Antes mesmo de ser tema de conversa entre amigos, a inteligência artificial já estava sendo testada no Nubank e está presente em diversas camadas dos nossos produtos. Agora, alguns deles chegam aos clientes do Nu: o Pix com Inteligência Artificial no aplicativo e também no WhatsApp.
O Pix com Inteligência Artificial no aplicativo do Nubank começou a ser testado em agosto e, agora, grande parte dos nossos clientes já tem acesso à solução. Com ela, você pode fazer transferências instantâneas por texto e áudio. Se ela ainda não aparece para você, não se preocupe: vamos disponibilizar para todos os clientes em breve.
Já o Pix com Inteligência Artificial no WhatsApp está em período de testes, e logo disponibilizaremos para todos os nossos clientes. Com a solução, você poderá fazer transferências por texto, áudio e até imagens.
A seguir, conheça o jeito Nu de fazer Pix.
O que é o Pix com Inteligência Artificial?
É o Pix que você já conhece, mas facilitado por uma inteligência artificial. Na prática, é ela quem faz tudo para você, de acordo com as suas orientações, e é você quem sempre confirma a transação antes de ela ser realizada. Com ela, fazer um Pix fica ainda mais simples e rápido.
Com a inteligência artificial, você faz Pix por texto e áudio, direto pelo aplicativo e, em breve, por WhatsApp.
Qual a diferença entre o Pix tradicional e o Pix com Inteligência Artificial?
A diferença entre as duas soluções é a forma de se fazer Pix. No Pix tradicional, você entra na “Área Pix” do app, escolhe transferir, insere o valor, o contato, escolhe a conta desse contato, de onde sai o dinheiro, revisa os detalhes e finaliza a transação. Tudo do jeito simples que você já conhece.
O Pix com Inteligência Artificial é ainda mais prático: basta gravar um áudio ou enviar uma mensagem curta com os dados de valor e chave Pix, ou com o nome do destinatário, caso ele já esteja em seus contatos, para fazer a transferência. Além disso, será possível também enviar uma imagem pelo WhatsApp com todos esses dados para iniciar a transação.
Independentemente da forma de se fazer Pix, a transferência continua sendo instantânea: o destinatário recebe o valor na hora, em qualquer dia e horário.
Como fazer Pix com Inteligência Artificial pelo aplicativo do Nubank?
Clientes do Nubank já podem usar a inteligência artificial para transferências Pix no aplicativo. Para isso, basta seguir as orientações no aplicativo para transferir por voz:
- Na tela inicial do app, clique em “Área Pix”;
- Na parte superior da “Área Pix”, há uma barra roxa – clique sobre o ícone de microfone para enviar áudio.
- Permita que o aplicativo do Nubank tenha acesso ao seu microfone – você fará isso apenas na primeira vez em que usar a nossa inteligência artificial por voz;
- Depois, grave um áudio para a inteligência artificial do aplicativo informando o nome da pessoa que deve receber a transferência ou a chave Pix dela, e o valor da transação;
- Na sequência, confira as informações de quem vai receber o valor e toque para confirmar;
- Digite sua senha de quatro dígitos e pronto.
Para transferências Pix por mensagem de texto no app, basta fazer assim:
- Na tela inicial do app, clique na seção “Área Pix”;
- Na parte superior da “Área Pix”, há uma barra roxa – clique sobre ela. Digite que quer fazer um Pix, o valor da transferência e para quem quer transferir (chave Pix ou o nome do contato da sua lista do app). Por exemplo: “10 reais para João” ou “30 reais para a chave 1234567890”;
- Na sequência, confira as informações de quem vai receber o valor e toque para confirmar;
- Digite sua senha de quatro dígitos e pronto.
Se a solução ainda não aparece para você, não se preocupe: mantenha o aplicativo atualizado que, em breve, vamos avisar quando o Pix com Inteligência Artificial estiver disponível no seu app.
Como fazer Pix com Inteligência Artificial pelo WhatsApp?
O Nubank está testando o Pix pelo WhatsApp. Em breve, vamos disponibilizar para cada vez mais clientes. Com ela, será possível fazer Pix usando mensagens de texto, áudio e até enviando imagens.
Para isso, é necessário que você tenha a chave Pix da pessoa que receberá a transferência ou que ela esteja na sua lista de contatos do app do Nubank.
