Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Princípios de Engenharia...

Princípios de Engenharia do Nubank: 6 perguntas do CTO Matt Swan para o CEO David Vélez

O que um engenheiro de software perguntaria para o CEO do Nubank? O Diretor Executivo de Tecnologia do Nubank, Matt Swann, conversou com o fundador, David Vélez, sobre a importância de cargos para profissionais de tecnologia.



Aqui no Nubank, nós acreditamos que a engenharia deve usar abordagens padronizadas, aplicadas de forma consistente. Sabemos que nossos dados são um ativo estratégico, e a confiança do cliente é difícil de ganhar e fácil de perder. Queremos otimização por meio de plataformas, propriedade e resiliência técnica, e sabemos que múltiplas perspectivas criam um software melhor. 

Estes são os princípios que guiam a equipe de engenharia de software e têm sido aplicados no Nubank desde o início.

David Vélez, fundador e CEO do Nubank, é um dos responsáveis por criar estes princípios que guiam nossas equipes e nos motivam a desafiar o status quo ao criar soluções de ponta. Matt Swann entrou no Nubank em 2021, e é chefe dos times de engenharia, além de supervisionar o desenvolvimento e execução da estratégia e planejamento da tecnologia global. 

Nesta entrevista, eles conversam sobre o cargo de engenheiro no Nubank e como as equipes técnicas devem agir no processo de desenvolvimento de produto.

Engenheiros como Nubankers

Matt Swann: De todos os princípios de engenharia do Nubank, com qual você mais se identifica?

David Vélez: Eu me identifico com todos os princípios, mas destacaria o princípio da propriedade. Desde o começo, tem sido um princípio da empresa: nós somos proprietários, não inquilinos. Este princípio existe porque uma das coisas que me chateia é ver uma divisão entre proprietários e inquilinos, chefes e funcionários. É como se eles fossem opostos, criando desconfiança e conflitos. É como se você estivesse em um barco, e as pessoas remassem em direções diferentes. Propriedade significa que todos estão remando na mesma direção. 

Esta é a atitude esperada de todo funcionário do Nubank, mas é ainda mais importante na engenharia porque não queremos o grupo tradicional de TI (Tecnologia da Informação), que fica em um prédio diferente e recebe uma lista do que as áreas de negócios desejam. Queremos que os engenheiros estejam diretamente envolvidos nas equipes, contribuindo e fornecendo pontos de vista sobre o produto, indo além do código, para serem criadores e proprietários daquele produto. 

E foi algo que definimos na cultura do Nubank desde o começo. E isso é fundamental na engenharia, que é a principal estrutura de um produto. Esperamos que os engenheiros possam resolver problemas em todos os setores da companhia.

MS: Como a engenharia pode equilibrar as exigências do negócio para obter resultados rápidos com as soluções altamente escalonáveis de longo prazo, que levam tempo para construir? 

DV: É uma pergunta difícil, e não acho que haja uma resposta única para todos os casos. Normalmente, é uma microdecisão que todos em uma equipe devem tomar baseada na informação disponível e na urgência da tarefa em questão. 

Eu diria que algumas pessoas podem sentir que, em grandes empresas, existem diferentes percepções de negócio e engenharia. Mas eu acredito que no Nubank todos entendem o conceito de substituir o curto prazo pelo longo prazo. Todos nós focamos no longo prazo, e estamos dispostos a perder metas de curto prazo porque queremos atingir estas metas de longo prazo. 

Para resumir, eu diria que a melhor forma de encontrar a solução é: pensar da mesma forma, ter uma conversa e entender o nível de urgência.

MS: Quando você pensa sobre os próximos anos, qual é a atitude mais importante que os engenheiros do Nubank devem ter?

Tem a excelência técnica. Precisamos continuar sendo excelentes tecnicamente, e isso quase não precisa ser dito. Precisamos ser grandes arquitetos e pensar continuamente sobre como a organização está sendo construída, e a plataformização é um grande aspecto. Mas sobre os comportamentos, eu volto à mentalidade de propriedade, o que significa contestar quando existe burocracia. 

Frequentemente, vemos coisas que não fazem sentido. E muitas vezes é porque não houve a perspectiva que um engenheiro ou qualquer outra pessoa da equipe poderia ter oferecido. O que eu peço durante o nosso crescimento é: fale e mostre seu ponto de vista.

Lutando contra a complexidade no futuro

MS: Uma das coisas que temos falado é sobre a plataformização, e como pensamos nisso como um princípio. O que isso significa para você quando pensa no futuro da empresa?

DV: Nós criamos o Nubank para ser ágil desde o começo. Começamos com uma ideia ousada de construir a próxima geração de serviços financeiros no Brasil, e todo mundo disse que estávamos loucos. Tínhamos algo para provar na época, então precisávamos lançar o mais rápido possível no Brasil. E de repente: e se a gente lançasse a conta? Depois, empréstimos pessoais, México, Colômbia? No final, chegamos ao ponto onde falamos que as oportunidades que temos para o futuro do Nubank são amplas, então por que nos limitarmos? 

Os problemas que estamos tentando resolver no Brasil, México e Colômbia estão presentes em diversos mercados emergentes. Então a plataformização permite testes diferentes simultaneamente, enquanto mantemos os outros serviços no ar. Isso nos ajuda a crescer e é essencial para aproveitar oportunidades.

MS: Temos grandes ambições e crescemos muito nos últimos anos. Você já pensou sobre formas de reduzir a complexidade do nosso aplicativo?

DV: O crescimento gera complexidade, e se você sabe disso, pode trabalhar e pensar em como reduzi-la. Nosso aplicativo tem um desafio de design muito interessante, e está bastante alinhado com o propósito de criar um banco pessoal, o que significa ter um Nubank preparado para cada consumidor. Significa ter um modelo de aprendizagem de máquina que, baseado na necessidade do cliente, vai mostrar um aplicativo diferente, oferecendo exatamente o que ele precisa e no momento certo.

MS: O que você acha que poderia ser melhor no Nubank?

DV: Uma das coisas que eu mais me orgulho no Nubank é que temos uma das melhores equipes de engenharia do mundo. O que criamos são realmente produtos e serviços de ponta. Mas eu gostaria de ouvir mais da equipe de engenharia, e de maneiras e níveis diferentes. Como sempre falamos, precisamos ter o cliente na discussão, no centro do negócio. Eu diria que precisamos ter a equipe de engenharia participando em todas as decisões. 

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.67 / 5

Você já votou neste post