Em outubro de 2023, o programa Desenrola Brasil iniciou uma nova fase: nesta etapa, pessoas cujas dívidas pertencem aos critérios da Faixa 1 (saiba mais sobre ela abaixo) podem negociar seus débitos em um novo portal do Governo Federal – e, para ter acesso a ele, será necessário criar uma conta gov.br.
Se você não tem a menor ideia do que isso significa, não se preocupe: abaixo, você descobre tudo que você precisa fazer para usar a conta gov.br no Desenrola Brasil.
Faixa 1 do Desenrola Brasil: o que isso significa?
As negociações no portal do Desenrola Brasil, lançado em outubro no link desenrola.gov.br são específicas para pessoas e dívidas que se enquadram nos critérios da Faixa 1 do programa.
A Faixa 1 do Desenrola Brasil é destinada, principalmente, para:
- Pessoas que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Pessoas que tenham até R$ 5 mil em dívidas apontadas nos birôs de créditos;
- Dívidas que não tenham sido pagas em janeiro de 2019 ou após esta data, tenham sido negativadas até dezembro de 2022 e com registro ativo em 28 de junho de 2023.
Caso você e suas dívidas se enquadrem nos critérios acima, a dívida poderá ser negociada via portal do Governo Federal. Mesmo que você tenha dúvidas sobre as regras, entre no portal, clique em “Minhas dívidas” e consulte se há ou não uma negociação disponível para você. Se você tiver dívidas elegíveis à Faixa 1, elas estarão listadas na página.
Saiba mais sobre as condições de pagamento e parcelamento aqui
Afinal, o que é a conta gov.br?
A conta gov.br é uma identificação digital que unifica vários serviços públicos. Ou seja, com um único cadastro, você tem acesso ao próprio Desenrola Brasil até à Receita Federal, ao INSS, ao SUS, e a documentos como a carteira de trabalho digital, CNH e muito mais.
Com a conta gov.br, em vez de preencher vários cadastros com suas informações pessoais, dá para centralizar tudo sobre você em um só lugar.
Mas não basta abrir a conta gov.br, também é necessário garantir que ela tenha os certificados adequados para te proteger e permitir o acesso aos serviços públicos. Por isso, a conta gov.br tem três níveis de certificação, que são como níveis de segurança: ouro, prata e bronze, sendo que ouro é o nível máximo e bronze é o nível mínimo.
Na prática, isso quer dizer que quanto maior o nível de segurança, mais serviços você pode acessar. No caso do Desenrola Brasil, no entanto, basta que a sua conta tenha o nível bronze para abrir uma negociação à vista ou parcelada no portal de credores da Faixa 1. Descubra, abaixo, como fazer isso.
Como criar uma conta gov.br?
Criar a conta gov.br é bem simples. Além do website para computador, você também pode usar o app gov.br para fazer isso, basta baixá-lo na loja oficial de aplicativos do seu celular.
Depois de escolher sua forma de acesso, siga o passo a passo:
- Insira seu CPF na plataforma e clique em “Continuar”;
- Leia os termos e condições e, caso esteja de acordo, clique em “Continuar” novamente;
- Agora, você pode escolher como deseja logar: dá para vincular uma conta bancária, via internet banking, ou clicar em “Tentar de outra forma” para inserir seus dados manualmente;
- Depois de finalizar, clique em “Confirmar”;
- Depois de confirmar seus dados, você receberá um código, por e-mail ou celular. Informe o código no campo indicado;
- Agora, crie uma senha. Ela é pessoal e intransferível;
- Pronto: você acaba de criar uma conta gov.br no nível bronze.
Caso você escolha logar com a conta bancária, por exemplo, sua conta gov.br já terá o certificado prata garantido. Conheça as outras possibilidades de certificação abaixo.
Como aumentar o nível de segurança da minha conta gov.br?
Para finalizar um acordo no portal Desenrola Brasil, o certificado bronze já é o suficiente. Mesmo assim, você ainda pode aumentar o nível de segurança da sua conta.
Para conquistar o nível prata, você pode:
- Fazer uma validação facial pelo app para entrar na conta gov.br. Ele terá como base a foto que está registrada na sua CNH;
- Validar dados pessoais via internet banking de um dos bancos conveniados na plataforma (confira os bancos aqui);
- Usar senha do Sigepe (Sistema de Gestão de Acesso), o sistema usado por servidores públicos, para validar suas informações na plataforma gov.br.
Para conquistar o nível ouro, além de todas as etapas anteriores, você deve:
- Fazer validação facial pelo aplicativo, com base na foto que está registrada no banco de dados da Justiça Eleitoral;
- Ou então, validar seus dados com certificado digital.
Para acessar cada um dos campos de troca de certificação, entre na sua conta gov.br, vá em “Privacidade” e depois em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”, e siga as etapas de autenticação.
Como acessar o portal do Desenrola Brasil usando a conta gov.br?
O portal destinado para negociações de dívidas que se enquadram nos critérios da Faixa 1 no programa já foi lançado, basta acessar o link desenrola.gov.br. Para saber como abrir uma negociação no novo portal, clique aqui.
Em caso de dúvidas, você também pode procurar a central de atendimento da conta gov.br para mais informações.
Leia também:
Tudo que você precisa saber sobre a conta gov.br
Desenrola Brasil: como não cair em golpes
Como negociar minha dívida no Nubank com o Desenrola Brasil?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.