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9 soluções do Nubank que mudaram a vida financeira dos nossos clientes

O Nubank conquistou 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia em maio de 2024. Desde que nascemos, lançamos dezenas de soluções e nossos clientes contam quais são os produtos e serviços que mudaram a relação deles com o dinheiro.



O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de transformar a vida financeira das pessoas e devolver a elas o controle sobre o próprio dinheiro. Para isso, criou um cartão simples de usar, um aplicativo intuitivo e uma conta sem taxas. 

Depois desses produtos, dezenas de outras soluções foram desenvolvidas para ajudar os nossos 100 milhões de clientes a organizar as finanças, a guardar dinheiro, a investir, a comprar com mais segurança e benefícios, a proteger a casa, a família e o próprio patrimônio, a viajar e a resolver tantas outras coisas de forma simples e sem burocracia. 

Cada solução é criada com base em necessidades e problemas reais, mas o impacto gerado pelos nossos produtos é diferente de acordo com a realidade de cada pessoa. Para entender essa relação, visitamos 10 clientes do Nubank no Brasil, México e Colômbia, e eles contaram quais soluções do Nu mudaram a vida deles. 

Leia abaixo quais são essas soluções e assista ao que eles disseram no vídeo:

Como o Nubank desenvolve produtos? 6 princípios básicos

1. Conta para menor de 18 anos 

Uma das preocupações de Cláudio Ferreira da Silva, de 57 anos, quando o filho Artur nasceu, era criar uma base de educação financeira para ele. “Por isso, a gente montou uma lousinha que tinha três cantos: um para guardar, outro para gastar e outro para doar. Dávamos uma semanada de R$ 3, e ele colocava as moedas nos cantinhos que ele queria. Ele tinha seis anos e era uma brincadeira, um modo lúdico de imprimir nele esse gosto de lidar com dinheiro”, conta Cláudio. 

A lousa física virou digital quando o Nubank lançou a conta para menores de 18 anos. “Transferir a lousa física para a lousa digital foi uma mudança de fase. Eu gosto do Nubank porque é uma conta menos engessada. Já tem tudo ali para você organizar o seu dinheiro. É muito intuitivo”, conta Artur, de 14 anos. 

2. Cartão roxinho

Tainá Sampaio, de 27 anos, é cliente do Nubank desde 2018, quando abriu a conta. E levou a experiência para a avó, dona Ephigênia Sampaio, de 96 anos, uma das clientes mais idosas do Nu. “O Nubank facilita muito a nossa vida. A gente consegue fazer tudo mais rápido. Ela não precisa mais ir ao banco pagar conta, por exemplo”, conta Tainá. 

Mas foi o cartão Nubank, o “roxinho”, que facilitou ainda mais a vida de dona Ephigênia e de sua neta. “Com ele, conseguimos parcelar algumas coisas que ela precisava, como o aparelho auditivo. Consegui criar um cartão adicional e ela pode usar com as coisinhas dela”, conta Tainá. Para dona Ephigenia, o fato de apenas poder aproximar o cartão é um empecilho a menos para ela. 

“Agora sobra mais tempo para aproveitar as coisas boas e não ficar resolvendo pepino de banco”, diz Tainá. 

E não foram apenas elas que economizaram tempo com o Nubank. De acordo com o Relatório ESG de 2023, em sete anos nossos clientes economizaram mais de 440 milhões de horas em filas e ao telefone para resolver seus problemas junto a instituições financeiras.

3. Caixinhas 

O representante comercial Kleber Ribeiro Vieira, de 47 anos, conheceu o Nubank na fila do supermercado. “Observei uma pessoa com um cartão roxo, fiquei curioso, pesquisei e encontrei o Nu”, conta.

Ele lembra que, antes de abrir a conta do Nubank, a relação com o dinheiro não era das melhores. “Não conseguia juntar, gastava mais do que ganhava e estava sempre numa situação difícil.” 

Foram as Caixinhas que o ajudaram a se organizar. “No app tinha muita informação de como deixar a vida financeira mais saudável, e aquilo me deu uma luz. A partir daí, comecei a fazer uma reserva de emergência. Quando vieram as Caixinhas, eu consegui trocar de carro, comprei um terreno. Elas foram me ajudando a montar uma estratégia para que eu pudesse manter os pés no chão. Hoje, eu e minha esposa temos uma Caixinha para construir uma nova casa futuramente”, conta.

As Caixinhas também são a solução favorita da comunicadora mexicana Ana Karen, de 22 anos. “O Nu entrou na minha vida com minha irmã, que pediu um cartão de crédito. Fiz o mesmo e agora minha vida financeira está muito mais organizada. Com as Caixinhas, eu guardo aquele dinheiro que posso precisar para emergências, para viajar. Sinto que resolve muito a minha vida, e é muito diferente de outros bancos”, conta.

Eles não foram os únicos: em uma pesquisa realizada com 4 mil clientes do Nubank, 83% afirmaram que conseguiram manter suas contas em dia sem se endividar, e 74% afirmaram que o Nu os ajudou a guardar dinheiro e investir. 

4. Aplicativo 

Para a dona da marca especializada em tecidos africanos Casa das Kapulanas, Toalá Antonia, de 32 anos, o Nubank é um facilitador na jornada empreendedora. E tudo começa com o aplicativo intuitivo e com ferramentas que a ajudam a acompanhar o seu planejamento. 

