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O que são metas SMART? E...

O que são metas SMART? Entenda como aplicar esse método em sua vida

Ter uma meta bem definida, com uma linha do tempo para ser seguida e indicadores a serem acompanhados torna o caminho para chegar lá mais fácil. Essa é a proposta da chamada meta SMART.



Metas smart: Chaves e fechaduras em tons de roxo em um fundo preto

Você listou os objetivos que queria alcançar, mas deixou muitos no papel ou até mesmo esqueceu deles no meio do caminho? Não se preocupe, o problema pode não estar com você, mas na sua lista de desejos. Isso porque a forma como você desenha um objetivo pode fazer a diferença entre alcançá-lo ou não. E é para transformar o que você quer em algo alcançável que existe o método das metas SMART.  

Mas o que são as metas SMART, o que essa sigla significa e como aplicar essa técnica? Ouça os detalhes no nosso podcast ou leia mais abaixo:

O que são metas SMART?

As metas SMART são um método para criar objetivos reais e alcançáveis. Para isso, ele estabelece que toda meta deve seguir cinco critérios. A inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART. 

Segundo essa metodologia, todo objetivo deve ser:

  • S de specific ( específico);
  • M de measurable ( mensurável);
  • A de attainable ( atingível);
  • R de relevant ( relevante);
  • T de time based (ter um prazo). 

Na prática, seguir esses cinco passos na hora de estabelecer uma meta a torna mais clara e te ajuda a desenhar um caminho mais detalhado para alcançá-la.

Como assim?

É simples. “Ganhar mais dinheiro” ou “voltar a estudar” parecem, mas não são metas, mas desejos. Isso porque elas não trazem nenhuma clareza de como ou quando serão atingidas. Por isso, esses objetivos, do jeito que estão desenhados, podem ser mais difíceis de serem atingidos – e é aí que entram as metas SMART. 

Abaixo, entenda cada etapa dessa metodologia.

Quais os cinco critérios das metas SMART?

“S de Specific”: o que é uma meta específica?

No método das metas SMART, uma meta deve ser o mais específica possível. Isso significa que, no caso de uma empresa, por exemplo, objetivos do tipo “aumentar vendas” devem ser evitados – eles são vagos e não trazem clareza do que se quer alcançar, quem está envolvido ou como serão atingidos.

Para criar uma meta específica, tente responder a algumas questões:

  • O que deseja alcançar? 
  • Por que você quer realizar esse objetivo?
  • Como essa meta vai mudar a sua vida ou sua realidade?   
  • Quem está envolvido na missão de atingir essa meta?

Por exemplo: “juntar dinheiro” é um desejo vago e que dá pouca clareza. Por outro lado, “juntar R$ 1 mil em três meses para iniciar uma reserva de emergência” é uma meta específica, uma meta SMART, com razão para existir.

“M de Measurable”: como garantir que uma meta é mensurável?

Como saber se você está próximo de atingir sua meta ou não? Medindo. É por isso que uma meta SMART precisa ser mensurável. Na prática, isso significa que ela precisa ter indicadores que mostram a evolução dela.

E vale dizer: esses indicadores não necessariamente são números. Eles podem ser uma mudança de situação, de lugar… Basta ser possível acompanhar o seu desenvolvimento.

Por exemplo: 

  • Em vez de “neste ano eu quero juntar dinheiro”, no método das metas SMART seu objetivo fica “até dezembro, eu quero juntar R$ 5 mil”; 
  • Se o seu objetivo é “mudar de casa”, no método das metas SMART esse desejo pode ser “até maio, eu quero mudar para um apartamento de 60 metros quadrados no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que tenha um valor de aluguel mais o condomínio de até R$ 4 mil”;
  • E o objetivo de “tirar férias com a família” pode ser “juntar R$ 20 mil para, em novembro, ficar 20 dias no resort X em Salvador com a família”. 

Somente quando um objetivo é mensurável é possível entender a possibilidade de alcançá-lo. Com os indicadores corretos, é possível entender até se o objetivo é realmente realista.

“A de Attainable”: como saber se uma meta é atingível?  

Pode até parecer óbvio, mas uma meta deve ser atingível. Basicamente, isso significa que ao defini-la, ela deve ser alcançável e pé no chão, considerando a sua realidade financeira e de tempo.

Por exemplo: sabendo que você só consegue guardar até 30% de sua renda por mês, não é viável estabelecer como meta que você guarde 70% do seu salário. Esse tipo de definição, quase impossível de atingir, tende a desmotivar e por isso deve ser evitado.

“R de Relevant”: o que é uma meta relevante?

Da mesma forma que uma meta SMART deve ser tangível e específica, ela também deve ser relevante. De forma mais simples, este critério consiste em entender qual o impacto desta meta em sua vida ou negócio.  

Por exemplo: por que você quer juntar R$ 20 mil para viajar com a família para Salvador no fim de ano? Para descansar, para se conectar com os filhos, para recarregar a bateria para o próximo ciclo. Não importa o motivo, o único critério é que ele seja relevante para você. 

É esse motivo, inclusive, que vai te ajudar a manter o foco na realização da sua meta. Quanto maior a relevância, maior a prioridade desse objetivo em relação a outras metas. 

“T de Time based”: como estabelecer um prazo para suas metas?

O último critério para estabelecer uma meta SMART é também um dos mais importantes: o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Podem ser semanas, meses ou anos, o que for mais adequado. 

Essa data limite é que vai estabelecer quanto tempo você tem para colocar o seu plano em ação. Além disso, ela estabelece o nível de esforço para a realização do objetivo. Afinal, o trabalho de juntar R$ 20 mil em um ano é bem diferente do esforço de obter o mesmo valor em três anos. 

Estabelecer o prazo de uma meta depende de vários fatores, como o nível de empenho financeiro que você está disposto a colocar e datas importantes, como o nascimento de um filho, as férias que já estão marcadas ou o seu aniversário, por exemplo. O critério para essa definição é pessoal e intransferível. Contudo, no método das metas SMART, esse prazo precisa ser factível. 

Por exemplo: se você ganha R$ 15 mil, não faz sentido colocar a meta de juntar R$ 20 mil em um mês.

Resumindo, uma meta SMART deve: 

  • Ser o mais específica possível;
  • Poder ter seus resultados medidos e acompanhados;
  • Ser atingível e realista;
  • Ser relevante – ou seja, ter importância; 
  • E ter uma linha do tempo e data limite para ser atingida. 

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