Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Como funciona o Modo Rua...

Como funciona o Modo Rua? Dicas para ter mais segurança

Depois de ativar o Modo Rua do Nubank no seu app, é importante saber como usá-lo. Confira dicas e boas práticas que você pode seguir para proteger ainda mais a sua conta.



Você já sabe como funciona o Modo Rua do Nubank? Ele é uma ferramenta do app que atua como uma camada extra de segurança para a sua conta. 

O Modo Rua permite que você limite transações de Pix, TED e pagamento de boletos sempre que você estiver fora de uma rede Wi-Fi segura (como a da sua casa e a do seu trabalho, por exemplo). Com ele, seu dinheiro fica mais protegido caso o seu celular caia em mãos desconhecidas – ideal para que animação da sua festa não vire um “oh, no“.

Para usar o Modo Rua, você deve definir um limite para suas transações no app e também suas redes Wi-Fi seguras. Você pode adicionar quantas redes quiser, incluindo 2.4G e 5G. Depois de ativado, caso você precise fazer um pagamento ou transferência de valor mais alto do que o definido, será necessário fazer um reconhecimento facial prova de vida.

Confira, a seguir, boas práticas para usar o Modo Rua e o passo a passo para ativá-lo.

Como funciona o Modo Rua?

O Modo Rua funciona como uma camada extra de segurança para o seu app: depois de ativado, ele se torna um parceiro “invisível”, que vai te proteger o tempo todo sem que você precise se lembrar dele. Para que isso aconteça, é importante que você siga alguns passos na hora da ativação. 

1. Escolha um valor de limite compatível com os gastos do seu dia a dia

Na hora de estipular seus limites de Pix, TED e pagamento de boletos, você deve equilibrar segurança e praticidade. Colocar um limite alto demais não vai te proteger o suficiente, mas um limite muito baixo, como R$ 10, por exemplo, também não – afinal, desse modo, nós vamos precisar confirmar a sua identidade o tempo todo.

O ideal é escolher um “meio termo” que faça sentido com o seu dia a dia e com a utilização que você faz da sua conta. 

Para escolher o limite para um evento como Carnaval ou festival, por exemplo, você pode considerar os gastos de Pix que pretende fazer enquanto estiver festejando. Antes de sair de casa, vale analisar quanto dinheiro você estará disposto a gastar para evitar fazer o reconhecimento facial em meio à muvuca. 

Ou seja: limite bom é aquele que funciona sem que você precise fazer a verificação de reconhecimento facial no app o tempo todo.

2. Cadastre todas as suas redes Wi-Fi confiáveis

Cadastrar suas redes confiáveis é super fácil e prático. Você pode escolher aquelas que já está acostumado a usar, como a da sua casa, a do seu trabalho ou até mesmo a de algum familiar ou amigo que você visita com frequência, por exemplo. 

Redes Wi-Fi confiáveis são aquelas que você sabe a procedência. Já as redes públicas não são confiáveis pois um fraudador pode se conectar a elas e, com isso, tentar fazer uma transação no valor que quiser. 

Isso sem falar que nem sempre é possível saber quem as instalou e se foram aplicados todos os protocolos de segurança necessários para evitar que os dados dos usuários sejam roubados, além das redes falsas, criadas por criminosos especificamente para aplicar golpes.

Na dúvida, só cadastre o seu app nas redes que você conhece, combinado? Inclusive, se a sua casa tem mais de uma rede (como uma rede 2.4G e outra 5G), cadastre todas elas.

3. Habilite o uso da geolocalização do seu app do Nubank

Esse passo é importante para que o Modo Rua libere seu valor máximo automaticamente toda vez que você retornar para sua rede Wi-Fi segura. 

Com a geolocalização ativada, o app do Nubank é capaz de perceber em qual rede está conectado. Por isso, é importante que você habilite a geolocalização exata do seu celular e dê permissão para que o nosso app possa usá-la. 

Quando o app identifica que você se conectou a uma das suas redes cadastradas, o Modo Rua entra em “descanso” e entende que ali não será necessário pedir por uma comprovação caso você precise fazer uma transação acima do estipulado. Por isso, deixe essa geolocalização sempre ativada.

