O Nubank nasceu, em 2013, para transformar a relação das pessoas com o próprio dinheiro. Ao longo dessa jornada, conquistamos a confiança de mais de 100 milhões de clientes que, com a gente, se livraram da burocracia financeira. Ficamos felizes e honrados com esse crescimento, mas também sabemos que ele aumenta a nossa responsabilidade com a segurança dos nossos clientes. Afinal, tamanha exposição deu origem a golpes, fraudes e crimes financeiros que usam o nome do Nubank de forma indevida para enganar as pessoas, clientes ou não.
Seja na internet ou fora dela, os criminosos usam muito a marca Nubank para aplicar golpes, mas quando isso acontece, é possível perceber que sempre tem algo estranho no ar… Uma observação mais atenta pode te fazer perceber os sinais de um contato falso que pode até parecer o Nubank, mas não é o Nubank.
Por isso, a nossa missão é ajudar você a treinar o seu faro para não cair em roubadas. Uma das formas de fazer isso é com a nossa nova página de segurança digital: nubank.com.br/seguranca. Saiba mais sobre ela a seguir.
Conheça a nova página de segurança digital do Nubank
No Nu, nós acreditamos que a informação é uma ferramenta poderosa contra ataques golpistas. Pensando em te proteger ainda mais, lançamos uma página especial dedicada a falar de prevenção a golpes e fraudes, com conteúdos especiais que podem te livrar de situações de risco. Para conhecer, acesse nubank.com.br/seguranca.
Na página, você também encontrará informações sobre o atendimento do Nubank e canais para saber o que fazer diante de uma emergência.
Além disso, a página faz parte da campanha “Parece o Nubank, mas não é o Nubank”, criada para te mostrar:
- Quais são as táticas de golpe mais comuns entre os fraudadores;
- Como eles podem usar a marca Nubank para te enganar;
- Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank;
- Como reconhecer um atendimento legítimo do Nubank;
- Como reconhecer nossos perfis legítimos nas redes sociais.
Às vezes, por mais que um contato pareça real, é importante que você não tome nenhuma ação até ter certeza de que ele é real mesmo.
Parece o Nubank, mas não é o Nubank: as tentativas de golpe mais comuns
Em geral, as tentativas de golpe que usam a marca Nubank para te enganar vão ter características similares.
A intenção é chamar a sua atenção para situações boas demais ou alarmistas demais. Manipular seu senso de urgência é, inclusive, a principal estratégia para te fazer agir rápido sem pensar nas consequências.
Por exemplo: quando alguém te liga dizendo que sua conta está bloqueada e, para desbloqueá-la, você precisa fazer um Pix, não é o Nubank, é o golpe da falsa central de atendimento. Ou ainda, quando você recebe um link com uma super promoção, que promete Pix na hora, também não é o Nubank, é um golpe de phishing.
Um SMS dizendo que há algo de errado com a sua conta e, para resolver, você precisa baixar um “aplicativo de segurança” também não é o Nubank, mas uma tentativa de instalar um malware no seu celular. Nas redes sociais, acontece a mesma coisa: sabe quando você recebe uma mensagem de um perfil pessoal dizendo que é um atendente do Nubank pronto para te ajudar? Também é golpe, nós não fazemos isso.
Em todos esses casos, os golpistas e fraudadores usam a engenharia social, uma técnica de manipulação, para conquistar a sua confiança e te fazer acreditar de que se trata de um contato real, mesmo não sendo. Por isso, é importante que você redobre a atenção.
O que o Nubank não faz: como identificar um atendimento real?
Em algumas situações, o Nubank pode mesmo te ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp. Caso isso aconteça, é imprescindível que você saiba diferenciar um contato real de um contato falso.
O Nubank nunca solicita que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança em ligações e mensagens. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe.
Em uma ligação do Nubank, podem te pedir informações como o seu nome, os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento para confirmar sua identidade.
Caso o contato te pareça suspeito ou exija o seu CPF completo, por exemplo, desligue a chamada e procure pelos canais de atendimento oficiais do Nubank diretamente. Você pode nos procurar pelo chat no app e por telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).
Quais são os canais de atendimento oficiais do Nubank?
E lembre-se: Nas redes sociais, nosso usuário é sempre @nubank, em todas as plataformas, sem exceção. Qualquer coisa diferente disso, é golpe. Nós nunca vamos entrar em contato com você usando contas pessoais.
Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank?
Você pode ajudar o Nubank a coibir as tentativas de golpe que usam o nosso nome de forma indevida. Basta abrir um boletim no Canal de Denúncias do Nubank, uma página onde clientes e não clientes podem reportar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas inadequadas com produtos e serviços do Nubank.
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