O Nubank nasceu, em 2013, para devolver às pessoas o controle sobre a própria vida financeira. Ficamos muito felizes de ter conquistado a confiança de milhões de clientes que, com a gente, se livraram da burocracia. Mas a gente também sabe que, com a exposição e o crescimento, veio um efeito colateral: o aumento do número de pessoas mal intencionadas que tentam aplicar golpes usando indevidamente o nome ou a marca do Nubank.
Recebemos diversos relatos de clientes e não-clientes denunciando tentativas de enganar as pessoasusando a nossa marca. Sites falsos e mensagens mentirosas enviadas por WhatsApp, e-mail, SMS, redes sociais e até ligações são os mais comuns.
Na maioria das vezes, os golpistas tentam usar mensagens chamativas como “aprovação garantida do cartão de crédito Nubank”, um “limite alto liberado sem análise”, “empréstimo sem verificação de dados”, aviso de que “uma compra foi feita com o seu cartão” ou mesmo uma promoção falsa em nome do Nubank com uma suposta promessa de Pix.
Outras vezes, criam contas falsas fingindo se passar pelo atendimento do Nubank e pedem aos clientes para realizar alguma transação no aplicativo. Confira algumas táticas comuns no vídeo abaixo.
Nossos times trabalham rápido para tirar do ar as páginas que propagam esse tipo de informação – mas a gente acha importante também mostrá-las aqui para que mais pessoas fiquem atentas e não caiam no “golpe Nubank”, ou seja, fraudes que usam o nome do Nubank.
Parece o Nubank, mas não é o Nubank: conheça nossas iniciativas de prevenção a golpes
Golpe Nubank: 9 dicas para não cair em golpes com o nome do Nubank
Abaixo, confira mais detalhes de como funciona a nossa comunicação, o que a gente não faz de jeito nenhum e alguns dos golpes comuns, como phishing e o e o golpe da falsa central de atendimento, que são aplicados usando nosso nome.
1. O Nubank NÃO pede a senha do seu cartão em promoções (nem a senha do seu e-mail)
Promoções falsas, que usam o nome do Nubank, querem enganar possíveis clientes e não clientes. Algumas pedem que a pessoa acesse uma página e preencha um cadastro que inclui a senha do cartão ou até mesmo login e senha do e-mail.
O Nubank não pede que os clientes informem sua senha em um site de promoção – e não pede login e senha de e-mail.
2. Tome cuidado com campanhas que oferecem “Pix na hora”
Se você encontrar alguma promoção de “aniversário Nubank”, “páscoa Nubank” ou “Pix Natalino Nubank” prometendo Pix na hora, pode desconfiar: é golpe.
Em geral, os criminosos usam datas comemorativas como gancho para criar promoções falsas na internet, prometendo lucro rápido. As comunicações costumam ser as mesmas – você supostamente entra em um link, preenche os seus dados na página e recebe o dinheiro na conta. Só que o suposto site de cadastro na promoção é falso.
Ao preencher, você entrega suas informações pessoais ao golpista sem nem perceber, ou então corre o risco de contaminar o seu dispositivo com vírus e malwares que podem existir no link. Na dúvida, não faça nada e nem compartilhe o link da suposta promoção com a sua rede de contatos.
E se, eventualmente, o Nubank realmente criar uma promoção, os clientes serão avisados e devidamente orientados em um dos nossos canais de notícias oficiais, como neste blog e nas redes sociais, além do próprio aplicativo.
Você também pode buscar o atendimento Nubank caso precise de ajuda. Lembre-se de nunca clicar em links enviados por canais não-oficiais e, caso você seja abordado, não compartilhe nenhum dado pessoal ou financeiro.
3. O Nubank não faz ligações nem manda e-mail ou SMS para confirmar transações suspeitas
Seu telefone toca e, do outro lado da linha, um suposto atendente do Nubank diz que há algo de errado com a sua conta ou que uma transação suspeita foi identificada. Ele te orienta para que você cancele a operação o mais rápido possível e pede pela sua senha ou solicita um Pix com a promessa de que ele irá anular a transação.
Se isso acontecer com você, desligue na hora: é golpe. O mesmo vale caso você receba um SMS de compra suspeita, como neste exemplo.
Golpe do SMS: como acontece e como evitar?
4. Preste atenção aos canais de comunicação
Desconfie de mensagens enviadas por canais não-oficiais do Nubank e de e-mails pedindo senhas ou qualquer outro dado pessoal.
Caso receba algo desse tipo, reporte e entre em contato com a gente por um de nossos canais de atendimento, como chat e telefone (4020 0185 e 0800 591 2117).
Ah, lembrando que nosso app só deve ser baixado nas lojas oficiais: App Store ou Google Play.
Isso vale também para números de telefone que se passam por nós – só conversamos via redes sociais, pelos nossos perfis oficiais, ou pelos números de telefone oficiais do Nubank.
