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Market share: o que é e ...

Market share: o que é e como calcular o da sua empresa

O market share demonstra a porcentagem de participação de mercado da empresa em sua área de atuação em comparação aos concorrentes.



Market share: o que é e como calcular o da sua empresa. Ilustração de uma pizza cortada em quatro pedaços com moedas em diamantes em volta.

Uma das tarefas essenciais de qualquer empreendedor é acompanhar o mercado em que atua, entender o que é falado sobre seus concorrentes, o que estão lançando e, principalmente, qual é a participação da sua empresa no setor em que ela atua em relação às demais. A isso se dá o nome de market share da sua empresa. 

O market share pode ser calculado comparando diferentes dados, seja utilizando o faturamento das empresas, a quantidade de clientes, o valor de mercado, entre outros indicadores. Quanto mais informações, mais confiável será a porcentagem de market share da empresa.  

Abaixo, entenda o que é o market share, como calculá-lo e como aumentar a participação de mercado da sua empresa. 

O que é market share e para que serve? 

O market share é um importante indicador que serve para medir a porcentagem de penetração de uma determinada marca ou empresa no mercado em que atua. O termo, em tradução livre do inglês, significa “cota de mercado”. 

Em outras palavras, imagine que o mercado financeiro seja uma grande pizza, e cada fatia corresponde a uma instituição que faz parte do setor. A porcentagem de market share de cada empresa determinará o tamanho de cada fatia. Basicamente, quanto mais clientes a instituição tiver, maior será o seu market share. 

Existem também outras formas de se chegar à porcentagem de market share de uma empresa, seja comparando dados públicos ou encomendando pesquisas e análises de mercado a consultorias especializadas.

Como calcular o market share de uma empresa? 

Existem diferentes possibilidades para se calcular o market share de uma empresa frente à sua concorrência, mas os métodos mais comuns utilizam dados sobre o faturamento das empresas, o valor de mercado e o público alvo. Entenda, abaixo, um pouco mais sobre cada um.

Por faturamento

Para calcular o market share de uma empresa de acordo com o faturamento dela e das concorrentes, basta dividir a receita da empresa pela receita total do setor de atuação e o período de análise. Exemplo: a receita da Empresa A é de R$ 30 milhões e o seu setor faturou R$ 900 milhões no último ano.

Market share = 30.000.000 / 900.000.000

Market share = 0,03 = 3%

Também é possível calcular o market share de uma empresa a partir da margem de lucro das demais empresas do setor. A questão é que, dependendo do setor de atuação, dificilmente essas informações estarão públicas. 

Por valor de mercado

Da mesma forma, o cálculo do market share por valor de mercado é feito pela divisão do valor da empresa dividido pela soma dos valores de mercado das empresas mais relevantes da sua área de atuação. 

Se a Empresa B está avaliada em R$ 100 milhões e em seu nicho de mercado existem apenas outras nove empresas concorrentes, some o valor de mercado de todas elas para chegar ao market share. No exemplo, a soma das nove concorrentes é de R$ 500 milhões. Depois, divida o valor de mercado da sua empresa pela soma do valor de mercado das empresas concorrentes. 

Market share = valor de mercado da Empresa B / soma de valor de mercado das nove empresas concorrentes.

Sendo assim, no exemplo citado da empresa B, o valor de 100 / 500 = 0,2 ou 20% do market share.

Por público alvo

Existem diferentes formas de segmentar o seu público alvo dentro do seu nicho de mercado, como agrupá-los de acordo com localização geográfica, idade ou estilo de vida. Em sua maioria, os dados necessários para se analisar o market share a partir do seu público alvo estão públicos e podem ser utilizados com mais facilidade, como pesquisas realizadas e divulgadas por órgãos oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por exemplo: uma empresa B2C que tenha como público-alvo mulheres de 20 a 39 anos, atue em uma região que tenha 500 mil mulheres nessa faixa etária e que tenha 50 mil pessoas do gênero feminino cadastradas como clientes. Se dividirmos o número de clientes ativas pelo número de potenciais clientes, chegamos ao market share da empresa de 10% (50.000 / 500.000 = 0,1).

Como aumentar o market share do seu negócio? 

Se você quer alavancar o seu negócio e aumentar o market share da sua empresa, confira quatro dicas que te ajudam a expandi-lo e a conquistar uma fatia maior do mercado. 

1 – Invista em estratégias de marketing 

Quanto mais sua marca é vista nas redes sociais, na TV e nas ruas, maior será a sua penetração de marca. Consequentemente, maior será o seu market share. Tudo vai depender do setor em que atua, seu orçamento e os planos para o seu negócio. O importante é sempre separar uma parte do orçamento para investir em marketing e na promoção da sua marca. 

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2 – Garanta a melhor experiência ao cliente

A experiência dos seus clientes ao comprar um produto ou contratar um serviço tem um grande peso na hora de fidelizá-los e de garantir que a sua fatia de mercado se mantenha igual ou cresça. Estratégias de Omnichanel podem integrar os canais de comunicação e melhorar a experiência do seu cliente, assim como resolver os problemas dos consumidores e ouvi-los podem ser alguns dos pilares do atendimento ao cliente da sua empresa. 

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3 – Aprimore os processos de venda

Garantir a melhoria contínua da jornada do cliente ao comprar um produto ou serviço é essencial no aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento. Criar estratégias que aumentem a conversão de vendas no e-commerce, usar datas comemorativas para alavancar suas vendas – como na Black Friday e fazer a correta precificação do produto ou serviço são algumas das rotinas essenciais para qualquer empreendedor que deseja aumentar o market share da empresa em seu setor. 

4 – Acompanhe as tendências do mercado

É comum que as mais relevantes consultorias e agências de dados do seu setor divulguem estudos sobre o mercado, tendências, o que clientes pensam sobre um determinado produto, o que os motivam a comprar ou não – baseado em diferentes métodos de pesquisas e amostras. Entidades de classes como sindicatos, associações e federações também costumam realizar e disponibilizar estes estudos.

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Este artigo faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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