Quando se fala em “bem-estar”, o que isso realmente significa? A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve o bem-estar como um estado de equilíbrio entre os aspectos mentais, emocionais, sociais e materiais da vida. Ou seja, é sobre viver em harmonia consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor.
A seguir, entenda o que é bem-estar e como melhorar esse fator pode contribuir para a sua saúde financeira.
O que é bem-estar?
O termo bem-estar é abrangente e pode ser considerado uma percepção da saúde em seu sentido mais amplo, diretamente associado à qualidade de vida. Não se trata apenas de estar livre de enfermidades, por exemplo, mas de viver de forma satisfatória. Ou seja, o bem-estar pleno inclui:
- Bem-estar físico: manter o corpo saudável por meio de exercícios regulares, alimentação equilibrada e sono adequado.
- Bem-estar mental: cultivar uma mente tranquila e resiliente, capaz de lidar com o estresse e as adversidades da vida.
- Bem-estar emocional: compreender e processar corretamente as emoções, mantendo relações interpessoais saudáveis.
- Bem-estar social: criar e manter conexões significativas com outras pessoas, considerando um senso de pertencimento.
- Bem-estar financeiro: ter uma relação equilibrada com o dinheiro, garantindo segurança e liberdade para fazer escolhas.
Levando em conta todas essas variações, o estudo World Mental Health Day 2023, realizado pela Ipsos, mostra que o bem-estar é uma grande preocupação dos brasileiros.
De acordo com a pesquisa, 75% das pessoas afirmam pensar frequentemente sobre seu bem-estar mental e 73% acreditam que ele é tão importante quanto o bem-estar físico. Por outro lado, o estresse impacta significativamente a vida de 76% dos brasileiros – número maior do que a média global de 62%, dificultando o caminho para alcançar o bem-estar completo.
Então, adotar um estilo de vida que impacte positivamente sua rotina e o seu orçamento é uma maneira de ficar cada vez mais perto desse estado de plenitude.
Qual o impacto do bem-estar na saúde financeira?
Mesmo que ligar o bem-estar à saúde financeira não seja a primeira associação que te vem à mente, os conceitos são altamente conectados. Isso porque estar financeiramente estável tem um impacto direto, e positivo, em todos os outros tipos de bem-estar.
Pessoas alfabetizadas financeiramente têm 6,3% menos probabilidade de serem financeiramente frágeis, de acordo com um estudo publicado, em 2023, no Jornal de Educação Financeira e Bem-estar da Universidade de Cambridge.
Em outras palavras, uma boa gestão financeira ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando o bem-estar mental e emocional. Além disso, a segurança financeira permite que as pessoas invistam mais em sua saúde física, através de uma alimentação saudável, atividades físicas e acesso a serviços de saúde periodicamente.
Na prática, o bem-estar financeiro interfere nas outras dimensões do bem-estar e, por isso, tem o poder de melhorar ou piorar a sua satisfação geral com a vida.
Como a ansiedade afeta seu bolso? E por que o Brasil sofre mais que o resto do mundo
4 hábitos que promovem bem-estar e saúde financeira
1. Educação Financeira
Procure aprender sobre finanças pessoais constantemente, desde como criar um orçamento a investir. Existem muitos recursos online, cursos e livros que podem ajudar a aumentar seu conhecimento financeiro.
Você pode começar por aqui, no Blog do Nubank. Navegue pelas categorias no menu para encontrar sobre o que quer aprender hoje.
16 livros sobre finanças e investimentos para você aprender mais sobre como cuidar do seu dinheiro
2. Planejamento e gestão do tempo
Crie uma rotina para cuidar de sua saúde física, mental e emocional. Também coloque na agenda um momento para se dedicar ao planejamento financeiro. Você pode, por exemplo, usar aplicativos que contribuam com a gestão das tarefas do dia a dia e também aqueles que te ajudem a realizar planos, como aquele ano sabático ou as férias com a família.
No aplicativo do Nubank, por exemplo, você pode organizar viagens com agilidade e confiança pelo Nu Viagens. Com ele, é possível comprar passagens aéreas para você e outras pessoas, fazer reservas em hotéis do Brasil e do mundo, com ofertas exclusivas, e com a certeza de que você vai pagar o melhor preço. É que o Nu Viagens indica qual é o melhor momento para comprar uma passagem aérea. E tudo isso dentro do app do Nubank e com uma experiência simples, como deveria ser.
3. Cuidado com a saúde física e mental
Invista tempo e recursos em atividades que promovam a saúde física e mental, se possível – o planejamento de tempo e das suas finanças podem contribuir para isso. Esse cuidado inclui a prática regular de exercícios, uma alimentação saudável, além de atividades que proporcionem satisfação na gestão do estresse, como meditação e mindfulness ou qualquer outra que faça sentido para você e sua rotina.
Corrida de rua: quanto custa começar a praticar?
4. Consumo consciente
Adote hábitos de consumo consciente que respeitem tanto o orçamento quanto o meio ambiente. Comprar de forma mais sustentável pode reduzir gastos desnecessários e contribuir para um planeta mais saudável. Reavalie suas compras e gaste mais em experiências do que em bens materiais, se isso fizer sentido para você e estiver alinhado com os seus objetivos e estilo de vida.
Economia circular: como funciona esse modelo de produção e consumo?
Compreender o que é bem-estar e adotar hábitos que promovam tanto a qualidade de vida quanto a saúde financeira são etapas cruciais para uma vida mais equilibrada e satisfatória em todos os aspectos.
Leia mais:
O que a prática de esportes tem a ver com a educação financeira infantil?
Como desacelerar? Conheça estratégias e ideias para ter uma vida mais equilibrada
Vamos viver até os 100 anos de idade: como vamos nos bancar?