Como parte das ações para amenizar os danos econômicos causados pela Covid-19, a Caixa Econômica Federal ampliou para 180 dias o prazo para pagamento de prestações do financiamento imobiliário dos programas habitacionais.
Quem desejar prorrogar as parcelas deve solicitar ao banco. Quem já havia pausado o pagamento por 120 dias anteriormente e desejar mais 60 dias de prazo precisa fazer uma nova solicitação, já que a pausa não é automática.
A medida é válida tanto para os contratos realizados por meio do ‘Minha Casa Minha Vida’, como para o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos). De acordo com a Caixa Econômica Federal, a expectativa é que os pedidos de pausa somem cerca de 4,46 bilhões de reais.
A opção de suspender por 120 dias foi oferecida em maio e, até o momento, o número de contratos pausados chegava a 2,4 milhões, por volta de R$ 8,6 bilhões.
É importante lembrar que, durante o período de ampliação do prazo, o contrato não está isento de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados serão acrescidos ao saldo devedor do contrato.
Como pausar o pagamento das prestações?
Funciona de maneira um pouco diferente para quem é pessoa física e quem é pessoa jurídica.
Pessoa física
- Baixe e acesse o app Habitação Caixa;
- Clique na opção “Solicitar pausa emergencial”;
- Faça o login;
- Leia as orientações e clique em “Próximo”;
- Informe seu número de celular e autorize o envio da mensagem de texto;
- Clique em “Solicitar pausa”.
Pessoa jurídica – como pausar financiamento imobiliário na Caixa
Em caso de empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos para produção de empreendimentos e aquisição e construção de imóveis comerciais. O cliente precisa entrar em contato com seu gerente para solicitar a pausa no pagamento das parcelas. É possível fazer isso por meio do WhatsApp da Agência Digital da Caixa, pelo telefone 0800 208 8104. Ao digitar o número da agência e da conta, o usuário será direcionado para o atendimento de forma remota.
Além do aplicativo, a Caixa disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726 8068) e o os telefones 3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para demais localidades. Vale dizer que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, somente para os contratos de pessoas físicas.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.