“Minha jornada com a Casa das Kapulanas começou em 2016. Era eu, uma pilha de tecidos e um computador. Com a pandemia, comecei a fazer máscara com tecido africano e a gente viralizou na internet. Então, fui buscar como funcionava esse universo do e-commerce e precisei me profissionalizar. Foi aí que o Nubank apareceu como um facilitador”, conta. 

“O Nubank deixa muito claro quando os meus objetivos estão sendo alcançados ou não, porque ali tem tudo muito fácil e todas as informações claras. Sou fã do Nubank pelo fato de ser um banco digital, você não tem que pagar taxa. Quando você está começando um negócio, cada centavo importa”, diz. 

O relatório ESG mostra que, só em 2023, nossos clientes deixaram de gastar mais de US$ 11 bilhões (~R$ 55 bilhões) em tarifas.

5. Atendimento 

O administrador de empresas colombiano Juan Camilo Gonzales, de 32 anos, acredita que a sua vida financeira deu uma guinada com o Nubank. “Minha vida financeira era desorganizada e melhorou bastante depois que eu conheci o Nu. Gosto do fato de não precisar de um cartão físico para fazer compras, e posso bloquear meu cartão pelo app e isso me traz muita segurança”, conta. 

Uma das soluções que mais encanta Juan é o atendimento. “Uma vez, entrei em um site para comprar um tênis, mas era uma página fraudulenta. Comprei o produto achando que era um valor, mas foi cobrado outro valor. Entrei em contato com o atendimento pelo aplicativo, e resolvi o problema”, lembra. 

Atendimento Nubank: como usamos tecnologia para melhorar a experiência dos nossos clientes?

6. Cartão virtual

O contador mexicano Fernando Arroyo, de 23 anos, baixou o aplicativo e pediu sua conta no Nubank por recomendação de uma amiga. “Em menos de 5 minutos, eu estava com a conta, com uma linha de crédito e um cartão de débito. Eu não tinha nenhum produto financeiro antes porque as outras instituições tinham me fechado as portas, e tinha muita burocracia para conseguir um cartão de débito básico. E o Nu mudou completamente a minha vida financeira”, diz. 

Com a conta, Fernando também começou a usar as Caixinhas para organizar os gastos do mês. Além delas, da conta e do cartão, uma das soluções que mais facilitam a rotina de Fernando é o cartão virtual. “Eu posso criar, mudar, apagar. E isso é um fator a mais para a minha segurança. O meu dinheiro fica seguro permanentemente”, diz. 

7. Cartão de crédito 

A especialista colombiana em Sistemas de Comunicação Maria Patricia Lopez Alzate, de 60 anos, sentiu sua vida financeira ficar mais independente quando recebeu um cartão de crédito do Nubank. 

“Eu usava os cartões do meu marido e, um dia, eu estava tentando pagar a fatura e não estava conseguindo fazer. Naquele dia, eu tomei a decisão de ser cliente do Nu. Fiz o processo de abertura da conta em cinco minutos. Cinco dias depois, recebi o cartão. Foi um presente. Era um cartão de crédito de verdade. Essa independência financeira para mim é maravilhosa”, conta. 

8. Conta PJ 

A advogada Bianca Mancini, de 40 anos, é empreendedora e estava passando nervoso com um banco tradicional. “Em dezembro de 2023, eu estava muito brava com o banco convencional da minha empresa. Com isso, pensei ‘vou tentar abrir uma conta no Nubank’, mas eu fui abrir achando que não daria certo”, diz. 

O processo simples para abrir a Conta PJ do Nubank surpreendeu a empreendedora.”Para minha surpresa, eu recebi um print do meu sócio, perguntando se era eu mesma que estava abrindo a conta. Na hora que ele deu OK, o Nubank aprovou a abertura e a conta estava aberta. Eu achei aquilo praticamente mágico”, diz. 

No dia a dia do negócio, ela afirma que o Nubank se mostrou o parceiro ideal. “Às vezes, eu tenho uma conta a mais para pagar, uma transferência maior para fazer, e consigo mexer nesses limites mais facilmente. No meu outro banco, eu tinha um valor muito limitado de transferência que eu podia fazer por dia. Eu acho que o banco tem que facilitar, não tem que atrapalhar. Eu não quero ter que separar algumas horas do meu dia pra lidar com o banco. Eu quero que ele seja detalhe ali”, diz. 

9. Conta com rendimento

O colombiano Aaron Raygoza Salinas, de 33 anos, encontrou na conta do Nubank uma oportunidade de fazer seu dinheiro crescer. Foi um colega de trabalho que estava construindo uma reserva financeira na conta do Nu que deu a dica. “Foi muito fácil criar a conta, pedir o cartão. Tudo é muito acessível e a interface com o usuário é muito fácil. Gostei muito disso”, diz. 

Em 2025, Aaron pretende ir ao Japão e tem usado a conta para guardar dinheiro para esse objetivo – e já sabe que o cartão também é uma ferramenta para a viagem. “Você pode sacar dinheiro em outros países com o cartão do Nu sem nenhum problema. Fico tranquilo em saber que posso usar meu dinheiro como quero. Com outros bancos, as transferências são muito complicadas, e com o aplicativo do Nu eu posso fazer tudo”, conta. 

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