Talvez você já tenha usado o termo para se referir a algumas empresas modernas e que têm se destacado em determinado mercado, mas você realmente sabe o que é uma startup?
“Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.”
Essa é a definição feita por Eric Ries, referência nesse modelo de negócio e autor do best-seller The Lean Startup (Crown Publishing Group, 2011). Mas, para entender de verdade, é preciso ir além disso. Abaixo saiba o que é uma startup, como funciona e quais os termos mais usados nesse tipo de negócio.
O que é uma startup?
Considerando a origem da palavra em inglês, startup é sinônimo de iniciar algo e colocar em funcionamento.
Em poucas palavras: são consideradas startups as empresas que desenvolvem produtos inovadores e têm potencial de crescimento rápido. Para isso, utilizam a tecnologia, principalmente as tecnologias da informação e a internet.
Elas podem atuar nos mais diversos mercados e indústrias: no Brasil, por exemplo, elas atuam nas áreas de educação, finanças, internet, saúde e bem-estar e agronegócio.
Além disso, é importante dizer que as startups são empresas que estão em estágio inicial de operações e ainda não apresentam lucro real.
Por isso, elas contam com investidores que injetam capital e também trazem sua experiência em negócios para a empresa. Na visão de investidores, esse modelo é uma oportunidade de ter retorno bastante promissor: apostar em um negócio pequeno que tem alto potencial de crescimento.
Um exemplo famoso é o Google, que começou como um pequeno site de buscas na internet e hoje é uma das empresas mais valiosas do mundo. Aliás, o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), foi berço dessa e de centenas de outras empresas de tecnologia bem sucedidas.
Além do Google, o Nubank também é um caso de sucesso. A empresa teve seu início em uma pequena casa em São Paulo, oferecendo apenas um cartão de crédito controlado por um aplicativo, e atualmente é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo.
Com o tempo, especialmente a partir dos anos 1990, o modelo de estruturação e crescimento das startups começou a se popularizar.
Quais as características de uma startup?
De acordo com a definição de Ries, essas são as características que mais se destacam em uma startup, e que as tornam diferentes em relação a uma empresa comum que está começando a operação:
- Inovação: essas empresas criam um produto ou serviço que se diferencia dos outros no mercado em que atuam;
- Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, ou seja, ter o poder de atingir um grande número de usuários de forma rápida e sem custos altos;
- Repetibilidade: uma startup é tipicamente capaz de reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de forma simples, sem exigir o crescimento de recursos humanos ou financeiros na mesma proporção;
- Flexibilidade: por ser inovadora, de ambiente incerto e altamente competitivo, uma startup precisa ter a capacidade de atender e se adaptar rapidamente a demandas do mercado. Geralmente, os funcionários de empresas assim possuem autonomia para tomar decisões, independentemente da posição em que ocupam.
O que é uma startup unicórnio?
O termo startup unicórnio ficou popular nos últimos anos, com o aumento no número de empresas que chegam a essa categoria.
Basicamente, as startups unicórnio são empresas que ainda estão no estágio de startup que chega a uma avaliação de valor de mercado de US$ 1 bilhão ou mais. O termo foi criado pela investidora estadunidense Aileen Lee e sua explicação é simples: ela brinca que esse tipo de empresa é tão raro quanto unicórnios.
Saiba mais sobre essa categoria de startups aqui.
Startup e o “startupês”: um glossário dos termos mais usados
Quem são os stakeholders desse projeto? O pitch já está pronto? Qual é o deadline do MVP? A seguir, confira algumas das palavras e termos mais frequentes no dia a dia das startups.
Agile ou metodologias ágeis
Metodologias ágeis, ou agile, são uma forma alternativa à gestão de projetos tradicional. De maneira simplificada, elas seguem princípios como priorizar os indivíduos e interações mais do que os processos e ferramentas, focar em entregas mais do que em documentação, colaborar com o cliente e responder a mudanças de forma rápida.
As metodologias ágeis nasceram pensadas para o desenvolvimento de software, mas podem ser adaptadas de diversas formas para outros tipos de projeto e costumam aparecer com frequência na organização das startups.
Aporte de capital
Um aporte de capital é, essencialmente, um investimento ou contribuição financeira na startup, normalmente para ajudá-la a crescer. Os aportes costumam ser realizados por fundos de venture capital (embora existam outros tipos de investidores) e podem fazer parte de rodadas de investimento.
