O Nubank foi criado para combater a burocracia do sistema financeiro, oferecendo produtos e serviços seguros e fáceis de usar. Por isso, nossos clientes têm acesso a um portfólio de investimentos completo e ainda podem investir diretamente pelo aplicativo do Nubank, com segurança e sem complicações. Mas como é possível fazer a portabilidade dos investimentos para o Nubank e aproveitar todas as vantagens?
Cada corretora tem um processo diferente para transferência de ativos, mas a primeira etapa em todas elas é preencher uma carta de transferência da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), específica para Fundos de Investimentos. Além disso, o documento de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) ou de Ordem de Transferência de Ações (OTA) para os demais tipos de produto da sua carteira.
A seguir, entenda como você pode transferir os seus ativos de outra instituição financeira e fazer a portabilidade dos investimentos para o Nubank.
Aproveite e assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre como investir pelo app do Nubank:
Como fazer a portabilidade dos seus investimentos para o Nubank?
Para fazer a portabilidade dos seus investimentos de outra corretora para o Nubank, primeiramente você precisa ter uma conta do Nubank aberta, com a conta de investimentos ativa. Para fazer isso, basta simular a compra de um ativo na segunda aba do nosso aplicativo, identificada com o símbolo de um cifrão ($).
Se você ainda não é um cliente do Nubank, mas quer trazer os seus investimentos para cá, clique no botão abaixo:
Como solicitar a carta de transferência dos ativos (STVM)?
Com uma conta do Nubank ativa, você pode precisar seguir com o pedido de uma carta de transferência (STVM e/ou ANBIMA) e todas as notas de negociação de cada título que você solicitou a portabilidade – com dois dias úteis de antecedência para que o pedido possa ser analisado.
Vale destacar que as notas de negociação são exclusivas para ativos de renda fixa e devem ser solicitadas diretamente com a corretora de investimentos de origem.
Entre em contato com a sua corretora de investimentos de origem e peça o documento de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) ou a carta da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) para preencher o pedido de transferência de custódia.
Preenchendo a carta de transferência
Na área de “Identificação de Cedente”, você deve preencher todos os campos com os dados da corretora de origem:
Já no espaço de “Identificação do Cessionário”, o cliente deve preencher os campos com todos os dados do Nubank.
Essas informações podem ser solicitadas pelos nossos canais oficiais de atendimento. Basta o cliente informar a transferência de custódia, identificando que trará os investimentos ao Nubank, que os dados serão liberados para preenchimento.
O acompanhamento do pedido deve ser feito diretamente com a corretora de origem, que deve informar a cada mudança de status, com prazo de portabilidade previsto para até dois dias úteis.
Como solicitar a Ordem de Transferência de Ações (OTA)?
Se você possui ações custodiadas em um banco ou escriturador (instituições que permitem a custódia de ações em contas de depósito), é possível transferir esses ativos para sua conta de investimentos no Nubank. Esse processo é realizado através do formulário chamado OTA – Ordem de Transferência de Ações.
Para transferir ações custodiadas em outro banco para o Nubank, siga as etapas abaixo:
Preenchimento do Formulário
Preencha e assine três cópias do formulário OTA. Confira um modelo disponível aqui.
Autenticação
- Autentique a firma em todas as três vias do formulário.
- Faça cópias autenticadas do seu CPF, RG e comprovante de residência.
Envio dos Documentos
Envie as três vias do formulário OTA junto com as cópias autenticadas dos documentos. Os documentos podem ser encaminhados por correio, entregues pessoalmente ou por motoboy para o seguinte endereço:
A/C NUBANK – SPARK – SP1 NUBANK,
Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina,
São Paulo, SP, CEP 05317-020.
Pagamento da Taxa
Uma taxa de R$ 50,00 será debitada diretamente da sua conta Nubank. Essa taxa cobre as três vias do formulário.
Importante
- Envie a documentação separadamente para cada ticker que deseja transferir, pois não é possível solicitar a transferência de ações de diferentes empresas em um único formulário OTA.
- O formulário OTA possui um prazo de validade de 60 dias a partir da data indicada no próprio documento.
Prazos
Após a recepção do formulário OTA, ele será enviado ao banco escriturador em um prazo de 5 a 7 dias úteis, após algumas validações necessárias. Assim que o banco escriturador receber a OTA, a transferência dos ativos será concluída em até 15 dias úteis.
Qual é a diferença entre OTA E STVM?
A diferença entre a Ordem de Transferência de Ações (OTA) e o Sistema de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) está na abrangência das transferências. Enquanto o STVM facilita a transferência de ativos de diversas classes entre diferentes custodiantes de forma ampla, a OTA é uma ordem específica que pode ser usada para receber ou transferir ações de um banco escriturador.
O que fazer em caso de dúvidas?
Quem tiver qualquer dúvida pode entrar em contato por meio dos nossos canais oficiais. É possível falar com o nosso atendimento pelo chat no aplicativo ou pelos telefones 4020 0185, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 591 2117 para demais localidades.
Quais os benefícios de investir pelo Nubank?
- Amplo portfólio de investimentos e sem taxa de corretagem: pelo aplicativo do Nubank, é possível investir em títulos do Tesouro Direto, CDB, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), ações, BDRs, ETFs e fundos;
- Monitoramento dos investimentos: evolução, rentabilidade e proventos da carteira em uma única experiência;
- Recomendações para otimizar seus resultados: além de recomendações de produtos que combinam com o seu perfil, todos os dias destacamos os três melhores investimentos de renda fixa;
- Segurança: camadas extras de proteção dentro e fora de casa com o Modo Rua, que oculta os investimentos quando o cliente não estiver conectado a uma rede Wi-fi cadastrada.
No aplicativo do Nubank, a área de investimentos fica separada das outras funcionalidades, em uma aba identificada pelo símbolo de cifrão ($). Isso permite que você organize a sua vida financeira de um jeito simples e prático de usar.
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