Quero uma conta PJ

Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que é OKR e como aplic...

O que é OKR e como aplicar essa metodologia na sua empresa?

Além de permitir o acompanhamento dos resultados de forma mais simples, a metodologia OKR ajuda as empresas a definir os objetivos e métricas do negócio.



O sucesso de um negócio depende diretamente das estratégias escolhidas pela gestão. Nas últimas décadas,  os OKRs ganharam destaque entre as empresas de tecnologia, auxiliando na criação de metas e métricas de forma objetiva. Apesar dessa metodologia não ser uma das etapas de um plano de negócio, saber o que é OKR e como aplicar na empresa pode ser um diferencial competitivo para o empreendimento.  

O que é OKR?

OKR é uma sigla para o inglês Objective and Key Results –  objetivos e resultados-chave, em português. É uma metodologia de gestão criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, para traçar os objetivos do negócio e acompanhá-los ao longo do tempo.

O método ganhou fama ao ser adotado pelo Google e ter apoiado o crescimento da empresa de 40 pessoas para mais de 175 mil (número de colaboradores em 2024). 

Depois do Google, as startups – empresas inovadoras de base tecnológica – têm adotado o método quase como um manual de gestão estratégica de negócio.

Como funciona a metodologia OKR?

Para usar a metodologia OKR primeiro é preciso diferenciar objetivos de resultados – chamados de key results. Objetivos são qualitativos e servem para alinhar a direção do negócio. Por exemplo: Dobrar o número de clientes.

Já os resultados-chave são as metas detalhadas, numéricas e fáceis de entender. 

Por exemplo: 

  • KR 1: Aumentar em 50% o número de anúncios gerados por mídia paga;
  • KR 2: Trazer 3 mil novos compradores por MGM (Member Get Member – membro alcança membro, em português, é uma estratégia de marketing que visa promover produtos e serviços por meio dos próprios usuários da marca).
  • KR 3: Chegar a 30 cidades com mais de 50 mil habitantes.

Em resumo, o objetivo é qualitativo e os KRs, na maioria das vezes entre dois e cinco para cada objetivo, são quantitativos.

De maneira geral, os OKRs são definidos de três em três meses, mas isso não é regra. Há empresas que trabalham com ciclos de seis meses ou até de um ano, subdivididos em etapas menores. A periodicidade precisa estar alinhada com o momento da sua empresa.

1. Crie metas claras 

Liste as metas do seu negócio em um ciclo e escolha a mais importante delas. É fundamental que a meta escolhida seja clara e valiosa para a sua empresa.

Por exemplo: “tornar o meu pet shop online o maior em número de clientes”.

2. Trace os objetivos

Desdobre essa meta escolhida em outros objetivos que não necessariamente precisam ser mensuráveis. Uma alternativa é pensar nas dores dos clientes e entender o que te impede de alcançar a meta. Dessa forma, os objetivos seriam as maneiras de mudar isso. Por exemplo:

  • Objetivo 1: tornar-se autoridade no mercado;
  • Objetivo 2: crescer o número de clientes em 40%;
  • Objetivo 3: ser referência em atendimento;
  • Objetivo 4: oferecer um diferencial de qualidade nos materiais dos produtos.

3. Envolva toda a equipe

Incentive a participação de todos os colaboradores na definição e acompanhamento dos OKRs. Para isso, mantenha eles acessíveis para toda a equipe, promovendo a transparência e o engajamento.

4. Crie um ciclo de OKRs

A maioria das empresas adota um ciclo de OKRs trimestral, mas a frequência pode variar conforme as necessidades da organização. É fundamental revisitar seus OKRs semanalmente ou quinzenalmente em reuniões com a equipe. Isso serve tanto para acompanhar a evolução dos resultados, quanto para ajustes finos. Afinal, no processo, você pode perceber que algumas métricas não fazem tanto sentido e precisam ser modificadas. 

5. Liste os resultados-chave

Os resultados, ou KRs, precisam ser métricas detalhadas e responder como você vai alcançar as metas. No entanto, cuidado para não criar métricas impossíveis, pouco representativas ou fantasiosas –  elas precisam ser desafiadoras, porém coerentes com as projeções de crescimento da empresa. 

Lembrando que os KRs precisam ser traçados para o ciclo que você definiu: três meses, seis meses ou um ano.

Ao fim do ciclo, você irá alcançar (ou não) seus KRs e, mais importante até do que bater as metas é analisar os seus resultados para definir os próximos objetivos e KRs dos ciclos que virão de forma ágil e eficiente.

6. Acompanhe o progresso

Utilize ferramentas e painéis para acompanhar o progresso em relação aos resultados-chave de forma visual. Faça reuniões regulares para discutir a evoluçãoo e identificar possíveis obstáculos.

5w2h: o que é esse plano de ação e como usar na sua empresa

Para focar nos objetivos e resultados da sua empresa, o ideal é que você não precise se preocupar com as contas (fornecedores, aluguel do espaço, água, energia, etc). Uma alternativa é deixar essa responsabilidade com o Assistente de pagamentos do Nubank. Com ele você pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, sem se preocupar em perder prazos.

Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix –, te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF ou CNPJ e quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. 

Qual a diferença entre OKR e as metodologias tradicionais?

A metodologia OKR não apresenta um modelo engessado, como ocorre em metodologias de gestão tradicionais. Por isso, as organizações adaptam certos detalhes para realidade do próprio negócio.

A seguir, confira os principais pontos que tornam o OKR diferente das metodologias tradicionais:

  • No OKR as metas são pensadas para um período mais curto, permitindo corrigir erros mais rapidamente;
  • A clareza e a simplicidade dos objetivos e resultados-chave da metodologia OKR tendem a gerar o engajamento do time;
  • Na metodologia OKR os resultados-chave são reportados periodicamente. Assim, é possível se organizar e, se for necessário, recalcular a rota para alcançar a meta;
  • Para facilitar o alinhamento, o uso do método prioriza a transparência, todos os colaboradores podem ver os OKRs da empresa. Além disso, os diretores geralmente expõem de forma clara qual é a prioridade e como isso irá influenciar os objetivos e resultados-chave;
  • Os OKRs reforçam a cultura data-driven (orientado por dados, em português) nas empresas, já que as decisões são tomadas com base em dados;
  • Ao usar OKR, você medirá o resultado e não o esforço das tarefas, como costuma acontecer em empresas com metodologias tradicionais.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a Conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.75 / 5

Você já votou neste post