Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Pix: as 6 dúvidas mais c...

Pix: as 6 dúvidas mais comuns respondidas

O que é? Como funciona? Tem cadastro? E as chaves? Entenda de vez o Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central.



Pix: ilustração de duas mãos segurando um cofrinho de porquinho cada, uma na direita da imagem e outra na esquerda. No centro, uma forma geométrica roxa circular com pontas.

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, começa a funcionar no dia 16 de novembro. Com ele, pagamentos e transferências poderão ser realizados de forma instantânea, em até dez segundos, e estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana. 

Mas como o Pix vai funcionar? O que preciso fazer para usar? Por se tratar de algo novo e que vai mudar a forma como as pessoas lidam com dinheiro, ainda são muitas as dúvidas que existem sobre o Pix. Veja as respostas para as principais delas abaixo.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento, como TED, DOC, boleto e cartão de débito, que todos os bancos com mais de 500 mil clientes deverão oferecer aos seus clientes através de seus canais digitais – aplicativo e site, por exemplo. O Banco Central do Brasil foi o criador do Pix e regulamentou suas regras de funcionamento.

Na hora de fazer uma transferência ou pagamento, portanto, você poderá escolher o Pix ao invés dos meios já existentes – ele é uma alternativa a eles. Tanto usuários pessoa física quanto usuários pessoa jurídica poderão usá-lo.

O Pix funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano. Além disso, as transações serão realizadas em segundos e acontecerão sem intermediação de terceiros: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para a conta de quem receberá os valores. 

É como acontecem, hoje, transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas, podem ser feitas a qualquer momento e costumam ser gratuitas. 

Para usar o Pix, é necessário que tanto o pagador (quem envia o dinheiro) quanto o recebedor (quem receberá os valores) tenham uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech que ofereça o Pix. 

Quais as vantagens do Pix?

A principal vantagem do Pix é sua instantaneidade – as transações serão completadas em até dez segundos. E não só isso: elas poderão ser feitas em qualquer horário, qualquer dia da semana, até mesmo finais de semana e feriados. O Pix estará disponível a todo momento.

O Pix também será gratuito para pessoas físicas em transações online; isso significa que não será mais necessário pagar tarifas por transferências – elas serão gratuitas e ilimitadas. 

O Pix poderá ser cobrado em algumas situações (quando uma pessoa escolher fazer o Pix por meio físico em vez de digital, por exemplo). Pessoas jurídicas também poderão ter que pagar, dependendo da instituição. 

No Nubank, no entanto, ele é gratuito em todas as situações, tanto para pessoas físicas quanto para PJs.

Como o Pix funciona?

O Pix funciona dentro do app ou site da sua instituição financeira. Quando ele for lançado, todos os aplicativos e canais das instituições passarão a oferecer o Pix como uma opção de pagamento – não será necessário fazer download de outro aplicativo, por exemplo. Para usar o Pix, será necessário apenas escolher essa opção como meio para fazer pagamentos ou transferências para outras pessoas e estabelecimentos.

Em relação a boletos, é importante dizer que não é possível pagar boletos usando o Pix – ele é um meio de pagamento alternativo e pode ser usado ao invés dele

Como me cadastrar no Pix?

Não é necessário e nem obrigatório fazer um cadastro no Pix para poder usá-lo – basta ter uma conta em uma das instituições que vão oferecer esse meio de pagamento. Existe a possibilidade, recomendada pelo Banco Central para ter a melhor experiência do Pix, de adicionar chaves do Pix às contas em que você deseja usar o Pix. As chaves do Pix podem ser adicionadas no próprio aplicativo da instituição.

O que são as chaves do Pix?

Elas são “apelidos” utilizados para identificar a sua conta em que você usa o Pix. Podem ser adicionados quatro tipos de chave Pix a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória, que é gerada pela instituição e consiste de uma série de números e caracteres aleatórios.

Em outras palavras, a chave do Pix é a informação que o usuário poderá usar para poder fazer um Pix a alguém – em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta. Para receber um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor. 

Pessoas físicas podem registrar até cinco chaves do Pix por conta da qual seja titular; pessoas jurídicas, até 20 chaves, também por conta. Não existe um limite total de chaves que cada pessoa pode cadastrar. Só não é possível adicionar uma mesma chave em mais de uma conta. 

Por exemplo: se você adicionar seu CPF como chave do Pix em uma conta, não poderá adicioná-lo também em outra; será necessário fazer a portabilidade de chaves para mudar o vínculo para outra instituição.

Desde o dia 5 de outubro, os usuários já podem registrar suas chaves Pix nas instituições que desejam.

Como usar o Pix? 

Será possível usar o Pix para fazer transferências e pagamentos, sejam eles online ou em estabelecimentos físicos – o dono de um estabelecimento pode gerar um QR Code e deixá-lo à mostra para que os clientes façam o pagamento usando o Pix.

Essas transações, segundo o BC, podem ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Todas as transações com o Pix poderão ser feitas através do aplicativo da instituição desejada. Para receber um pagamento via Pix, você pode compartilhar uma chave do Pix para o pagador – seja a chave em si ou em formato QR Code – e, para enviar, precisa ter uma das chaves do Pix do recebedor ou todos os seus dados bancários e pessoais, como acontece hoje.

Ainda tem dúvidas sobre o Pix? Veja tudo sobre esse novo meio de pagamentos.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.08 / 5

Você já votou neste post