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Gestão do tempo: 4 estra...

Gestão do tempo: 4 estratégias para aumentar a produtividade do seu negócio

Uma gestão eficaz do tempo pode ajudar a pessoa empreendedora a organizar melhor as tarefas do dia a dia e tornar o negócio mais produtivo e rentável.



Imagem de um notebook ao lado de uma calculadora roxa, de um cofre de porquinho rosa, e de um livro de capa roxa com um relógio digital sobre ele. Há também uma mão colocando uma moeda dentro do porquinho.

Quem empreende provavelmente já teve a sensação de que faltam horas no dia. Claro que existem demandas que só a pessoa dona do negócio pode resolver e imprevistos acontecem o tempo todo. Mas, com algumas técnicas e ferramentas, é possível ter uma melhor gestão do tempo, da sua agenda e da sua equipe – caso você tenha um time para gerenciar.

A seguir, confira como a gestão do tempo pode aumentar a produtividade do seu negócio e descubra algumas estratégias para colocá-la em prática.

4 estratégias para ter uma gestão do tempo eficaz e aumentar a produtividade do seu negócio

1. Estabeleça prioridades

A primeira dica para ter uma gestão eficaz do tempo é ter foco e estabelecer prioridades. Pergunte a você mesmo:

“Qual é a prioridade do meu negócio neste momento?” e “Quais são as coisas mais importantes que eu preciso fazer para chegar ao meu objetivo principal?”.

Com isso em mente, você consegue dizer “não” a tudo aquilo que é secundário, sem perder tempo com decisões que não vão movimentar o ponteiro do seu negócio. Às vezes, a sensação de não ter tempo para nada ou de estar em uma maratona sem fim pode ser justamente porque você nem sabe para onde está correndo. 

Importante: Garanta que depois de definir o foco da empresa no momento, você comunique o restante da equipe e direcione a rotina para que todos trabalhem pelo mesmo objetivo.

O que é OKR e como usá-lo para definir melhor as metas da sua empresa?

2. Use (e controle) sua agenda

Para ter mais produtividade, você pode usar ferramentas de gestão do tempo e organização de projetos. Uma simples agenda pode ser uma delas.

O controle da sua rotina começa quando você sabe exatamente o horário e o local onde precisa estar para uma reunião e outros compromissos, por exemplo.

Mas, se sua agenda está tomada de responsabilidades “inadiáveis”, é sinal que tem algo errado. Reflita:

  • As reuniões poderiam ser mais curtas?
  • Eu realmente preciso estar em todas elas? 
  • É possível delegar algumas coisas?

Uma boa gestão do tempo também deve considerar momentos de foco e concentração, que só existem quando você não precisa pular de reunião em reunião o tempo todo.

Bloqueie períodos do dia para realizar tarefas mais analíticas e criativas, e estimule o mesmo entre a sua equipe. Você pode definir, por exemplo, que o time todo não fará reuniões em um dia específico da semana.

Missão, visão e valores: como definir na sua empresa?

3. Crie paineis de gerenciamento

Para organizar entregas coletivas e ter visibilidade sobre o andamento das tarefas do time, os aplicativos de gerenciamento de projetos ajudam bastante, pois permitem que você crie listas de afazeres com prazos de entrega em um lugar só.

Dá para adicionar todas as pessoas do seu time no mesmo quadro de projeto, além de incluir arquivos, links e marcadores coloridos para categorizar as demandas. Você também pode deixar feedbacks e comentários para facilitar a interação entre os responsáveis de cada tarefa, além de conseguir ter uma visualização do calendário de entregas do trimestre todo.

Existem várias opções de painéis de gerenciamento desse tipo disponíveis no mercado, como o miro e o monday.com, você pode escolher o que mais funciona para o seu perfil.

4. Use o Assistente de Pagamentos do Nubank para auxiliar sua gestão do tempo

Você também pode automatizar alguns processos burocráticos da sua rotina para liberar mais tempo para o que realmente importa. Especialmente aqueles que acontecem de forma recorrente, como pagamentos de fornecedores e contas gerais. 

O Assistente de Pagamentos da conta PJ do Nubank te ajuda a manter os compromissos financeiros da sua empresa em dia e auxilia no controle das finanças no seu negócio. 

Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix –, te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e sinaliza  quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. 

Com o Assistente de Pagamentos, você pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

Leia também: 

Como organizar o financeiro de uma empresa?

Como acessar a conta PJ do Nubank? 

Conciliação bancária: por que ela importa na sua empresa?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

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