Pagar por cartão, seja crédito, débito ou pré-pago, é uma tendência que cresce ano após ano no Brasil. Só em 2023, foram realizadas 42,2 bilhões de transações com cartões no Brasil, segundo pesquisa divulgada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Isso representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior, e deixa uma certeza para quem empreende: é impossível não ter uma maquininha para cobrar os clientes. Mas esse processo pode ser mais fácil, rápido e barato se você tiver uma maquininha no celular.
Um em cada seis empreendedores prefere ter mais de uma marca de maquininha de cartão por causa das diferentes taxas e promoções existentes entre as diversas opções do mercado, segundo dados da pesquisa realizada pela SumUp, empresa de transações financeiras. Por isso, ter uma maquininha no celular pode facilitar os pagamentos e garantir o aumento das vendas.
Como pagar por aproximação com o celular?
Como funciona a maquininha de cartão no celular?
Para ter uma maquininha de cartão no celular, é necessário aceitar pagamentos por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite que os clientes paguem apenas aproximando o cartão ou dispositivo móvel do aparelho usado para cobranças.
Todos os pagamentos são feitos por aproximação. Para realizar a transação, basta seguir as orientações da função no celular e aproximar um cartão com a função contactless ativa na parte de trás do seu aparelho. Aguarde alguns segundos até receber a confirmação.
Se o consumidor possuir uma carteira digital, no celular ou em um relógio inteligente, também é só aproximar o dispositivo dele do seu dispositivo e receber o pagamento sem complicações.
Como saber se o celular tem NFC?
Para saber se o seu celular tem a tecnologia NFC, basta fazer o seguinte:
- Acesse as Configurações do seu aparelho;
- Na barra de buscas, digite NFC;
- Habilite a opção NFC – caso ela não apareça, quer dizer que seu celular não suporta pagamentos por aproximação.
Como transformar o celular em maquininha de cartão?
É possível ter uma maquininha de cartão no celular por meio de aplicativos compatíveis que permitam transações de pagamento por aproximação.
Além de simplificar a experiência de compra em seu estabelecimento, transformar o celular em maquininha de cartão de crédito traz mais flexibilidade e oportunidades de venda, já que é possível aceitar pagamento por aproximação de qualquer lugar. A maquininha no celular também facilita o acompanhamento das informações, oferecendo mais conveniência na hora da transação.
Tap to Pay: a maquininha de cartão do Nubank
Com o Tap to Pay do Nubank você tem a menor taxa do mercado, e seus clientes podem fazer pagamentos no cartão de crédito e débito (das bandeiras Mastercard, Visa e Elo) diretamente pelo seu celular, sem a necessidade de uma maquininha física. Além disso, o dinheiro cai em alguns instantes na sua conta PJ do Nubank.
Se você é cliente Nubank PJ e o botão “Cobrar com Tap to Pay” aparece para você na página inicial da sua conta PJ, significa que você já pode usar a maquininha de cartão do Nubank no seu celular. Para começar a usar, basta clicar no botão e seguir as orientações.
Para adquirir a maquininha de cartão do Nubank, o Tap to Pay, você não precisa pagar taxa de aquisição, mensalidade e nem aluguel da maquininha. As taxas cobradas pelas vendas são mais baixas em comparação com outros modelos de maquininhas do mercado. Vale dizer que elas são calculadas de acordo com o tipo de transação e o número de parcelas.
Tap to Pay: tudo sobre a maquininha de cartão no app do Nubank
Leia também:
Maquininha de cartão: o que considerar na hora escolher uma
Como receber pagamentos de maquininhas e apps na conta do Nubank?
Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.