Dezembro já começou e as festas de fim de ano estão batendo na porta. Para quem tem um negócio, essa também é a hora de agradecer a confiança e parceria dos clientes, mas sem soar clichê ou mesmo chato. E aí surge uma dúvida importante: o que escrever na mensagem de fim de ano para clientes?
Essa pergunta não tem uma única resposta, porque depende do perfil do seu negócio, de quem é o seu cliente e o seu objetivo com essa mensagem.
O ponto em comum entre todos os estilos de texto é que eles precisam ser celebrativos, criativos e diferentes da concorrência. Afinal, você não vai ser a única pessoa a mandar mensagem e vai precisar disputar a atenção das pessoas.
A seguir, veja como essas mensagens podem ser, conheça diferentes estilos e como usar esse momento de forma estratégica para o seu negócio.
O que escrever na mensagem de fim de ano para clientes?
A primeira coisa a pensar é: como você se comunica com o seu cliente normalmente? Se essa conversa costuma ser informal e divertida, aposte neste tom para a mensagem de fim de ano. Se o negócio é mais formal, então siga com a comunicação mais sóbria. Afinal, o seu cliente te conhece. E se você mandar uma mensagem muito diferente das usuais, vai soar estranho.
Outro ponto que vale a pena pensar é na personalização. É viável ajustar a mensagem para cada cliente, ou pelo menos para os mais importantes?
Ou você poderia utilizar um software de CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente) para personalizar os nomes e segmentar bases de contato por tipos de clientes? Se puder, aposte neste caminho, pois a mensagem dá ares de exclusividade e seu cliente se sente especial.
Também é necessário definir o seu objetivo principal com a mensagem: agradecer pelo ano? Vender mais? Não ser esquecido? Oferecer um mimo?
Cada objetivo implica em um tipo de mensagem diferente. Pode ser uma mensagem apenas bonitinha para o seu cliente ficar feliz, ou aproveitar a data para oferecer um cupom exclusivo para os clientes fiéis e vender mais. Ou seja, dá para ser estratégico e oportunizar a data.
Veja a seguir os tipos de mensagens que você pode adaptar para o seu negócio de acordo com o tipo e objetivo da ação.
Tipos de mensagens de fim de ano
Existem diversas possibilidades de mensagens e elas não são rígidas. Por exemplo, você pode escrever um texto informal que ao mesmo tempo é comercial, ou uma comunicação formal que é personalizada, tudo depende do seu objetivo com aquele texto e para quem você está escrevendo.
Abaixo, destacamos alguns exemplos de abordagens de mensagem de fim de ano para clientes.
Mensagem formal
“O ano de 2022 não foi um ano fácil, mas certamente muitas batalhas foram vencidas. Então, agora que nos aproximamos do fim, é hora de celebrar todas as conquistas e vitórias.
Aqui na/no [nome da empresa], o nosso sentimento é de gratidão. Com a sua confiança, conseguimos finalizar mais um ano com prosperidade e, o mais importante, melhores a cada dia. Neste fim de ano, nós celebramos agradecendo a você, cliente e parceiro. Nada disso seria possível sem a sua confiança.
Agora, é hora de festejar ao lado da família, amigos e junto daquelas pessoas que são importantes para nós, esperando um 2023 ainda melhor.
Nos da/do [nome da empresa] desejamos um excelente fim de ano para você, todas as pessoas que você ama e reafirmamos o nosso compromisso de sempre fazer o melhor trabalho para continuar ao seu lado.
Boas festas!”
Mensagem informal
“‘Então é Natal e o que você fez?”, diria Simone. Eu sei que a resposta é: muita coisa! O ano de 2022 não foi dos mais fáceis. Ainda enfrentamos a ressaca da pandemia, uma economia em recuperação, um país dividido… mas a hora é de celebração. Bora olhar para esse monte de coisa que a gente fez e festejar?
E falando em celebração, nós da/do [nome da empresa] também temos muitos motivos para comemorar. Este foi mais um ano enfrentado com sucesso e do qual saímos mais fortes e melhores, mas nada disso seria possível sem a sua confiança e parceria.
A gente deseja que você celebre este ano com as pessoas que você mais ama no mundo, atraindo tudo de melhor para o ano que vai chegar. E olha, em 2023 estaremos aqui, prontíssimos para te atender.
Um grande abraço da família [nome da empresa].
Boas festas!”
Mensagem promocional
“Olá, [nome do cliente], o Natal está chegando. Você já sabe o que dar de presente para as pessoas que ama? Não? Ah, então essa mensagem vai cair como uma luva para você.
Nós da/do [empresa] enviamos, exclusivamente para você, um cupom de 15% de desconto válido até [data] para comprar qualquer produto da nossa loja online ou física.
Curtiu? Então não perca tempo e venha já aproveitar.
Agradecemos a sua confiança e parceria em 2022 e desejar um excelente fim de ano.
Boas festas!”
Mensagem personalizada
“Olá, [nome do cliente]! O fim de ano está chegando e não poderíamos de agradecer a você, um/uma cliente tão especial, por toda a confiança e parceria neste ano.
Aqui na/no [nome da empresa] você é uma/um dos nossos clientes mais queridos (as). Então, estamos passando para te dar um presentão: um cupom exclusivo de 20% de desconto para compras na nossa loja online ou física até [data]. E não para por aí, se você vier na loja física, também vai ganhar um brinde exclusivo. Curtiu?
Este é só um mimo para demonstrar um pouco da nossa gratidão. Afinal, esperamos continuar te atendendo ainda melhor em 2023.
Um excelente fim de ano e boas festas!”
Mensagem informativa
“Olá [nome do cliente], tudo bem? Esperamos que sim. Nós da/ do [nome da empresa] estamos passando para desejar um fim de ano maravilhoso. Que você possa celebrar todas as conquistas e vitórias deste ano desafiador junto às pessoas que você mais ama para começar 2023 com tudo.
Nós agradecemos a sua parceria/confiança ao longo de 2022 e esperamos poder continuar te atendendo no ano que vem.
Aproveitamos para te avisar também que os nossos serviços e atendimento funcionarão de forma reduzida dos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro não iremos funcionar.
Um excelente fim de ano e boas festas!”
Leia também:
Como conseguir uma renda extra no fim de ano?
Compras de fim de ano: 4 táticas que as lojas usam para você gastar mais
Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}