Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que é RDB?

O que é RDB?

Os RDBs são Recibos de Depósito Bancário, um investimento de renda fixa diferente do CDB e outros produtos.



RDB: uma pista de carros de formato oval, roxa, e dois carros em preto e branco circulando por ela

A sopa de letrinhas do mundo dos investimentos não tem fim: LTN, CDB, CDI e outras siglas são indispensáveis para entender as bases de como e onde começar a investir. Agora, é hora de entender o que é RDB, o Recibo de Depósito Bancário.

Basicamente, os RDBs são títulos de renda fixa privados emitidos por bancos comerciais, bancos de investimentos, sociedades de crédito, sociedades de financiamento e cooperativas de crédito.

Eles funcionam de maneira semelhante aos CDBs: você empresta o seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros, como acontece com a maioria dos empréstimos.

Os RDBs também têm boa rentabilidade e segurança, mas apresentam uma diferença importante em relação à liquidez do investimento.

Como assim?

Os CDBs podem ter liquidez diária, o que significa que o dinheiro aplicado pode ser resgatado a qualquer momento antes do vencimento.

Os RDBs, por outro lado, não podem ser transformados em dinheiro antes do prazo final – ou seja: o valor investido só pode ser resgatado após o vencimento do título. Isso significa que ele praticamente não tem liquidez.

Mas isso não é necessariamente uma regra: o emissor do RDB pode possibilitar a liquidez e resgate antes do vencimento.

Além disso, os CDBs podem ser vendidos para outros investidores, o chamado mercado secundário. Segundo o Banco Central, isso não é possível com RDBs – por isso, ele é um título inegociável e intransferível.

Outra diferença é que eles são mais difíceis de se encontrar: são poucos os bancos que os oferecem aos clientes; normalmente, são as cooperativas de crédito que os emitem com maior frequência.

RDB é seguro?

Como o CDB, o RDB é um investimento de baixo risco – ao investir em um RDB, você está emprestando dinheiro para a instituição financeira, e pode perder o valor investido somente caso ela quebre.

Vale lembrar, entretanto, que neste caso o investidor é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em até R$ 250 mil.

A variação da rentabilidade dos RDBs, como nos demais produtos de renda fixa, é baixa. Ela tende a ser maior em produtos de taxas pós-fixados, aqueles em que a rentabilidade está atrelada a algum índice econômico – Selic ou IPCA, normalmente – e, por isso, pode acontecer de a rentabilidade cair antes do vencimento do título. Da mesma maneira, ela também pode aumentar.

RDB tem alguma taxa?

Não é cobrada nenhuma taxa dos investimentos em RDB, com exceção dos impostos obrigatórios IOF e Imposto de Renda. A incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação, portanto, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota cobrada:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

O IOF também incide sobre os rendimentos, mas somente se houver resgate do dinheiro investido em menos de 30 dias após a aplicação.

RDB na conta do Nubank

Quando foi lançada, em 2017, a conta do Nubank oferecia apenas uma forma de rendimento: em títulos do governo. Todo o dinheiro depositado nela era aplicado pelo Nubank nesses investimentos.

No entanto, seguindo nosso compromisso de dar cada vez mais opções aos nossos clientes, agora a conta do Nubank também oferece a opção de aplicação em RDB – os Recibos de Depósito Bancário do Nubank.

Todo o dinheiro aplicado em RDB também rende 100% do CDI e têm liquidez diária – você pode usá-lo ou resgatá-lo quando quiser. Sabemos que esse é um ponto importante para nossos clientes e por isso garantimos essa liquidez.

Além disso, todo o dinheiro depositado em RDB do Nubank tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos – o FGC, que garante até R$ 250 mil para os clientes.

Aqui, explicamos o que é RDB, FGC e tiramos todas as dúvidas sobre essa mudança:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.24 / 5

Você já votou neste post