Gerir um negócio envolve muitos desafios, afinal, é preciso considerar a área financeira, o pessoal, pagamentos, vendas, metas. É fácil se perder nas prioridades. Por outro lado, o fracasso na gestão é o principal motivo de falência das empresas. É o que confirma uma pesquisa realizada com empreendedores pelo Sebrae, em São Paulo.
Ou seja, encontrar métricas que resumem os objetivos do negócio e podem ser acompanhadas é parte do sucesso da gestão. A busca por essa medida é, também, uma metodologia de gestão, cujo nome é KPI (Key Performance Indicator), que significa indicadores-chave de desempenho, em português.
Mas se você estiver pensando que é a mesma coisa que métricas de desempenho, já é bom adiantar: não é bem assim. Existem algumas diferenças entre métricas gerais e KPIs.
É possível metrificar tudo, desde volume de produção, retenção de funcionários, faturamento. Mas nem tudo que é medido pode ser refletido como um indicador de desempenho que vai fazer diferença na saúde do negócio.
Isso quer dizer que todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica pode ser um KPI.
Veja, a seguir, o que são KPIs, para que eles servem e como medir os objetivos chave da sua empresa.
O que é KPI?
KPIs são os indicadores-chave de um negócio, ou seja, valores numéricos que medem processos, objetivos, estratégias ou metas. Eles oferecem insights e dados que oferecem resultados sobre aquilo que você está medindo, o que permite fazer ajustes e mudar o direcional de alguma estratégia para alcançar os resultados desejados.
Medir, apurar e impulsionar os KPIs do seu negócio são uma forma de impulsionar o sucesso do empreendimento, mas, antes, é essencial ter uma visão clara sobre os objetivos e planos da sua empresa.
Em outras palavras, os KPIs são métricas acompanhadas ao longo do tempo. Como no exemplo abaixo:
A empreendedora Sabrina tem um e-commerce que vende roupas e quer diminuir o custo de publicidade e anúncios para conquistar cada novo cliente. Para medir a evolução do negócio em relação a esse objetivo, ela estabeleceu como KPIs as métricas de:
Custo de Aquisição (CAC);
Custo por Lead;
Taxa de conversão dos anúncios.
Ou seja, no caso específico do exemplo acima, foi necessário entender todas as etapas do processo de aquisição de cliente para entender quais são as métricas envolvidas e decidir quais dessas métricas seriam indicadores-chave de desempenho ou KPIs.
Indicadores KPI: como definir?
O primeiro passo para usar os KPIs é diferenciar o que é objetivo do que é indicador de performance. Enquanto os objetivos são qualitativos e existem para alinhar os rumos do negócio, os indicadores-chave são passíveis de medir e de fácil compreensão.
Ou seja, se o seu objetivo é dobrar o número de clientes, você pode dividir esse objetivo qualitativo em indicadores-chave, ou KPIs, como:
- Taxa de conversão no site;
- Taxa de retenção no site;
- Volume de compras/mês.
Em outras palavras, os KPIs oferecem aos gestores e empreendedores uma ideia numérica do progresso ao longo do tempo dos objetivos e metas definidas no planejamento. Isso dá uma visão do desempenho geral dos negócios, podendo torná-lo mais eficiente.
Quais são os tipos de KPIs?
As metas e objetivos de um negócio podem ser relacionados a diversas áreas, como vendas, atendimento e crescimento. Cada uma dessas áreas está relacionada a um tipo de indicador diferente.
Seguem, abaixo, algumas das principais categorias de KPIs:
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade monitoram rendimento e eficiência nos processos da empresa. Ou seja, está relacionado à gestão de recursos (humanos ou materiais) para gerar um produto ou serviço.
Indicadores de qualidade
Como o próprio nome diz, mede a qualidade ou padrão daquilo que é produzido ou oferecido pelo negócio, permitindo detectar falhas no processo.
Indicadores estratégicos
Estes são os indicadores mais comuns e estão relacionados às metas e objetivos definidos no planejamento estratégico da empresa. Em outras palavras, medem a saúde da empresa e a performance em relação às metas.
OKR e KPI: qual é a diferença entre as metodologias?
Ambas metodologias medem o desempenho e eficiência das empresas, mas as abordagens são distintas. Os KPIs, como já explicado acima, são indicadores medidos com o objetivo de definir o desempenho e progresso da empresa no tempo.
Por outro lado, os OKRs oferecem uma quebra detalhada de objetivos qualitativos dentro das organizações. Essa metodologia tem como foco atingir esses objetivos e, não necessariamente, definir indicadores, como os KPIs.
Em outras palavras, a metodologia de OKR define um ou mais objetivos e quebra cada um desses objetivos em resultados. Ou seja, em vez de métricas, o que os gestores acompanham ou buscam são o resultado numérico no tempo.
Entenda em detalhes a metodologia de OKR neste texto.
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Este artigo faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.