Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que é scalper?

O que é scalper?

Uma das estratégias de operar day trade, o scraping funciona em períodos curtíssimos de tempo e fornece ganhos no volume.



Existem diversas técnicas para operar na bolsa de valores – entre elas, o day trade, em que todas as operações são finalizadas em um mesmo dia, no mesmo pregão. Especificamente no day trade, uma das estratégias usadas é o scalping – mas o que é scalping, na prática? Como funciona?

O que é scalping?

Em uma explicação menos técnica, o scalping é uma estratégia em que o trader fica de olho nas pequenas variações dos preços de ativos da bolsa – e visa lucrar com elas. 

Como essas variações tendem a acontecer a todo o momento, o trader que opera com scalping faz muitas operações de compra e venda, todas curtíssimas (de segundos ou até poucos minutos), tentando aproveitar as variações, sejam elas para mais ou para menos.

Ela é uma estratégia, como se diz no mercado financeiro, “arrojada” – de maior risco, no caso. Os ganhos vêm de acordo com a quantidade de operações que são feitas, já que a variação, por ser tão rápida, tende a ser menor.

São três as principais técnicas usadas pelos traders que operam com o scalping:

  • Análise técnica, que consiste em analisar os movimentos do mercado de forma gráfica, usando gráficos que mostram a variação dos preços de forma a tentar prever as futuras movimentações daquele ativo;
  • Tape reading, uma técnica de análise do mercado que permite acompanhar as mudanças nos preços de ativos e as ofertas de cada empresa a partir das movimentações de grandes investidores, que movimentam grandes volumes;
  • E VWAP, que é a sigla em inglês para Preço Médio Ponderado pelo Volume. Esse indicador é calculado para cada ação negociada e a partir da quantidade de ações negociadas e o preço de cada uma delas, dividido pelo volume total de ações. Na prática, o VWAP é calculado por: número de ações negociadas x preço / volume total de ações da empresa.

E scalper? O que é?

O trader (quem opera com ativos de renda variável) que opera usando a estratégia de scalping é chamado de scalper. Existe uma razão para que sejam chamados assim: o termo scalper, na tradução livre para o português, significa “cambista”, relacionando a prática à agressividade e ao risco dessa estratégia de operações.

Mas vale dizer: operar com scalping é uma prática legal e que pode ser feita por qualquer pessoa que opere na bolsa de valores.

Vale a pena operar com scalping?

Depende. O scalping é um tipo de operação arriscada, que demanda que o trader entenda, de forma muito rápida, os movimentos dos ativos – e tome decisões a partir deles.No geral, essa é uma prática mais adotada por pessoas que já são acostumadas a operar com ativos de renda variável e que já têm conhecimentos mais aprofundados de como funciona esse mercado – investidores com perfil de investimento moderado a agressivo, com alta tolerância a riscos. 

Se esse é o seu perfil de investidor, vale dizer também que essa é uma estratégia de quem quer investir pensando sempre no curtíssimo prazo, uma questão de minutos. Por isso, ela não é indicada para quem pensa no longo prazo.

Quer entender mais sobre investimentos?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.6 / 5

Você já votou neste post