Você entrou no app do seu banco para pagar um boleto. Preencheu todas as informações mas, alguns dias depois… nada do pagamento cair! Já passou por essa situação? O motivo pode ser uma confusão bastante comum: trocar a data e fazer um agendamento, e não um pagamento de boleto.
Seja pelo aplicativo do seu banco, internet banking ou pelo caixa eletrônico. Você precisa pagar a fatura do seu cartão de crédito, seu aluguel, sua conta de luz, água e ainda outros boletos.
Contudo, é importante ficar atento, pois “um detalhe” pode passar despercebido por várias pessoas: a data em que o pagamento foi efetuado.
Quando alguém vai pagar uma conta, é necessário preencher algumas informações, como valor do boleto e data de vencimento, por exemplo. Mas, preste muita atenção ao comprovante e veja se você está realizando um pagamento ou um agendamento. Já que pagar uma conta após o vencimento irá acarretar juros.
Entenda melhor abaixo.
Comprovante de pagamento
No momento de confirmar a transação, verifique se você está fazendo um pagamento. Geralmente, essa informação fica na parte superior do seu comprovante.
Lembrando que, depois que uma conta é paga, o prazo de compensação de um boleto é de um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).
Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.
Veja mais detalhes aqui.
Agora, se estiver escrito Comprovante de pagamento e já se passou um dia útil, a recomendação é entrar em contato com seu banco e enviar esse documento para eles. Dessa forma, eles podem analisar e identificar o problema.
No comprovante, é necessário ter as seguintes informações:
- Data do pagamento
- Valor
- Código de barras do boleto pago
- Instituição em que foi pago
- Agência e conta usada para débito
- Código de autenticação da operação (a sequência de letras e números aleatórios, no fim do comprovante).
Você pode encontrar o documento no seu Internet Banking ou em contato com a sua instituição financeira.
Comprovante de agendamento
Se, sem querer, você digitou um dia diferente ou colocou o mês errado, por exemplo, é provável que tenha feito um agendamento.
Observe o comprovante gerado quando a transação foi feita – também na parte de cima do documento.
Caso você tenha realizado um agendamento, verifique a data. Se, mesmo sendo diferente da que você tinha planejado, for antes do seu vencimento, tudo bem. A quantia será debitada da sua conta nessa data.
Mas, se o agendamento estiver para uma data após o vencimento do boleto, o usuário pode entrar em contato com o atendimento do seu banco para mudar a data do agendamento ou cancelar o mesmo e efetuar o pagamento novamente.
Já que todo pagamento feito após a data de vencimento gera juros e encargos.
Alguns bancos disponibilizam a opção de cancelar pelo próprio aplicativo.
Ah, vale lembrar que a regra é sempre a mesma: até um dias útil para o pagamento ser reconhecido.
Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?
O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.
Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.
Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.
O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?
O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.
Quer saber mais sobre pagamento de boletos? Leia também: