Estima-se que em janeiro de 2020, 61,3 milhões de brasileiros estavam em inadimplência, segundo o SPC Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Este número corresponde a 39% da população brasileira.
Como normalmente acontece no início do ano, também no mês de janeiro o número de pessoas inadimplentes teve alta de 1,38%. Mas o que é inadimplência? O que significa estar inadimplente?
O que é inadimplência?
Em poucas palavras, a inadimplência é o descumprimento de alguma obrigação financeira – quando não é realizado algum pagamento previsto em contrato até a sua data de vencimento.
Um bom e comum exemplo é quando não é feito o pagamento de uma parcela de empréstimo ou de uma fatura do cartão de crédito. A inadimplência pode acontecer também com pessoas jurídicas – quando uma empresa deixa de pagar alguma conta ou imposto previsto em contrato.
É importante dizer também que não se fica inadimplente somente com instituições financeiras – você pode ficar inadimplente com seu condomínio e até com o governo federal, por exemplo.
Inadimplência e nome sujo
No Brasil, a consequência mais comum da inadimplência, e pelo que ela mais é conhecida, é de ficar com o “nome sujo”. Resumidamente, é quando os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) restringirem o nome e CPF da pessoa que está em inadimplência – aqui você confere uma explicação.
Os índices de inadimplência são, inclusive, calculados por esses mesmos órgãos de proteção ao crédito.
Dívida e inadimplência: é a mesma coisa?
Vale dizer que a inadimplência é diferente de dívida – pode-se ficar inadimplente também com uma dívida, por exemplo, mas nem toda dívida é uma inadimplência.
- Uma compra parcelada no cartão de crédito é uma dívida: são parcelas futuras que deverão ser pagas em determinado momento; na prática, o parcelamento é um montante em aberto que você ainda deve pagar.
- A inadimplência, por sua vez, acontece quando alguma dívida não é paga dentro de determinado período; por isso, não pagar determinada dívida pode te deixar inadimplente.
Entrar em inadimplência é o mesmo de estar inadimplente – abaixo, você confere o que isso significa e quais são as principais consequências disso.
“Estou inadimplente, o que isso quer dizer?”
É possível estar inadimplente sem ainda ter seu nome registrado nos principais birôs de crédito. Isso porque, normalmente, as empresas para quem você deve realizar o pagamento esperam alguns dias para comunicar os birôs sobre o atraso de seu pagamento.
Depois disso, o consumidor é comunicado sobre o atraso e tem um prazo para realizar o pagamento – caso não o faça, seu nome e CPF serão inscritos nos sistemas dos birôs e ficarão “sujos”.
E quais são as consequências de estar inadimplente?
Antes de tudo, uma consequência é ver o valor que você deverá pagar aumentar cada vez mais: quanto maior o tempo que você fica inadimplente, maiores os juros que vão incidir sobre o montante.
Na prática, ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, já que ela possui débitos em aberto. Por isso, ela encontrará dificuldades para:
- Conseguir um empréstimo;
- Fazer qualquer tipo de financiamento, seja de imóvel, carro ou outros bens;
- Abrir uma conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito (para quem já é correntista, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões de cheque);
- No geral, pessoas com o nome sujo ou negativado podem ter o seu Score reduzido.
É importante esclarecer alguns mitos em relação ao nome sujo e quem está inadimplente:
Quem está inadimplente não pode ser contratado?
Mito. Com exceção das instituições financeiras, empresas de nenhum outro setor podem se recusar a contratar alguém que esteja com o nome sujo. Isso é considerado discriminação e não é permitido por lei.
O mesmo vale para concursos públicos. Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos que estão inadimplentes.
Quem está inadimplente pode tirar passaporte?
Quem está com o nome negativado não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior.
Parcelei minha dívida – preciso quitar tudo para limpar meu nome?
Não – basta pagar a primeira. Mas, caso as próximas não sejam pagas, seu nome volta a aparecer.
Como deixar de ficar inadimplente?
Deixar de ficar inadimplente, seja para quem tem ou não o nome sujo, só é possível depois de pagar as contas que te deixaram inadimplente. Aqui, a dica é entrar em contato com a empresa que está te cobrando e negociar o pagamento.
Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.
Quer entender mais sobre inadimplência, nome sujo e dívidas? Veja também:
- 5 dúvidas sobre pagamento mínimo e parcelamento de fatura
- Como “limpar um nome sujo”?
- Como quitar dívidas ainda no início deste ano
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.