Um pagamento online no e-commerce precisa de segurança e simplicidade em todas as etapas, já que as tentativas de fraude nos e-commerces subiram 23,6% no primeiro trimestre de 2022, de acordo com uma pesquisa da ClearSale.
Nesse contexto, contar com um sistema de pagamentos online de qualidade é indispensável para os lojistas. Na outra ponta, os clientes do e-commerce devem se informar sobre as melhores maneiras de pagar para evitar conflitos durante a jornada de compras.
Então, por onde começar? Veja abaixo as melhores práticas para fortalecer a segurança na dinâmica das compras virtuais.
Como oferecer um pagamento seguro no e-commerce?
Os e-commerce brasileiros chegaram a R$118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022, um aumento de 6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o relatório Webshoppers 46 elaborado pela NielsenIQ|Ebit. Mas, com o crescimento, a relação dos clientes com as formas de pagamento também foi impactada.
Agora, fazer um pagamento online seguro, sem fricções, fraudes ou qualquer outro tipo de conflito virou prioridade. Cabe, portanto, aos lojistas proporcionar uma experiência completa (e segura) para os clientes poderem comprar com tranquilidade.
Para transformar os meios de pagamento do seu e-commerce, confira as dicas abaixo:
01. Conheça o público: Saiba para quem você está vendendo e quais são os meios de pagamento preferidos dessas pessoas. A partir disso, é possível investir no melhor caminho para aumentar a conversão de vendas.
02. Ofereça as soluções de pagamento certas: Integre na sua loja uma plataforma de pagamento que garanta a segurança no checkout.
Conheça a parte técnica da solução que você escolheu e entenda como as funcionalidades correspondem à demanda de segurança, observando, por exemplo, a autoridade da empresa que oferece o meio de pagamento e os feedbacks de quem já usou a plataforma.
03. Educação digital: Sempre se oriente pelos seus consumidores. Colete os feedbacks sobre a usabilidade com os meios de pagamento que a sua loja oferece hoje e procure mapear quais são as dificuldades do seu público, caso existam.
As pessoas estão mais preparadas no que diz respeito às habilidades digitais no comércio eletrônico, então garanta a qualidade desse progresso ao lado de parceiros que também estejam nesse caminho.
04. Acompanhe o mercado: Contar com uma experiência de pagamentos completa, assim como diminuir o abandono de carrinho e melhorar o processo operacional do seu varejo é resultado de investimento em informação.
Parece simples – e realmente é. Mantenha o seu e-commerce atualizado com as principais tendências de meios de pagamento e com as novidades do mercado, aplicando dentro do seu negócio as mudanças necessárias.
05. Conte com especialistas: A última dica para trazer mais segurança para os pagamentos online da sua loja é fazer parcerias com especialistas que reconheçam a importância de um pagamento seguro, simples e sem fricções. Eles podem dar dicas valiosas.
O jeito Nu de pagar
O NuPay é a solução de pagamentos online exclusiva do Nubank e oferece um novo jeito de pagar no e-commerce. Essa ferramenta proporciona uma experiência mais segura no checkout das lojas virtuais e permite que compras no débito ou crédito em até 24 vezes sejam finalizadas dentro do ambiente seguro do aplicativo do Nubank.
Além disso, a solução oferece uma série de benefícios para quem vende, otimizando as operações internas, reduzindo custos e aumentando o poder de compra dos clientes com limites adicionais de crédito.
Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.