa forma de pagamento. 

Educação financeira aumenta a cada geração 

O estudo mostra que o número de pessoas que afirmam ter contato com a educação financeira aumenta a cada geração: 46% dos entrevistados da Geração Baby Boomer dizem ter aprendido educação financeira. Esse número aumenta para 70% entre os entrevistados da Geração X e para 81% entre os Millennials. 

A pesquisa não apontou um percentual para a Geração Z. Uma das hipóteses, segundo o Ipsos, é que em todas as gerações a idade para começar a aprender sobre o tema foi aos 20 anos, sugerindo que a Geração Z (18 a 25 anos) está justamente no momento de ter seu primeiro contato com o assunto.
De maneira geral, no Brasil, 84% dos entrevistados pelo Ipsos estão buscando informação sobre esse tema, e os sites e aplicativos das instituições financeiras são os principais canais de busca para aproximadamente 4 em cada 10 respondentes.  

Ter reserva de emergência é principal objetivo, independentemente da geração

O Ipsos perguntou para todos os entrevistados quais são os principais objetivos deles quando o assunto é guardar dinheiro e investir. E ter uma reserva de emergência é o principal objetivo para mais da metade dos entrevistados no Brasil.

Apesar do objetivo em comum, o hábito de investir ainda é recente entre os entrevistados, segundo o estudo. No Brasil, metade deles começou a guardar ou investir dinheiro há menos de dois anos. E ter ferramentas que facilitem esse processo é fundamental. 

O Nubank, por exemplo, criou as Caixinhas, uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, de acordo com os objetivos de cada pessoa, direto no aplicativo. Você escolhe o objetivo, pode definir uma meta financeira para ele e acompanhar a evolução dessa meta pelo app. Todo o processo, da criação à gestão da sua Caixinha, é simples, facilitando o hábito de guardar dinheiro. Os dados internos do Nu, inclusive, mostram que entre os clientes que passaram a aplicar em produtos do Nubank todo mês, ao menos 70% usaram as Caixinhas como primeira ferramenta para poupar seus recursos, patamar que evoluiu e chegou a mais de 97% em julho de 2024.

Os dados internos do Nubank no Brasil ainda mostram que a reserva de emergência é o principal objetivo entre quem usa as Caixinhas em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda. Em julho, 46% das Caixinhas tinham a reserva como objetivo.

Acesse aqui o estudo completo do Ipsos, feito a pedido do Nubank

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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