Quem viaja para o exterior geralmente quer aproveitar os preços de alguns produtos que costumam ser mais baratos lá fora. Mas, ao pagar as compras internacionais no cartão de crédito, é importante lembrar do IOF (Impostos sobre Operações Financeiras) que incide sobre essas transações.
Em 2024, é cobrado 4,38% de IOF sobre o valor de compras e saques realizados no exterior com o cartão de crédito ou pré-pago (aquele que você carrega com um valor estabelecido antes de viajar).
Confira, abaixo, mais detalhes sobre o IOF em compras no cartão de crédito.
O que é IOF na futura do cartão?
IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ele é cobrado pelo Governo Federal em diferentes situações, como compras internacionais no exterior ou online, operações de crédito, câmbio, seguro e algumas aplicações financeiras.
O valor do IOF varia conforme o tipo de operação realizada. Além disso, ele só aparece na fatura do cartão de crédito quando o cliente realiza algum tipo de ação que é classificada como uma “operação financeira”.
Uma das situações em que o imposto aparece é quando há atraso no pagamento da fatura do cartão.
Veja aqui todos os detalhes de quando o IOF pode aparecer na sua fatura.
Outra situação é justamente quando o cliente faz qualquer tipo de compra no exterior – seja pela internet em sites estrangeiros ou em lojas físicas. E isso tem tudo a ver com o planejamento de viagens internacionais.
No vídeo abaixo, entenda mais sobre o IOF.
Quanto é a taxa de IOF para compras no exterior?
Quem utiliza o cartão de crédito no exterior, seja para gastos presenciais, saques ou compras online, paga imposto ao governo porque existe uma operação de câmbio envolvida nesse processo. A partir de 2 de janeiro de 2024, o IOF para gastos com cartão no exterior é de 4,38% sobre o valor das compras em Reais.
Isso acontece porque, desde janeiro de 2023, esse percentual vem caindo um ponto percentual até ser totalmente zerado em 2028, de acordo com o cronograma a seguir:
- 2023: 6,38% para 5,38%;
- 2024: 5,38% para 4,38%;
- 2025: 4,38% para 3,38%;
- 2026: 3,38% para 2,38%;
- 2027: 2,38% para 1,38%;
- 2028: 1,38% para zero.
A mudança aconteceu a partir de um decreto do governo. O objetivo de reduzir a zero, até 2028, as alíquotas do IOF cobradas especificamente sobre operações de câmbio.
Como calcular o IOF do cartão de crédito?
Se você fizer uma compra no exterior, precisa calcular quanto ela vai custar em Reais de acordo com a variação cambial e aplicar o imposto sobre este valor.
Um exemplo: O IOF vai cobrar R$ 1043,80 na sua fatura por uma compra no exterior equivalente a R$ 1 mil. Esse valor considera a alíquota vigente em 2024, de 4,38%. Para saber o IOF sobre cada movimentação, consulte sempre o Custo Efetivo Total do cartão.
Por isso, é preciso incluir o IOF na hora de planejar os gastos de viagem. Lembre-se: o imposto aparece também quando você paga uma conta de restaurante, um hotel, ou compra uma lembrancinha no exterior.
Para driblar o IOF do cartão de crédito, viajar com dinheiro vivo vale a pena?
Comprar dinheiro vivo (fazer aquisição de moeda em espécie) para a viagem tem um IOF menor: você paga 1,1% de imposto nesse tipo de operação, também sobre o valor em Reais. Por outro lado, sempre existe um risco envolvido ao carregar notas por aí.
O melhor conselho é se planejar.
Por exemplo, pode valer mais a pena usar o cartão de crédito dependendo das vantagens, pontos e milhas que você acumula com seus gastos.
E lembre-se: além do IOF, quem gasta no exterior com cartão de crédito está sujeito à variação cambial –a mudança de valor das moedas estrangeiras em relação ao Real.
Leia também:
Tax free: veja como economizar em sua próxima viagem internacional
Dólar, euro, libra: 12 estratégias para comprar moedas estrangeiras para sua viagem
Compras no exterior: o que você pode e o que não pode trazer na volta de uma viagem
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.