Se a solução já aparece para você, para usá-la, basta fazer assim:
- Na tela inicial do aplicativo, clique em “Área Pix” e, depois, em “Pix no WhatsApp”;
- Você será transferido para o aplicativo de mensagens automaticamente para conversar com a nossa inteligência artificial. O perfil que aparecerá para você é o do Nubank, com o selo de verificação do WhatsApp;
- Na sequência, a inteligência artificial pedirá o seu CPF e pedirá para que você autorize o contato pelo WhatsApp. Você vai precisar fazer isso apenas na primeira vez em que conversar com a nossa inteligência artificial;
- Depois de autorizar o número do Nubank, o app vai te redirecionar novamente para a conversa no WhatsApp, onde você poderá fazer transferências Pix;
- Para fazer o Pix, você pode: mandar um texto curto, com o nome do contato ou a chave Pix dele, e o valor que quer transferir; um áudio com as mesmas informações; ou uma imagem com essas mesmas informações;
- Na sequência, confira as informações de quem vai receber o valor, e clique em “Confirmar”;
- Em seguida, uma tela será aberta no aplicativo de mensagens para que você digite sua senha de 4 dígitos para confirmar a sua transferência. Não se preocupe, essa mensagem não ficará no histórico de conversa da inteligência artificial;
- Depois de confirmar a transação, você vai receber o comprovante da transferência na própria conversa – assim, fica ainda mais fácil encaminhá-lo para quem quiser. E também pode checar o comprovante da transação no app quando quiser.
Com o Pix pelo WhatsApp, você não precisa entrar no aplicativo do Nu quando estiver fora de casa, por exemplo.
Qual o número da Inteligência Artificial do Nubank no WhatsApp?
O número da Inteligência Artificial do Nubank é +55 11 5039-3944.
É este o número que você vai autorizar no seu aplicativo. Para checar se o número que aparece no seu WhatsApp é realmente o número da nossa tecnologia, basta clicar sobre o nome “Nubank” – o número aparecerá embaixo do nome.
Para garantir que você está falando mesmo com o Nubank, também considere as seguintes dicas de segurança:
- Verifique se ao lado do nome Nubank existe o selo de verificação;
- Lembre-se de que a nossa inteligência artificial vai te pedir o seu CPF apenas no primeiro contato;
- O Nubank nunca vai pedir, via WhatsApp, ou qualquer outro canal, que você forneça qualquer informação sensível como código para autenticação de dois fatores, número da sua conta, dados de transações financeiras, código de segurança ou número de cartão de crédito;
- Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app ou enviar um Pix para anular uma transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe;
- Não compartilhe informações da sua conta por meio desse serviço ou qualquer outro;
- O Nubank não pede pagamentos antecipados para a liberação de empréstimo ou cartão de crédito via WhatsApp ou qualquer outro canal. Recebeu alguma mensagem oferecendo aprovação imediata em troca de um pagamento? Bloqueie o número imediatamente.
O Pix com Inteligência Artificial do Nubank é seguro?
Tanto o Pix com Inteligência Artificial como qualquer outra solução do aplicativo tem camadas e camadas de segurança para deixar a sua conta, cartão e investimentos cada vez mais protegidos. É importante reforçar que o objetivo do Pix com Inteligência Artificial é facilitar ainda mais a sua vida e não existe chance de nossa tecnologia fazer uma transação sem que você tenha pedido e confirmado. Aqui no Nubank, a escolha é sua.
Além disso, nossos clientes contam com as Defesas Inteligentes, um conjunto de soluções que os clientes não conseguem visualizar, mas que trabalham a todo o momento para protegê-los.
As Defesas Inteligentes usam algoritmos para extrair padrões de dados que nos indicam comportamentos atípicos com o perfil do usuário. Em outras palavras, os sistemas do Nubank entendem automaticamente como cada cliente se comporta e conhecem seus hábitos. Desse modo, somos capazes de nos antecipar em relação aos ataques que nascem a partir da quebra de um padrão.
O aplicativo conta, ainda, com soluções de proteção que são ativadas pelos próprios clientes, como o Modo Rua, que limita transações Pix, Ted e pagamentos de boletos quando o cliente está fora das suas redes wi-fi cadastradas como seguras.
Existe um limite para fazer transferências Pix com Inteligência Artificial?
As transações Pix feitas pelo aplicativo, a tradicional e a com inteligência artificial, seguem os limites diurnos e noturnos definidos pelo cliente no aplicativo. Já o limite para transferências Pix feitas pelo WhatsApp é de R$ 800 por transação, com limite diário total de R$ 2.400.
Caso o cliente tenha o Modo Rua ativo, as transferências Pix realizadas na rua pelo aplicativo e pelo WhatsApp seguirão o limite estabelecido pelo cliente no aplicativo.
O Nubank cobra para usar o Pix com Inteligência Artificial?
Assim como acontece no Pix tradicional, você não paga taxas em transferências Pix com Inteligência Artificial ou para usar qualquer solução da Conta do Nubank.
Leia também
Pix: tudo que você precisa saber sobre o meio de pagamentos
Pack de Proteção do Nubank: as funções que deixam seu dinheiro mais seguro
Como funcionam as Defesas Inteligentes que protegem os produtos do Nubank?