Benchmark
Quer se comparar com o resto do mercado? Faça um benchmark. Este processo consiste em identificar casos em outras empresas que podem servir de inspiração ou de lição.
Por exemplo: sua startup quer saber qual deveria ser o tempo máximo de atendimento entre o cliente e o suporte técnico. Para isso, faz um benchmark com empresas conhecidas no mercado por terem boas avaliações de atendimento. As métricas e processos das outras empresas ajudam a aperfeiçoar o negócio.
Também dá para usar o termo quando se faz uma pesquisa extensa sobre um concorrente ou referência em outro setor, sem necessariamente ter conversado com a empresa – “nosso benchmark de satisfação do cliente é a empresa X”.
Bootstrapping
É como se chama o modelo de autofinanciamento de uma startup – ou seja, quando ela é financiada por recursos do próprio empreendedor ou por receita da própria empresa, sem capital externo.
O termo vem do inglês e se refere a uma alça atrás das botas que ajuda a colocá-las. No século 19, a expressão “to pull oneself up by one ‘s bootstraps” (puxar a si mesmo pelas próprias alças dos sapatos, em tradução livre) significava fazer algo por conta própria, sem ajuda externa.
Se este é o seu caso, as Caixinhas do Nubank PJ podem ser uma grande aliada. As Caixinhas PJ – que rendem 100% do CDI – são uma opção de investimento para guardar o dinheiro do seu negócio na Conta PJ do Nubank. O processo é fácil e rápido, para que você crie o hábito frequente de separar um pouco do dinheiro para atingir as metas da sua empresa.
Você pode criar e personalizar várias Caixinhas PJ direto pelo aplicativo, dando nomes para os seus planos e até selecionando uma imagem que tenha mais a ver com o seu objetivo. Com as Caixinhas PJ, o dinheiro que às vezes sobra na sua Conta PJ ou está parado em contas de outros bancos, começa a render e você fica mais preparado para lidar com imprevistos ou para expandir o seu negócio.
Break even
Também conhecido como breakeven point, o break even é o ponto em que os custos totais e a receita total de um negócio chegam ao seu ponto de equilíbrio – ou seja, o momento em que a startup oficialmente se “paga” exclusivamente através do que produz.
Muitas vezes, as startups passam anos até chegar no ponto de breakeven – às vezes, inclusive, por estratégia de negócio, para que possam crescer, investir internamente e se estabelecer no mercado de maneira madura até começar a gerar lucro.
C-level
São as pessoas que atuam como líderes nas diversas verticais do negócio – ou chiefs, de onde vem o C. Os executivos C-level participam ativamente da estratégia da empresa e são responsáveis por tomar decisões de alto impacto. Entre os C-level mais comuns estão:
CEO
Chief Executive Officer, o mais sênior do negócio e para quem, muitas vezes, os outros C-level respondem. Costuma ser o principal rosto da empresa para o mercado.
CFO
Chief Financial Officer, o executivo mais alto dentro da vertical de finanças.
COO
Chief Operating Officer, responsável por toda a estrutura de operações da empresa.
CMO
Chief Marketing Officer, que cuida das operações de marketing e marca.
CTO
Chief Technology Officer, no comando das equipes de tecnologia e inovação.
Vale notar que, dependendo da empresa, vários outros C-level podem aparecer, conforme o tipo de negócio e necessidade de cada um.
Elevator pitch
Imagine encontrar o investidor perfeito para a sua startup em um elevador – como você venderia sua ideia? Como usaria os 30 segundos que vocês têm juntos para convencê-lo a investir no seu negócio?
Essa é a lógica do elevator pitch: uma apresentação rápida e concisa, de menos de um minuto, na qual o empreendedor deve convencer quem está assistindo de sua ideia.
Fintech
Junção das palavras em inglês “financial” e “technology”, as fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais e focados em inovação.
Tudo sobre fintech e por que esse termo está tão popular
Growth hacking
Conceito do marketing relacionado a crescimento acelerado. Em linhas gerais, envolve otimizar resultados para adquirir o máximo de usuários/clientes gastando o mínimo possível.
Investidor-anjo
Um investidor-anjo é o indivíduo que investe capital próprio em startups, geralmente nos estágios iniciais do negócio e antes da primeira rodada de investimento. Costuma ser um investidor experiente, que ajudará a startup não só com o dinheiro, mas com mentoria e networking inicial que vai sedimentar aportes futuros.
