Serasa, SPC, Boa Vista. Todo mundo ouve falar bastante esses nomes, mas o que eles realmente significam? Apesar de prestarem serviços semelhantes, eles apresentam algumas diferenças.
De forma resumida, todos eles são órgãos de proteção de crédito: se o consumidor deixar de pagar suas dívidas e ficar inadimplente, pode ter seu nome incluído nessas entidades.
Veja, abaixo, a diferença entre elas.
Serasa
Criada em 1968 por meio de uma parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), a Serasa Experian é um banco de dados que reúne informações das pessoas que possuem dívidas com instituições financeiras.
É possível consultar o CPF pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou gratuitamente pelo site da Serasa.
SPC
O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, existe desde 1955 e tem como objetivo concentrar os dados do comércio no Brasil. O serviço possui informações sobre cheques protestados (quando a empresa notifica na justiça que o pagamento de uma dívida não foi feito e o devedor fica com o “nome sujo“), roubados, sem fundo (quando o banco não aceita porque a conta corrente não tem dinheiro suficiente para o pagamento) e etc.
O SPC fornece dados sobre a saúde financeira dos consumidores para lojas e bancos, dando mais segurança às empresas e instituições financeiras que oferecem opções de venda a prazo, financiamentos ou empréstimos.
A pessoa que receber uma carta do serviço pode consultar, sem nenhum custo, a pendência no site do SPC após fazer o cadastro.
Boa Vista (ou SCPC)
Mais conhecido como Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) possui uma lista com nomes de pessoas negativadas – físicas ou jurídicas – e dados gerais de inadimplência, como dívidas e pagamentos em atraso.
O consumidor pode consultar gratuitamente o seu CPF a qualquer momento e checar se há pendências registradas em seu nome no SCPC.
Para realizar a consulta é só acessar o site www.consumidorpositivo.com.br e se cadastrar.
Se você tem dívidas e está buscando uma forma de negociá-las, veja os posts abaixo. Eles podem te ajudar na hora de quitar as suas pendências.
- 5 passos que vão te ajudar a quitar as dívidas
- 5 dicas sobre como negociar dívidas do cartão de crédito
- Quitar as dívidas: o melhor uso para o 13º salário
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}