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Pagamento e agendamento:...

Pagamento e agendamento: entenda as diferenças

Não se confunda na hora de pagar seus boletos. Entenda o que é cada um e evite problemas no futuro.



Uma lupa roxa, com as letras BRL no centro, com um código de barras atrás

Você entrou no app do seu banco para pagar um boleto. Preencheu todas as informações mas, alguns dias depois… nada do pagamento cair! Já passou por essa situação? O motivo pode ser uma confusão bastante comum: trocar a data e fazer um agendamento, e não um pagamento de boleto.

Seja pelo aplicativo do seu banco, internet banking ou pelo caixa eletrônico. Você precisa pagar a fatura do seu cartão de crédito, seu aluguel, sua conta de luz, água e ainda outros boletos.

Contudo, é importante ficar atento, pois “um detalhe” pode passar despercebido por várias pessoas: a data em que o pagamento foi efetuado. 

Quando alguém vai pagar uma conta, é necessário preencher algumas informações, como valor do boleto e data de vencimento, por exemplo. Mas, preste muita atenção ao comprovante e veja se você está realizando um pagamento ou um agendamento. Já que pagar uma conta após o vencimento irá acarretar juros.

Entenda melhor abaixo.

Comprovante de pagamento

No momento de confirmar a transação, verifique se você está fazendo um pagamento. Geralmente, essa informação fica na parte superior do seu comprovante.

Comprovante de Pagamento

Lembrando que, depois que uma conta é paga, o prazo de compensação de um boleto é de um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).

Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Veja mais detalhes aqui.

Agora, se estiver escrito Comprovante de pagamento e já se passou um dia útil, a recomendação é entrar em contato com seu banco e enviar esse documento para eles. Dessa forma, eles podem analisar e identificar o problema.

No comprovante, é necessário ter as seguintes informações:

  • Data do pagamento
  • Valor
  • Código de barras do boleto pago
  • Instituição em que foi pago
  • Agência e conta usada para débito
  • Código de autenticação da operação (a sequência de letras e números aleatórios, no fim do comprovante).

Você pode encontrar o documento no seu Internet Banking ou em contato com a sua instituição financeira.

Comprovante de agendamento

Se, sem querer, você digitou um dia diferente ou colocou o mês errado, por exemplo, é provável que tenha feito um agendamento.

Observe o comprovante gerado quando a transação foi feita – também na parte de cima do documento.

Comprovante de Agendamento

Caso você tenha realizado um agendamento, verifique a data. Se, mesmo sendo diferente da que você tinha planejado, for antes do seu vencimento, tudo bem. A quantia será debitada da sua conta nessa data.

Mas, se o agendamento estiver para uma data após o vencimento do boleto, o usuário pode entrar em contato com o atendimento do seu banco para mudar a data do agendamento ou cancelar o mesmo e efetuar o pagamento novamente.

Já que todo pagamento feito após a data de vencimento gera juros e encargos.

Alguns bancos disponibilizam a opção de cancelar pelo próprio aplicativo.

Ah, vale lembrar que a regra é sempre a mesma: até um dias útil para o pagamento ser reconhecido.

Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

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