Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que fazer no tempo liv...

O que fazer no tempo livre? Confira 5 dicas valiosas da Fernanda Lima para equilibrar bem-estar e vida financeira

Já é consenso que algumas atividades podem contribuir muito para a qualidade de vida. Saiba quais delas podem fazer o seu dia fluir melhor.



O que fazer no tempo livre - Imagem de uma mulher com toalha na cabeça e segurando dois pepinos nos olhos. A frente dela há uma banheira com flores rosas.

Como começar o dia em equilíbrio? Existe uma forma de ter manhãs mais tranquilas e, assim, manter mente e corpo em harmonia? O que fazer no tempo livre para ter mais saúde e bem-estar? A verdade é que não existe uma receita pronta para isso: cada pessoa pode construir uma rotina capaz de proporcionar uma vida saudável, levando em consideração a sua realidade e suas prioridades.

Mas algumas atividades podem contribuir muito para o bem-estar. Cuidar da saúde física, saúde mental e emocional, o que inclui ter relacionamentos saudáveis em casa, no trabalho e com os amigos, trabalhar a autoestima, buscar estabilidade econômica, satisfação com a rotina, entre outros fatores. 

Tudo isso pode criar o contexto que, segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), significa qualidade de vida. Em outras palavras, o bem-estar vem de uma série de pequenas ações, em diferentes áreas.

Para quem está em busca desse equilíbrio e quer dar os primeiros passos para construir uma rotina mais saudável, vale escutar a experiência de pessoas que há tempos adaptam suas atividades em prol do bem-estar. A atriz e apresentadora Fernanda Lima é uma dessas pessoas, e deu cinco dicas que podem ajudar o seu dia a fluir com mais tranquilidade. Confira a seguir.

O que fazer no tempo livre? Confira as dicas de Fernanda Lima

1- Planeje seu dia

A primeira dica da Fernanda Lima pode ser feita logo pela manhã: organize suas prioridades e ganhe mais tempo para relaxar ou se aventurar. 

Tirar esse tempinho para fazer o planejamento do dia ou da semana pode ajudar a manter um equilíbrio entre trabalho, estudo, filhos, atividades domésticas e questões pessoais. Isso é importante para entender o que é prioritário em determinado momento e o que pode esperar para ser resolvido. 

Além disso, um estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, mostrou que manter uma rotina estruturada pode reduzir a ansiedade, ajudar a formar bons hábitos e contribuir para uma sensação de controle e bem-estar sobre o dia a dia. Sem falar que, ao fazer essa organização, você pode encontrar brechas para atividades que dão prazer e te fazem bem.

Para planejar o seu dia você pode usar um caderno, o bloco de notas do celular, aplicativos ou plataformas de organização, como o miro e o monday.com.

O que é qualidade de vida? Por que cuidar do seu tempo faz bem para o seu bolso?

2- Aproveite pequenos prazeres

Um café na varanda ou sua playlist favorita fazem o dia fluir melhor. Na correria do dia a dia, é natural emendar uma tarefa na outra, não ter tempo para fazer uma refeição com calma ou precisar cortar algumas atividades que ajudam na saúde, como exercícios físicos, por exemplo.

O problema é que, se esse cenário for contínuo, abre-se um caminho para o estresse, e até para doenças mais graves como o burnout, a ansiedade e a depressão. 

Por isso, encontrar espaço na rotina para aproveitar pequenos prazeres pode beneficiar a saúde mental e emocional, já que o corpo libera hormônios associados ao bem-estar. 

A dopamina, por exemplo, é liberada quando uma pessoa tem experiências gratificantes, como comer uma comida deliciosa, ouvir música ou realizar uma tarefa com sucesso. Já a serotonina, que ajuda no humor e traz calma, é liberada durante atividades que trazem felicidade e relaxamento, como um passeio na natureza ou interações sociais positivas.

@nubank_ultravioleta

Como começar o dia em equilíbrio? @fernandalimaoficial mostra no 1º Episódio de #MeuRefúgioUltravioleta como pequenas escolhas transformam a rotina.

♬ som original – nubank_ultravioleta – nubank_ultravioleta

3- Conecte-se com a natureza

A terceira dica da Fernanda Lima envolve caminhar ou contemplar uma bela paisagem sempre que possível, pois isso renova suas energias. Como você leu acima, esse tipo de atividade também libera serotonina, um hormônio muitas vezes ligado ao humor e bem-estar.

Além disso, existem diversas pesquisas que mostram como a luz do sol pode impactar positivamente na saúde física e mental. Um desses estudos, publicado no “Journal of Clinical Psychiatry”, dos Estados Unidos, mostrou que, além de ser uma fonte de vitamina D, a luz solar pode ajudar a regular o sono, a melhorar o humor e a combater a depressão e distúrbios metabólicos. 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Chicago acompanharam trabalhadores de escritórios com e sem janelas. Nos locais com janelas, as pessoas receberam 173% mais exposição à luz branca durante o horário de trabalho e dormiram em média 46 minutos a mais por noite. Já o outro grupo, sem janelas, registrou mais impactos na qualidade de vida, com problemas físicos e relacionados à vitalidade.

Ou seja, deixe o sol entrar.

4- Apenas relaxe

Às vezes, aproveitar um tempo para si mesmo é o verdadeiro luxo. Isso significa reservar um momento para qualquer atividade que te dê prazer, como ler um livro, assistir a uma série, caminhar, cozinhar. Não fazer nada também pode ser uma ótima ideia quando o objetivo é, de fato, descansar (a mente e o corpo). Mas atenção: ficar de olho na tela do celular não significa não fazer nada. Tome cuidado com os estímulos imperceptíveis e se proponha a momentos que sejam de fato contemplativos.

@nubank_ultravioleta

@fernandalimaoficial nos inspira a criar espaços de refúgio na rotina em MeuRefúgioUltravioleta. Que tal desacelerar um pouco?

♬ som original – nubank_ultravioleta – nubank_ultravioleta

5- Use o Cartão Black Nubank Ultravioleta para aproveitar ainda mais o seu tempo livre

Existem muitas maneiras de ter mais bem-estar e qualidade de vida, mas nenhuma delas funciona se não houver um equilíbrio com a vida financeira. Então nada melhor do que contar com um cartão de crédito que te ajuda a aproveitar a vida sem preocupações. Esse é o objetivo cartão Nubank Ultravioleta

O cartão Ultravioleta é o cartão de crédito Mastercard Black exclusivo para clientes do Nubank Ultravioleta, a experiência do Nubank para clientes de alta renda. Além de oferecer 1% de cashback que cresce e nunca expira, o cartão Ultravioleta também garante vantagens nas suas viagens e nas suas compras.

Ou seja, com o cartão Ultravioleta nossos clientes têm ainda mais autonomia, liberdade e benefícios pensados para que eles não precisem pensar. E aí sobra mais tempo para planejar melhor o seu dia, escolher o que fazer no tempo livre e aproveitar os pequenos prazeres, seja na natureza ou em um momento relaxante com quem realmente importa.

Leia também: 

Como desacelerar? Conheça estratégias e ideias para ter uma vida mais equilibrada

Saúde mental: como cuidar da sua

Autonomia, liberdade e independência financeira: qual a diferença entre esses conceitos?

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 1 / 5

Você já votou neste post