5. O Nubank não distribui convites para o cartão de crédito via redes sociais
Mensagens no WhatsApp, Facebook ou qualquer outra rede social distribuindo convites assinados pelo Nubank são falsas.
O pedido do nosso cartão pode ser feito pelo site do Nubank ou no nosso blog, no botão “Quero ser cliente”, ou através de um link indicado por algum amigo ou conhecido que já seja cliente e te mande o convite.
No caso de um amigo que tenha te indicado, ele pode, sim, enviar o link da indicação através do WhatsApp, e-mail ou Facebook, mas o domínio do link sempre será do próprio site do Nubank, www.nubank.com.br.
Encontrou um link e ficou na dúvida? Pode entrar em contato com a gente para checar se ele é verdadeiro antes de sair preenchendo cadastros.
6. O Nubank não libera cartões de crédito sem análise
Todo mundo passa por uma análise e, somente após a verificação das informações, nós conseguimos dizer se é ou não possível liberar um cartão de crédito.
Não acredite em propagandas enganosas, como “Cartão Nubank com aprovação imediata”, “Você acabou de ser selecionado para ter um cartão”, “O Nubank está distribuindo convites de aprovação automática” ou “Sem consulta ao SPC/Serasa”.
Todas as pessoas que pedem o cartão de crédito Nubank passam por uma análise de perfil e de crédito. Não acredite em mensagens ou demais comunicações que digam o contrário.
Confira mais informações sobre como pedir o cartão Nubank aqui. Esses são os únicos canais oficiais que possuímos e por onde você deve pedir o seu cartão.
7. O aumento de limite é feito apenas pelo aplicativo
Nenhum limite de crédito é prometido antes que o cartão de crédito seja liberado para nossos clientes. Ou seja: você só descobre qual será o seu limite quando aprovamos seu pedido do cartão Nubank.
Caso você queira alterar o seu limite, é preciso ir até a barra de limite que fica no seu app e ajustar por lá. Esse procedimento é gratuito: não cobramos nenhuma taxa para analisar o seu pedido de aumento.
Algumas vezes o Nubank aumenta o limite do cliente proativamente, levando em conta o comportamento de gastos de cada um. Porém, quando isso acontece, o cliente é avisado por e-mail, além de receber uma notificação no app.
Por isso, não acredite em mensagens, links ou imagens que prometem convites ou cartões com limites já definidos, como no exemplo acima. O limite do seu cartão Nubank sempre depende do perfil do cliente e da análise que fazemos.
8. O cartão de crédito convencional do Nubank é gratuito.
Não efetuamos nenhum tipo de cobrança na hora de realizar o cadastro – e nem depois. Exceto para o cartão Ultravioleta, o nosso cartão Black. Saiba mais aqui.
Mensagens que dizem algo como “após o pagamento do boleto, iremos te liberar um cartão de crédito” são golpe. Assim como no caso de aumento de limite, o Nubank também não cobra nada na hora de efetuar o cadastro.
9. O empréstimo está disponível apenas para clientes Nubank
A opção de empréstimo no Nubank está disponível apenas para quem já é cliente. Não exigimos o pagamento de nenhum boleto para que o empréstimo seja liberado e não depositamos o empréstimo em contas de outros bancos (com exceção do empréstimo consignado do INSS do Nubank, cujo valor vai direto para a conta onde o cliente recebe o benefício).
É importante ficar sempre atento aos nos nossos canais oficiais e qualquer dúvida ou conteúdo suspeito, entrar em contato com a gente por aqui.
Canal de Denúncias do Nubank: saiba como denunciar uma tentativa de golpe
Caso você encontre um golpe por aí que usa o nome do Nubank de forma indevida, você pode abrir um chamado no Canal de Denúncias do Nubank. Ao fazer isso, você nos ajuda a solucionar o problema de forma mais rápida e garante que outras pessoas não caiam no golpe. Clique aqui para saber como registrar uma ocorrência no Canal de Denúncias do Nubank.
Caí em um golpe, e agora?
Se mesmo tomando todos esses cuidados você ainda caiu em um golpe, o primeiro passo é não se desesperar. Clientes do Nubank têm à disposição suporte 24h, 7 dias por semana, em um dos nossos canais de atendimento oficiais. Depois, registre um boletim de ocorrência e mantenha o seu e-mail atualizado: é por lá que nós entraremos em contato para te orientar.
Além disso, nós temos a página nubank.com.br/seguranca justamente para te ajudar caso você caia em um golpe, ou para se prevenir.
E lembre-se: o Nubank nunca liga para confirmar transações suspeitas no cartão ou envia mensagens ou e-mails para solicitar que você compartilhe sua senha ou qualquer código de segurança. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para anular uma transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe.
Leia mais:
O que é o golpe da falsa central de atendimento?
Me Roubaram: como bloquear seu cartão e deslogar sua conta Nubank em casos de roubo, furto e perda
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