Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Pix offline: pagamentos ...

Pix offline: pagamentos instantâneos poderão ser feitos sem internet

Ainda não há definições exatas de como essa função irá funcionar na prática nem quando ela estará disponível. Veja o que se sabe.



Pix offline: fotografia de fios brancos de plástico emaranhados e torcidos num fundo azul petróleo. Créditos da imagem: Steve Johnson

O Pix já é o meio de transferência mais utilizado no Brasil, mas ainda enfrenta uma limitação importante: só pode ser utilizado por quem tem acesso à internet. Atualmente, o Banco Central estuda maneiras de implementar o Pix offline.

Pode parecer um detalhe pequeno em um mundo dito digital, mas quase 40 milhões de brasileiros não têm acesso à rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, existiam mais de 234 milhões de smartphones em uso no Brasil em 2020, segundo uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas

Ou seja: usar o Pix offline poderá dar a milhões de pessoas essa opção de método de pagamento.

O que é Pix offline?

Offline significa “desconectado” em inglês. Pix offline, portanto, seria uma maneira de fazer transferências e transações instantâneas sem precisar de acesso à internet. Por enquanto, ainda não se sabe exatamente como isso vai acontecer na prática.

No dia 29 de junho, o Banco Central apresentou algumas alternativas para que o Pix possa ser usado sem internet – seja quando o pagador ou o recebedor não tiver acesso, seja quando ambos estiverem desconectados.

As possibilidades estudadas são QR Pagador, NFC e Pix por Aproximação.

O QR Pagador, por exemplo, vai funcionar como um meio de pagamentos offline quando uma das partes (a pessoa que está pagando ou que está recebendo o Pix) não tiver conexão.

Ainda existem poucos detalhes sobre como isso vai funcionar na prática, mas esta será a primeira funcionalidade do Pix offline (entregue ainda em 2021), de acordo com o Banco Central.

Já as outras possibilidades, como o NFC (sigla em inglês para Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade em português) e o Pix por Aproximação, ainda estão sendo estudados pelo Banco Central e não têm previsão de lançamento.

A instituição também estuda uma maneira de realizar transações Pix quando tanto a pessoa pagadora quanto a recebedora estiverem sem conexão com a internet. Mas, por ser algo mais complexo, ainda não há definições de como isso funcionaria.

Outra possibilidade cogitada é o cartão Pix

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em um evento no dia 30 de junho que uma das tecnologias estudadas para o Pix offline é um cartão por aproximação. 

Segundo ele, o cartão Pix funcionaria como um cartão de ônibus: as pessoas carregariam um valor nele usando o celular e fariam compras sem precisar de internet. Depois, poderiam transferir de volta para a conta o valor não utilizado.

Mas, de novo: essa é apenas uma das possibilidades do Pix offline. Até que o Banco Central divulgue as definições técnicas das funcionalidades, não dá para afirmar como elas vão funcionar na prática – nem quando estarão disponíveis.

Fique por dentro das novidades do Pix:

LinkEste conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.45 / 5

Você já votou neste post