IPO
Sigla para Initial Public Offer, IPO é a oferta pública inicial de uma empresa na bolsa de valores. Também chamada de abertura de capital, é o momento em que a companhia começa, pela primeira vez, a vender ações para o público.
O que são ações e quais os principais tipos?
KPI
Do inglês key performance indicator, é um termo para designar as métricas de performance de um projeto ou processo dentro da startup. Por exemplo: para uma equipe de vendas, um dos KPIs pode ser quanto do produto foi vendido ao final do mês; para um time de Ouvidoria, quantos casos são solucionados por semana; para um site, quantos acessos são feitos por dia.
Lean startup
Assim como Agile, Lean é uma metodologia de desenvolvimento de negócios e produtos focada na rapidez e simplicidade – lean pode ser traduzido como “enxuto”.
Os processos desse método giram em torno de testes reais no mercado para validar hipóteses e ir aperfeiçoando os produtos aos poucos. Por exemplo: criar uma versão inicial do produto e já disponibilizar para potenciais clientes, para ter feedback.
MVP
Sigla para Minimum Viable Product (produto mínimo viável), é um conceito ligado às metodologias ágeis e de lean startup. É uma espécie de protótipo do produto, a primeira versão de algo que se quer lançar para o mercado.
Um MVP tem as características consideradas minimamente necessárias para que seja usado pelo público. Sua finalidade é descobrir como aquele produto vai se comportar, qual é a recepção do mercado e quais as primeiras funcionalidades que devem ser aprimoradas.
Pitch
Como vender uma ideia? Com um bom pitch. Uma apresentação concisa, que resume a proposta e, ao mesmo tempo, encanta os espectadores, é a definição de um pitch. Pode ser aplicado em várias situações, como um empreendedor tentando adquirir investidores, ou um publicitário vendendo sua campanha para um cliente.
Rodada de investimentos
Startups precisam de dinheiro para crescer. No início, esse dinheiro pode ser adquirido através de investimentos com o próprio capital dos sócios ou de outras pessoas físicas mas, na maioria dos casos, a melhor forma de levantar fundos é através de rodadas de investimento.
As rodadas, também conhecidas como séries, podem ser compostas por um ou mais fundos que fazem um aporte na empresa. Uma mesma startup pode passar por várias rodadas, dependendo do caminho que escolhe para se desenvolver.
O que é capital social de uma empresa e como definir esse valor?
ROI
Sigla para return over investment (retorno sobre investimento, em português). Em linhas gerais, é o dinheiro que um investidor ganha de volta como porcentagem da aplicação feita.
Por exemplo: um fundo de venture capital colocou US$ 10 milhões em uma startup, com uma quota de 20%, e a startup é vendida por US$ 100 milhões. O retorno para o fundo será de US$ 20 milhões (20% de US$100 mi), logo, o ROI será de 100%: o fundo colocou US$ 10 milhões e dobrou seu investimento.
O conceito de ROI também é usado com frequência como um indicador em diferentes áreas da empresa. No marketing, uma campanha paga, por exemplo, pode gastar recursos para adquirir novos clientes – o ROI vai indicar se esse custo vale a pena baseado em quanta renda será gerada por esses consumidores.
Stakeholder
De maneira simplificada, os stakeholders são as partes interessadas em um projeto ou negócio. Para cada ação que uma empresa realiza, existe um grupo de pessoas que serão afetadas direta ou indiretamente – eles são os stakeholders.
Por exemplo: uma escola resolve mudar o horário de almoço de seus alunos para uma hora mais tarde. Entre os stakeholders estão, é claro, as crianças, mas também os professores, a equipe de limpeza e os pais, todos os quais terão uma mudança na rotina.
Unicórnio
Unicórnios são startups avaliadas em, pelo menos, US$ 1 bilhão. Criada pela investidora de capital Aileen Lee, a expressão brinca com a ideia de que uma startup tão valiosa assim seria tão rara e mágica quanto um Unicórnio.
Valuation
Quanto vale uma empresa? É essa pergunta que o valuation tenta responder. E a resposta vai variar dependendo de quem faz a avaliação e qual é a metodologia adotada. As valuations são feitas com base em uma série de fatores, como a receita da empresa, número de clientes, potencial de crescimento, plano de negócio etc.
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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a Conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.
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