Você recebe uma mensagem que supostamente é do seu gerente, do seu banco ou de uma operadora de cartão oferecendo um cartão de crédito, mais limite ou um empréstimo. Mas, para isso, é necessário pagar uma taxa para liberar esses produtos. Cuidado: você está prestes a cair no golpe da taxa do cartão de crédito e do empréstimo.
A fraude não é nova, mas à medida que surgem novos canais de comunicação ou são anunciadas mudanças em regras de produtos financeiros, ela ganha novos roteiros e camadas. Mas, na prática, o objetivo dos criminosos é o mesmo: roubar o seu dinheiro e até mesmo os seus dados.
A seguir, saiba mais sobre o golpe e como se proteger dele.
Como funciona o golpe da taxa do cartão de crédito e do empréstimo?
Nessa fraude, os criminosos se passam pelo seu gerente, seu banco ou por um “intermediário autorizado” com o discurso de que você pode ter um cartão de crédito de uma determinada instituição financeira, mais limite ou mesmo conseguir um empréstimo se você pagar uma taxa.
Essas mensagens fraudulentas costumam chegar por diferentes meios, como e-mail, SMS, WhatsApp, ligação ou até mesmo pessoalmente. Nesse último caso, os golpistas usam o golpe do falso motoboy para cometer o crime. Ou seja, eles enviam um falso motoboy para a sua casa para supostamente entregar um cartão de crédito, mas exigem o pagamento de uma taxa ao falso profissional para você conseguir o produto.
Como os criminosos convencem as vítimas a pagar a taxa?
Para aplicar o golpe da taxa do cartão de crédito e do empréstimo, os criminosos usam técnicas de engenharia social, um tipo de manipulação. Na prática, eles te convencem de que são quem realmente dizem ser e que conseguirão aquilo que você quer: mais crédito.
Em outras palavras, eles usam narrativas e técnicas para construir uma relação de confiança com as vítimas e identificar as vulnerabilidades delas. Quando o assunto é finanças, não é raro encontrar as vítimas “perfeitas”: pessoas que precisam de dinheiro rápido.
Por isso, uma das técnicas mais comuns deste golpe, e de muitas outras fraudes financeiras, é o senso de urgência: os criminosos afirmam que essa oferta de cartão de crédito, de mais limite ou de empréstimo não poderá ser feita novamente, que é só para aquele momento e que eles não podem fazer mais nada depois.
Em resumo, eles te convencem de que pagar a taxa é o caminho mais curto e simples para conseguir o cartão ou o empréstimo.
Outro método comum dos golpistas é usar muitos termos técnicos para convencer as vítimas de que eles são das instituições financeiras ou operadoras de cartão. É possível até que eles usem algumas informações que eles possuem sobre você.
Quais são os sinais do golpe da taxa do cartão de crédito ou empréstimo?
Para não cair neste ou em outros golpes financeiros, fique atento aos seguintes sinais:
- Ofertas feitas em canais não oficiais: se você receber a oferta do cartão por alguma mensagem em redes sociais, SMS ou WhatsApp, já ligue o sinal de alerta. Em linhas gerais, as instituições financeiras oferecem seus serviços diretamente pelo aplicativo ou e-mail;
- E-mails incomuns: se você recebeu um e-mail com alguma oferta de crédito, ainda que ele pareça legítimo, cheque a veracidade por meio dos canais oficiais da sua instituição financeira, seja por telefone ou chat no app. Evite ligar para números de telefone que estão nesse e-mail e não clique em qualquer link dele.
- Senso de urgência: as mensagens deste, e de muitos golpes financeiros, usam essa técnica para que as vítimas não tenham tempo de pensar no que estão fazendo. Por isso, se a oferta chegar com expressões como “vale só para agora”, “se você não aproveitar agora, não há nada que eu possa fazer”, “dinheiro na sua conta imediatamente”, fique atento.
- O pedido da cobrança de taxa: o sinal mais importante deste golpe é a cobrança da taxa em si. As instituições financeiras não cobram taxas de liberação de cartão de crédito e menos ainda para conceder empréstimo. Saiba mais a seguir.
Os bancos e as operadoras de cartão de crédito cobram taxas para liberar empréstimo e cartão de crédito?
A cobrança de taxas para liberar crédito ou cartão de crédito não é uma prática do mercado. O que existe, em muitos casos, é o pagamento de mensalidade de alguns cartões de crédito premium, que têm mais vantagens para o usuário; e até mesmo o pagamento da taxa de emissão de algum cartão específico.
Mas essas condições são informadas diretamente pela sua instituição financeira nos canais oficiais, como aplicativo e telefone.
O Nubank, por exemplo, não cobra qualquer taxa para você ter um dos cartões da instituição. O Cartão Ultravioleta, produto da experiência dedicada a clientes de alta renda, tem regras de isenção de mensalidade, mas não há uma taxa de emissão ou de liberação. Isso não existe. As regras de isenção estão nos canais oficiais do Nubank, como o aplicativo e o site. São nesses canais que você encontra as informações corretas dos produtos do Nu.
Existe cobrança de taxa para liberar empréstimo?
A cobrança de taxa para liberação de empréstimo, além de não ser uma prática do mercado financeiro, é ilegal e proibida pelo Banco Central desde 2008. Ou seja, se alguém ou uma instituição está exigindo um pagamento para liberação de uma linha de crédito, eles estão cometendo um crime.
O que existe é uma análise de crédito feita pelas instituições financeiras para fazer essa liberação. Mas essa análise não tem qualquer custo para o cliente e é feita de forma frequente pelas empresas, sem que o cliente precise pedir. As únicas taxas que existem em um empréstimo são aquelas que as pessoas pagam ao obter o crédito, como a taxa de juros e os impostos, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Em outras palavras, não existem taxas que devem ser pagas para a liberação de um crédito, apenas as taxas que devem ser pagas ao se conseguir um empréstimo.
O Nubank, bem como outras instituições financeiras, não cobra nenhuma taxa para liberação de um crédito. E as ofertas dos empréstimos do Nu são feitas diretamente pelo aplicativo. Se quiser saber quais linhas de crédito estão disponíveis para você, basta acessar a tela inicial do app e clicar na seção “Empréstimo”. E se tiver alguma dúvida sobre esse e qualquer produto, o atendimento do Nubank está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, no aplicativo ou telefone.
Leia também
O que a Receita Federal sabe sobre você?
Golpe da fiscalização do Pix: saiba como os fraudadores estão usando as mudanças da Receita Federal
Phishing, Vishing e Smishing: o que são esses golpes?
O que é o golpe da falsa central de atendimento?
Golpe do WhatsApp: como funcionam os golpes financeiros por mensagem?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.