Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Quais são os principais ...

Quais são os principais juros do cartão de crédito e de empréstimos?

É importante saber as nomenclaturas das taxas de juros cobradas em empréstimos e cartões de crédito para você entender exatamente pelo que está pagando em diferentes situações.



No mercado financeiro, é comum esbarrar em diversos tipos de juros. No caso dos cartões de crédito e de empréstimos, por exemplo, existe a cobrança desse e de outros encargos se houver atraso no pagamento. Por isso, confira a seguir quais são os juros do cartão de crédito e de empréstimo e entenda o que você está pagando exatamente. 

Quais os juros do cartão de crédito?

Juros do rotativo

Os juros do rotativo são cobrados quando o cliente não faz o pagamento total da fatura do cartão de crédito, preferindo quitar algo entre o mínimo e o total. O valor deixado em aberto é jogado para a próxima fatura e, sobre ele, são cobrados juros.

De acordo com regras do Conselho Monetário Nacional, desde 2024 o valor total dos juros e encargos de uma dívida financiada no rotativo ou via parcelamento de fatura pode ser, no máximo, equivalente ao valor original da dívida financiada.

Além disso, o Banco Central determina que o crédito rotativo só pode ser usado uma vez por mês. Após isso, os bancos devem transferir essa dívida para outro tipo de crédito – normalmente o parcelado.

Juros parcelados

São os juros cobrados quando há o parcelamento da fatura e têm sempre condições melhores que rotativo. Eles podem ser de dois tipos:

  • Voluntário: quando o cliente decide parcelar a fatura e faz um acordo;
  • Mandatório: quando o cliente entra no rotativo por mais de um mês e a instituição estabelece o parcelamento.

Como funciona o parcelamento da fatura no Nubank?

Juros moratórios

Também conhecido como juros de mora, são os que entram em vigor quando o cliente não faz o pagamento da fatura ou quita um valor abaixo do mínimo. Eles são cobrados sobre o valor em aberto e aumentam conforme o atraso no pagamento. A lei determina que esses juros devem ser limitados a 1% do valor da dívida ao mês. Se o atraso for inferior a 30 dias, o cálculo será de 0,0333% por dia de atraso. 

Outros encargos cobrados no cartão de crédito

Multa moratória

Além dos juros de atraso, quando a fatura não é quitada até a data de vencimento ou um valor abaixo do mínimo é pago, também é cobrada multa moratória. A quantia dela não muda de acordo com o tempo de atraso e cada instituição financeira institui sua própria multa. No entanto, ela não deve ultrapassar 2% do valor da cobrança.

IOF

Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF é um imposto federal pago pelas pessoas ao efetuarem certas operações financeiras. No cartão de crédito, isso inclui situações como atraso no pagamento e parcelamento da fatura, entre outras. 

Quais os juros e encargos do empréstimo?

Pedir um empréstimo já envolve uma taxa de juros, cobrada sobre as parcelas. E quem atrasa o pagamento acaba tendo outras cobranças. 

Juros remuneratórios

A cobrança ocorre quando há atraso no pagamento das parcelas do empréstimo. O Conselho Monetário Nacional (CMN) determina que essa taxa deve ser, por dia, igual à dos juros de empréstimo.

Juros moratórios

Outro tipo de juros cobrados em decorrência do atraso no pagamento das parcelas os juros moratórios são fixados em 1% ao mês sobre o total da parcela em atraso e pelo período do atraso. Funcionam de forma similar aos juros de atraso do cartão de crédito.

Multa moratória

O atraso no pagamento também acarreta em uma multa moratória de 2% sobre o valor da dívida não paga.

IOF

O IOF para operações de empréstimo é de 0,38% sobre o valor total, mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento.

Compras internacionais no cartão de crédito têm IOF?

Sim, as compras feitas com o cartão de crédito tem cobrança de IOF.  Em 2025, a alíquota será de 3,38%, mas ela será reduzida gradualmente até ser zerada em 2028, de acordo com o seguinte cronograma:

  • 2025: 4,38% para 3,38%;
  • 2026: 3,38% para 2,38%;
  • 2027: 2,38% para 1,38%;
  • 2028: 1,38% para zero.

Pelo aplicativo do Nubank é possível acessar todas as modalidades de empréstimo disponíveis para você (as opções atualmente são: empréstimo pessoal, empréstimo com investimento como garantia (de RDB Planejado, Tesouro Direto e saldo na conta do Nubank, empréstimo consignado (para servidores públicos federais, e aposentados e pensionistas do INSS) com opção de portabilidade de contrato; e Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Em breve, o empréstimo consignado do Nubank também estará disponível para beneficiários dos três ramos das Forças Armadas (Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), servidores públicos estaduais do Paraná e das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Você pode simular, contratar e gerenciar o seu empréstimo – de forma segura e transparente, desde a simulação, até a contratação e pagamento das parcelas.

Leia também: 

Qual a taxa Selic hoje e como ela afeta seu dinheiro?

Juros Compostos: o que são e como usar em investimentos?

Como calcular a taxa de juros de um empréstimo? Saiba como avaliar se ela vale a pena

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.68 / 5

Você já votou neste post