Um pagamento seguro e com processos simples interfere diretamente na conversão de vendas de um e-commerce. Os clientes precisam sentir segurança ao compartilhar dados confidenciais quando fazem compras e é nesse ponto em que uma API de pagamento pode se encaixar.
Com a quantidade enorme de informações sobre golpes circulando pela internet e as constantes mudanças de comportamento do consumidor, a criação de estratégias para atender e oferecer a melhor experiência se faz ainda mais necessária.
Por isso, o sistema de comunicação entre instituições financeiras e lojas virtuais veio para facilitar o acesso do lojista a aplicativos externos, que contribuem para melhorar as vendas.
Quer saber o que é a API de pagamento, para que serve, como funciona e quais são seus benefícios? Saiba mais a seguir.
O que é uma API de pagamento?
A sigla API vem do inglês Application Programming Interface, que pode ser traduzida como Interface de Programação de Aplicativos. Essa solução tecnológica consiste em uma programação pré-definida que determina a interface de acesso a um sistema online. Em outras palavras, a API é como se fosse uma ponte que conecta os dados entre dois lugares diferentes.
No caso de uma API específica de pagamento, esse sistema de comunicação possibilita o acesso do e-commerce aos aplicativos de pagamento, fazendo a ligação entre a loja virtual e as instituições financeiras por meio de códigos de programação.
Para que serve uma API de pagamento?
Basicamente, uma API de pagamento serve para automatizar os processos de pagamento na loja virtual. A tecnologia facilita a transmissão de dados entre cliente, e-commerce e instituições financeiras durante a compra online.
A implementação de uma API ajuda a identificar e filtrar as tarefas essenciais para o fluxo de finalização da compra, automatizando as atividades da plataforma e garantindo ao usuário um pagamento mais seguro e prático.
É a partir de uma API, por exemplo, que o e-commerce faz a comunicação com a provedora de pagamentos realizados via Pix, transmitindo as informações de reconhecimento da compra. Assim, a plataforma pode seguir para os próximos passos de confirmação e entrega.
Mais um exemplo: imagine que o cliente fez uma compra e, para ter a confirmação do pagamento, ele precisa compartilhar o CPF e o número do cartão de crédito. Se o seu e-commerce tem uma API de pagamento integrada, a tecnologia envia rapidamente essas informações para a instituição financeira para confirmar a conclusão da compra ou não.
Para etapas burocráticas do checkout, o sistema de programação pode emitir segunda via do boleto ou nota fiscal, gerar alertas para datas de vencimento de boletos, oferecer opções de parcelamento durante o ato da compra e ainda calcular juros e multas instantaneamente.
Como funciona a API de pagamento?
Garantir segurança e rapidez no compartilhamento de informações é o principal objetivo de uma API de pagamento. Para que isso aconteça, resumidamente, funciona da seguinte forma:
- O e-commerce implanta a tecnologia na etapa de checkout da compra;
- Depois do cadastro com dados pessoais e de entrega, o cliente escolhe um dos meios de pagamento disponíveis;
- Na sequência, a API de pagamento recebe as informações criptografadas e, nesse momento, inicia a interpretação dos dados, como validação do cartão de crédito;
- Por fim, a tecnologia envia ao usuário um aviso automático com a confirmação da compra, sem a necessidade de sair da plataforma.
Depois da implementação inicial, as etapas seguintes acontecem em questão de segundos, imperceptíveis ao consumidor, que se preocupa apenas com o preenchimento dos dados e com o método de pagamento escolhido.
Quais são os benefícios da API de pagamento?
Toda a gestão do negócio se beneficia com a integração de uma API de pagamento. Isso porque os processos básicos são operados de modo automático, contribuindo para um melhor controle e padronização.
Com as tarefas simplificadas e o gerenciamento de informações realizado por um sistema, sem interferência manual, a loja virtual ganha agilidade, agregando valor ao negócio e aumentando a performance.
Além dos benefícios acima, também é possível citar:
- Redução de custos de operação, já que as funcionalidades ficam centralizadas em uma tecnologia, sem a necessidade de desenvolver outras aplicações para o checkout da compra;
- Mais segurança de informações, permitindo acesso apenas ao essencial, o que contribui para a fidelização do consumidor;
- Menor volume de dados, impactando diretamente no processamento e desempenho da plataforma de e-commerce;
- Redução na margem de erros, como cobranças indevidas ou não identificação do pagamento;
- Relatórios completos de mensuração e análise de métricas específicas sobre os meios de pagamento mais utilizados, produtos mais vendidos e outras informações.
Ou seja, os e-commerces que possuem uma API de pagamento garantem processos mais transparentes e uma experiência melhor ao cliente. E, para o lado do varejista, mais agilidade e produtividade nas atividades de rotina.
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