4. Evite esconder o rosto durante o reconhecimento facial

O reconhecimento facial com teste de prova de vida do Nubank é uma ferramenta inovadora que funciona em tempo real. Ela é capaz de identificar se é você mesmo que está com o rosto na tela naquele momento, fazendo uma leitura com base na foto que você enviou no momento em que abriu a conta. 

Não adianta tentar subir um arquivo no app ou fazer uma foto da foto – se não for você com o rosto na câmera, não vai funcionar.

Por isso, é importante que o leitor consiga identificar o seu rosto sem nenhuma distração. Evite usar óculos escuros, chapéus ou outros acessórios que cobrem seu rosto parcialmente durante o reconhecimento. Um local iluminado também ajuda na identificação.

5. Faça o reconhecimento facial em lugares seguros

Precisa fazer uma transação acima do limite enquanto está fora de casa? Busque por um lugar seguro para fazer isso.

Se você estiver no meio da rua, tente encontrar um lugar calmo para abrir o app e ativar o reconhecimento facial, como uma loja ou estabelecimento que te deixe protegido. Se isso não for possível, você pode utilizar outros métodos de pagamento, como o cartão de crédito, cartão de débito ou carteiras digitais

6. Se o seu celular for roubado, entre em contato conosco imediatamente

Se algo acontecer com o seu celular ou com o seu cartão, é importante que você avise o Nubank mesmo com o Modo Rua ativado. O jeito mais fácil de fazer isso é usando o Me Roubaram, uma plataforma onde é possível abrir o registro de roubo do aparelho e desconectar sua conta do celular instantaneamente. Depois de fazer isso, entre em contato com o nosso time por um dos nossos canais de atendimento oficiais.

Quer saber mais sobre o Me Roubaram? Clique aqui

Como ativar o Modo Rua?

Para ativar o Modo Rua, basta seguir o passo a passo:

  • Entre no menu principal do app e clique em “Modo Rua”
  • Depois, vá em “Configurar agora”;
  • Escolha o valor máximo das suas transações enquanto estiver na rua. Para confirmar, clique no botão “Definir valor máximo”;
  • Selecione suas redes Wi-Fi seguras. Lembre-se que é possível cadastrar mais de uma rede, como a da sua casa e a do escritório, por exemplo;
  • Após o cadastro, será necessário fazer o seu primeiro reconhecimento facial no app;
  • Ao final, clique no botão “Pronto” para concluir a ativação.

Se você é uma pessoa cega ou com baixa visão, toque no botão “Ajuda por voz durante o reconhecimento facial” para receber auxílio durante o processo de reconhecimento facial.

Depois de ativado, caso você precise realizar transações acima do limite estipulado, basta fazer um reconhecimento facial dentro do app. Ele é uma prova de vida capaz de comprovar que é você mesmo com o rosto na tela no momento. Isso significa que, mesmo se o seu celular for furtado, outras pessoas não vão poder burlar a segurança. 

Modo Rua automático para clientes Ultravioleta

Se você é cliente Nubank Ultravioleta, o Modo Rua já está ativado automaticamente, com um limite pré-definido de R$ 15 mil. Para alterar o valor ou cadastrar suas redes Wi-Fi, é só seguir o passo a passo descrito acima.

Pack de Proteção do Nubank

O Modo Rua também faz parte do Pack de Proteção do Nubank, um conjunto de defesas do aplicativo do Nu que protege o dinheiro, as transações e a conta dos clientes. Ele é formado por três ferramentas principais: o Modo Rua, o Alerta de Golpe e as Defesas Inteligentes. Todo cliente Nu já tem essas defesas trabalhando o tempo todo a seu favor – a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua.

Sabe quando você vai fazer um Pix e recebe uma mensagem te avisando que aquela transação parece suspeita? Ou, ainda, quando você está fora de casa e precisa confirmar sua identidade antes de fazer transferências em um valor alto demais? Estas são algumas situações em que o Pack de Proteção oferece mais segurança e menos preocupação. 

Leia também:

Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

Pack de Proteção do Nubank: as funções que deixam seu dinheiro mais seguro

Central de Proteção: tudo sobre esse benefício para clientes Nubank Ultravioleta

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.95 / 5

Você já votou neste post