Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Posso parcelar o valor t...

Posso parcelar o valor total da fatura do cartão de crédito? Veja quando vale a pena

Quando o orçamento aperta e fica difícil pagar as contas, muita gente escolhe parcelar o valor total da fatura do cartão. Veja os cuidados e quando vale a pena



Fazer o salário chegar até o final do mês é tarefa difícil para grande parte dos brasileiros. Cada vez mais, eles têm escolhido quais boletos vão pagar e quais vão deixar de lado por um tempo. A fatura do cartão de crédito é uma dessas contas. O que fazer com ela? Para muita gente, parcelar a fatura do cartão é o caminho. É possível fazer isso, mas como fazer? Vale a pena?

Pagar o valor mínimo da fatura e entrar no crédito rotativo não é o mais indicado. Por isso, parcelar o valor total da fatura do cartão pode ser um caminho para quem quer ter um controle maior das contas nos momentos mais difíceis e para não cair na inadimplência quando não for realmente possível pagar o valor integral. 

Entenda, abaixo, como funciona o parcelamento total da fatura do cartão de crédito e em quais situações ele é mais indicado. 

Por que parcelar a fatura do cartão é melhor que o rotativo? 

Os juros do rotativo começam a correr quando você paga qualquer quantia acima do mínimo da fatura e abaixo do valor total dela. Só que esse crédito é automático. Ao entrar em contato com a instituição para parcelar a fatura do cartão, você tem a possibilidade de fazer uma negociação mais vantajosa. 

Além disso, ao decidir pelo parcelamento, você consegue controlar o tamanho da dívida, porque as condições fechadas na hora de parcelar serão as mesmas do início ao fim do pagamento. Em outras palavras, você sabe exatamente quanto vai pagar por mês e quantas parcelas têm à frente. 

Essa previsibilidade garante um controle maior do seu orçamento. 

Sem contar que, ao parcelar, você pode evitar cair na inadimplência. É que, caso você não pague a fatura após o vencimento, as instituições financeiras já podem pedir a inclusão do seu nome nas listas de negativados. 

No geral, a prática do mercado é esperar 30 dias após o vencimento da fatura antes de incluir um nome nessas listas.

Quando vale a pena parcelar a fatura do cartão? 

Como você viu, vale a pena parcelar a fatura do cartão quando você estiver para cair no rotativo. Mas existem outras situações que fazem esse parcelamento ser uma alternativa, como em casos de emergências. 

“Se você não tem reserva de emergência, mas teve de bancar uma urgência e gastou a mais na fatura, de uma forma que não tem como pagar o valor total, também vale a pena”, afirma a educadora financeira e analista do Nubank, Ângela Tosatto. 

Outra situação é em compras mais caras, de valor alto, e que têm juros no pagamento parcelado. Se esses juros forem maiores do que os juros do parcelamento da fatura, é bom avaliar se vale a pena pagar a compra à vista e parcelar a sua fatura. 

No Nubank, você pode parcelar compras específicas feitas no cartão de crédito, reduzindo o valor total da sua fatura, ganhando mais tempo para pagar suas compras. Veja como fazer. 

Quais cuidados preciso ter na hora de parcelar a fatura? 

Segundo Ângela Tosatto, o principal cuidado é garantir que você vai ter renda para bancar as parcelas futuras do parcelamento. “Parcelar sem essa previsibilidade é entrar em uma bola de neve”, reforça. 

Para garantir isso, é preciso checar se o valor da parcela realmente cabe no seu bolso e lembrar que, se você tiver compras futuras no cartão, vão chegar duas contas para você pagar: o valor do parcelamento e o valor da fatura atual. Por isso, atenção aos valores. 

Veja um exemplo: se você fizer o parcelamento de uma fatura do mês de janeiro em quatro vezes, cada parcela entrará no valor das faturas dos meses de fevereiro, março, abril e maio. 

Usar ou não o cartão depois de fazer o parcelamento?

É por isso que a especialista indica evitar usar o cartão de crédito enquanto paga esse parcelamento ou, se não for possível fazer isso, redobrar os cuidados. 

“Melhor usar o cartão de novo apenas em emergências, até equilibrar as contas. Precisa fazer um planejamento antes de parcelar, fazer cortes, se for possível. Da sua renda mensal, você não pode comprometer mais do que 10% ou 15% em parcelas, tirando as contas básicas”, afirma. 

Ao fazer esse planejamento, a ideia é rever as prioridades e o estilo de vida para garantir que essa situação seja temporária.

No vídeo, veja quando é melhor parcelar uma compra ou pagar à vista:

No Nubank, é possível simular os valores do parcelamento após o fechamento e antes do vencimento da sua fatura, e escolher a parcela que cabe no seu bolso. Veja aqui todas as formas de pagar a fatura do cartão de crédito do Nu.

Leia também 

Rotativo do cartão de crédito: veja como evitar e o que fazer quando não dá para pagar toda a fatura

Parcelamento de fatura do cartão de crédito: quais são as regras?

Como funciona o parcelamento do cartão do Nubank?

5 dúvidas sobre o pagamento mínimo e o parcelamento de fatura

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.78 / 5

Você já votou neste post